Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Elaboração de materiais didático-pedagógicos em climatologia nos anos finais do ensino fundamental

Autor(es):
Sales, Gleidson De Mesquita

Palavras Chaves:
Climatologia. Ensino. Recursos didáticos. Escola.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Como um dos elementos físico-naturais que integra o espaço geográfico, o clima está presente em todo o planeta, de modo que a repercussão dos fenômenos climáticos e meteorológicos afetam toda a sociedade humana. Nesse sentido, é importante para o desenvolvimento individual, investigar como a utilização de novas práticas educativas tornam-se necessárias para sustentar e ampliar o interesse dos discentes pelo estudo do clima. A proposta deste trabalho teve por objetivo, então, buscar refletir sobre a importância de introduzir recursos didáticos práticos para o estudo dos conteúdos de climatologia, considerando a relação empírica entre alunos e instrumentos climatológicos confeccionados com materiais de fácil acesso e recursos encontrados em casa com baixo custo. O presente estudo foi desenvolvido junto a uma amostra de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, pertencente à rede municipal de educação de Caucaia. Para dar início ao projeto de pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de obter mais suporte teórico e metodológico para o desenvolvimento do projeto. Objetivando um resultado que pudesse desenvolver uma metodologia que conceitualmente conseguisse ter relevância didática. Logo, para mais embasamento, observou-se as diretrizes nacionais e os conteúdos do Ensino Fundamental, tendo como base os PCN’s de geografia, a BNCC e o DCRC que acomodam a temática do clima, para assim ser proposta uma metodologia adequada aos padrões educacionais brasileiros e à climatologia regional, ou seja, à realidade local. Os estudantes aplicaram os conhecimentos teóricos apreendidos no desenvolvimento das atividades práticas ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Assim, a partir dos resultados obtidos foi possível a construção de um pensamento que partiu de uma abordagem empírica e avançou em direção a uma constatação embasada em fatos, apurados de uma forma sistematizada e científica. Este percurso foi muito importante para que os estudantes tivessem uma compreensão clara de como os conhecimentos climáticos podem ser aplicados na vida cotidiana. No processo de construção do conhecimento, tornou-se possível ir além do senso comum e alcançar uma maior concretude dos conteúdos de climatologia, ciência que foi, de certa forma, colocada em prática, superando as páginas dos livros didáticos sem perder sua essência teórica. Palavras-chave: Climatologia. Ensino. Recursos didáticos. Escola.

Abstract:
As one of the physical-natural elements that integrate geographic space, climate is present throughout the planet, so that the repercussions of climate and meteorological phenomena affect the entire human society. In this sense, it is important for individual development to investigate how the use of new educational practices becomes necessary to sustain and expand students' interest in studying the climate. The purpose of this work was to seek to reflect on the importance of introducing practical didactic resources for the study of climatology contents, considering the empirical relationship between students and climatological instruments made with easily accessible materials and resources found at home with low cost. The present study was carried out with a sample of students in the final years of elementary school in a public school, belonging to the municipal education network of Caucaia. To start the research project, a bibliographic review was carried out in order to obtain more theoretical and methodological support for the development of the project. Aiming for a result that could develop a methodology that conceptually could have didactic relevance. Therefore, for further support, the national guidelines and the contents of Elementary Education were observed, based on the PCN's of geography, the BNCC and the DCRC that accommodate the theme of climate, in order to propose an adequate methodology to the Brazilian educational standards. and regional climatology, that is, the local reality. The students applied the theoretical knowledge learned in the development of practical activities throughout the teaching-learning process. Thus, based on the results obtained, it was possible to build a thought that departed from an empirical approach and advanced towards a finding based on facts, verified in a systematic and scientific way. This route was very important for students to have a clear understanding of how climate knowledge can be applied in everyday life. In the process of building knowledge, it became possible to go beyond common sense and achieve greater concreteness in the contents of climatology, a science that was, in a way, put into practice, surpassing the pages of textbooks without losing its theoretical essence. Keywords: Climatology. Teaching. Didactic resources. School.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sales, Gleidson De Mesquita. Elaboração de materiais didático-pedagógicos em climatologia nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 64 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1