Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Questão agrária, práticas educativas e internacionalismo: uma análise a partir do Instituto Agroecológico Latino Americano (IALA) Amazônico

Autor(es):
Ribeiro, Ellen Cristine Dos Santos

Palavras Chaves:
Práticas Educativas; Via Campesina; MST; Internacionalismo; IALA Amazônico

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A tese, fundamentada no referencial teórico do materialismo histórico-dialético, tomou como referência as práticas educativas do Instituto de Agroecologia Latino Americano (IALA) Amazônico, problematizando a possibilidade de contribuírem com a construção do internacionalismo. A pesquisa, de natureza teórico-bibliográfica e documental, também contou com o recurso metodológico de uma entrevista semiestruturada, cujos dados forneceram importantes pistas sobre as especificidades do IALA Amazônico. Averiguou-se as continuidades e descontinuidades históricas do internacionalismo, enfocando os processos organizativos e revolucionários ocorridos nos séculos XX e XXI, de ativa participação campesina e que representaram, em suma, a dinâmica da luta de classes, consequência direta da consolidação do capitalismo no mundo. Historiar sobre a questão agrária nas Internacionais possibilitou apreender a evolução que culminou na organização da Via Campesina e, mais recentemente, na organização do MST, bem como seus princípios de luta e formas de organização, a fim de examinar os pressupostos educacionais que regem suas práticas educativas. A imersão comprovou a existência de um projeto de educação que emergiu da exigência de formar os sujeitos do campo no próprio campo, mas que ultrapassa os limites da educação escolar sistematizada, institucionalizada, reafirmando uma educação emancipadora para além das fronteiras do IALA, no ritmo de suas lutas e conquistas. Comprovou-se que o MST, em parceria com a Via Campesina, ao desempenhar o papel de formar lideranças e multiplicadores de uma hegemonia camponesa ao mesmo tempo em que luta pela terra e pela reforma agrária, cumpre a tarefa de semear práticas revolucionárias. O internacionalismo do MST se apresenta por meio das relações internacionais que desencadeia desde o seu nascimento, por meio de diferentes vínculos capilares de atuação. Como resultado, concluiu-se, tomando o IALA Amazônico como parâmetro, haver uma dimensão internacionalista do MST, movimento político de massas, multicultural, autônomo, legitimado pelas organizações de base que o compõe, potencializada por suas práticas educativas em parceria com a Via Campesina. Também apontou-se que o IALA Amazônico, ao educar os sujeitos campesinos em contraposição ao modelo hegemônico de educação, através de práticas solidárias e cooperativas, contribui com a edificação da integração na América Latina, entendida neste trabalho como um momento prévio do internacionalismo.

Abstract:
The thesis, based on the theoretical framework of historical-dialectical materialism, took as reference the educational practices of the Latin America Agroecology Institute (IALA) Amazon, questioning the possibility of contributing to the construction of internationalism. The research, of a theoretical-bibliographical and documental nature, also relied on the methodological resource of a semi-structured interview, whose data provided important clues about the specificities of the IALA Amazon. The historical continuities and discontinuities of internationalism were investigated, focusing on the organizational and revolutionary processes that took place in the 20th and 21st centuries, with active peasant participation and that represented, in short, the dynamics of the class struggle, a direct consequence of the consolidation of capitalism in the world. To research the agrarian question in the Internationals made it possible to apprehend the evolution that culminated in the organization of Via Campesina and, more recently, in the organization of the MST, as well as its fight principles and forms of organization, in order to examine the educational assumptions that govern their educational practices. The immersion proved the existence of an education project that emerged from the requirement to form rural subjects in the field itself, but which goes beyond the limits of systematized, institutionalized school education, reaffirming an emancipating education beyond the borders of the IALA, at the pace of their struggles and achievements. It was proven that the MST, in partnership with Via Campesina, by playing the role of forming leaders and multipliers of a peasant hegemony while fighting for land and agrarian reform, fulfills the task of sowing revolutionary practices. The internationalism of the MST is presented through the international relations that it triggers since its birth, through different capillary links of action. As a result, it was concluded, taking the IALA Amazon as a parameter, that there is an internationalist dimension of the MST, a mass political movement, multicultural, autonomous, legitimized by the grassroots organizations that compose it, enhanced by its educational practices in partnership with Via Campesina. It was also pointed out that the IALA Amazon, by educating peasant subjects in opposition to the hegemonic model of education, through solidary and cooperative practices, contributes to the building of integration in Latin America, understood in this work as a previous moment of internationalism.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Ribeiro, Ellen Cristine Dos Santos. Questão agrária, práticas educativas e internacionalismo: uma análise a partir do Instituto Agroecológico Latino Americano (IALA) Amazônico. 2023. 207 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1