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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Escola de Saúde Pública: História e Protagonismo de Formação no Ceará

Autor(es):
Moreira, Francisco Jadson Franco

Palavras Chaves:
Instituição formadora; História; Educação Permanente em Saúde; Formação em Saúde

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
O trabalho tem como objetivo reconstituir a história da Escola de Saúde Pública do Ceará, com base em seus elementos normativos, organizacionais e formativos para implementação do SUS, no período de 1993 a 2022, com vistas a evidenciar tendências formativas e suas implicações. Ancorado pela abordagem qualitativa, trata-se de análise de dados e informações que compõem a trajetória histórica da ESP-CE, a partir da fala de participante da pesquisa (os gestores da Escola), além de documentos normativos, dados organizacionais e da formação em saúde que contam essa trajetória de reconstrução da história que, por sua vez, pressupõe elementos específicos de contexto para atender a demanda da formação dos profissionais de saúde ao longo dos tempos demarcados no estudo. Os resultados apontam que a ESP/CE, por meio do diagnóstico situacional e epidemiológico, vem operacionalizando a política de desenvolvimento de pessoas para o SUS e compõe uma rede de formação, em parceria com os municípios cearenses, universidades e escolas. As parcerias são trabalhadas com base no que é pactuado pela Gestão ESP/CE no atendimento ao que é demandado dentro das necessidades de formação em Saúde do Estado que vem fornecendo uma formação ancorada na compreensão da Educação Permanente em Saúde como uma prática de ensino-aprendizagem que valoriza e enfoca as situações e os processos do ambiente e contexto de trabalho. Compreendemos que a responsabilidade social da ESP/CE como Instituição de formação dos profissionais da saúde do Ceará se mantém ao longo de sua trajetória, sempre articulando o ensino com as atividades de pesquisa e extensão constituindo um modelo de cultura e prática em saúde. De igual modo, vem procurando manter-se atualizada, sobretudo ao que diz respeito ao conhecimento, no intuito de oferecer uma formação qualificada aos profissionais do SUS Ceará. Assim, a Escola vem trabalhando para atender municípios cearenses, por meio de cursos distintos voltados para a promoção e cuidado da saúde da população, de uma maneira geral. Para além de promover a formação e educação permanente, a ESP/CE desenvolve atividades de pesquisa e extensão na área da saúde, integrando ensino-serviço-comunidade às suas práticas.

Abstract:
The objective of this work is to reconstitute the history of the Escola de Saúde Pública do Ceará, based on its normative, organizational and training elements for the implementation of the SUS, from 1993 to 2022, with a view to highlighting training trends and their implications. Anchored by a qualitative approach, it is an analysis of data and information that make up the historical trajectory of ESP-CE, based on the speech of a research participant (the School's managers), in addition to normative documents, organizational data and training in health that tell this trajectory of reconstruction of history which, in turn, presupposes specific elements of context to meet the demand for the training of health professionals over the times demarcated in the study. The results indicate that the ESP/CE, through the situational and epidemiological diagnosis, has been operationalizing the people development policy for the SUS and composes a training network, in partnership with the municipalities of Ceará, universities and schools. Partnerships are worked on based on what is agreed by the ESP/CE Management in meeting what is demanded within the training needs in Health of the State and has been operating, providing training anchored in the understanding of Permanent Education in Health as a teaching practice -learning that values and focuses on situations and processes in the work environment and context. We understand that ESP/CE's social responsibility as an Institution for training health professionals in Ceará has been maintained throughout its trajectory, always articulating teaching with research and extension activities, constituting a model of culture and practice in health. Likewise, it has been trying to keep up-to-date, especially with regard to knowledge, in order to offer qualified training to SUS Ceará professionals. Thus, the School has been working to serve municipalities in Ceará, through different courses aimed at the promotion and care of the health of the population, in general. In addition to promoting ongoing training and education, ESP/CE develops research and extension activities in the area of health, integrating teaching-service-community to its practices.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Moreira, Francisco Jadson Franco. Escola de Saúde Pública: História e Protagonismo de Formação no Ceará. 2023. 261 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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