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Repositório Institucional - UECE
Título:
Os Potyguara da serra das matas: desfazendo os nós das práticas tradicionais de saúde

Autor(es):
Dantas, Maria Do Socorro Litaiff Rodrigues

Palavras Chaves:
Saúde de populações indígenas; Medicina tradicional; Etnomedicina

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Trata-se de estudo etnográfico acerca do processo de (re)elaboração das práticas etnomédicas dos Potyguara de Monsenhor Tabosa, Ceará, na perspectiva crítica histórico-antropológica. Descreve o processo semiótico da dinâmica cultural da população indígena e suas implicações no contexto atual. Ao longo do tempo, os massacres sofridos pela colonização e pelo avanço integracionista, a negação e punição às manifestações religiosas com seus impactos no modo de vida da população indígena, alcançando até a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas-PNASPI compatibilizou as Leis Orgânicas da Saúde com as da Constituição Federal, que reconhecem aos povos indígenas suas especificidades étnicas e culturais e seus direitos territoriais. Atualmente tem como desafio a convergência dos determinantes sociais e das iniquidades em saúde que corroboram para a concomitância de doenças infecciosas e parasitárias e as doenças cardiovasculares como problemas de saúde persistentes. Esse cenário, associado ao processo de transformações sociais, ao crescimento populacional e as reivindicações político-sociais e per si, reelaboração cultural, especialmente no Nordeste, demandam pela reconstrução da abordagem biomédica hegemônica oficial, uma vez que apresenta preceitos frágeis que não dão conta das especificidades desta população. Propõe-se que a interpretação do processo de reelaboração das práticas tradicionais de saúde na contemporaneidade, poderá contribuir para o fortalecimento dessa reconstrução, através de um trabalho compartilhado entre os cuidadores das práticas tradicionais de saúde indígena e os profissionais (da biomedicina), que poderia se concentrar na compreensão das concepções e da experiência dos processos de adoecimento e cura, a partir do meio sociocultural, entrelaçando etnomedicina e a antropologia simbólica para o alcance de uma atenção realmente diferenciada ao povo indígena. Objetiva-se compreender o processo de (re)elaboração das práticas etnomédicas dos Potyguara de Monsenhor Tabosa-Ceará, a partir da aplicação e análise de entrevistas semiestruturadas com cuidadores tradicionais como rezadeiras, benzedeiras e rezadores Potyguara das aldeias Mundo Novo e Jacinto, em Monsenhor Tabosa, Ceará. A análise da representação das concepções que permeiam a rede de cuidados tradicionais na contemporaneidade, partindo-se desde o distanciamento, apropriação, explicação e compreensão dos sentidos das falas, na perspectiva hermenêutica interpretativa, procura compreender o sentido das falas dos informantes, seu efeito polifônico e as representações simbólicas, com a organização de temas entre a linguagem e a experiência vivenciada das narrativas identificadas. Pesquisa aprovada pelo Comitê e pelo Conselho de Ética em Pesquisa. Os Potyguara na contemporaneidade buscam afirmar-se através da retomada das tradições e dentre elas, as práticas de cura. São identificados variados símbolos utilizados pelos cuidadores tradicionais que, associados a orações e respeito sinalizam para o fortalecimento dessas práticas. Aponta o processo de reelaboração da cultura como mecanismo dinâmico e dialético de reivindicação do ser indígena em sua constante luta por direitos e conquistas sociais e per si, a (re)elaboração dos conhecimentos e práticas etnomédicas dos Potyguara do Mundo Novo e Jacinto.

Abstract:
This is an ethnographic study about the process of (re)elaboration of the ethnomedic practices of the Potyguara of Monsenhor Tabosa, Ceará, in the historical-anthropological critical perspective. It describes the semiotic process of the cultural dynamics of the indigenous population and its implications in the current context. Over time, the massacres suffered by colonization and the integrationist advance, the denial and punishment of religious manifestations with their impacts on the way of life of the indigenous population that led to high mortality rates due to communicable diseases, even leading to the extermination of several Indian people. In this perspective, the Indian and his lifestyle was seen as the problem to be modified and thus the agencies installed to "take care" of health, in addition to using a biomedical approach, denied and forgot the interests and knowledge of these peoples for more than 100 years. In 2010, the National Health Care Policy for Indigenous Peoples made the Organic Health Laws compatible with those of the Federal Constitution, which recognize indigenous peoples' ethnic and cultural specificities and their territorial rights. Currently, the challenge is the convergence of social determinants and health inequalities that corroborate the concomitance of infectious and parasitic diseases and cardiovascular diseases as persistent health problems. This scenario, associated with the process of social transformations, population growth and political-social demands and, per se, cultural re-elaboration, especially in the Northeast, demand the reconstruction of the official hegemonic biomedical approach, since it presents fragile precepts that do not cope with the specificities of this population. It is proposed that the interpretation of the process of re-elaboration of traditional health practices in contemporary times could contribute to the strengthening of this reconstruction, through a shared work between caregivers of traditional indigenous health practices and professionals (of biomedicine), which could focus on understanding the concepts and experience of illness and healing processes, from the sociocultural environment, intertwining ethnomedicine and symbolic anthropology to achieve truly differentiated care for indigenous people. The objective is to understand the process of (re)elaboration of the ethnomedic practices of the Potyguara of Monsenhor Tabosa-Ceará, based on the application and analysis of semi-structured interviews with traditional caregivers such as mourners, healers and Potyguara worshipers from the villages of Mundo Novo and Jacinto, in Monsenhor Tabosa, Ceará. The analysis of the representation of the conceptions that permeate the network of traditional care in contemporary times, starting from the distance, appropriation, explanation and understanding of the meanings of the speeches, in the interpretative hermeneutic perspective, seeks to understand the meaning of the speeches of the informants, their polyphonic effect and symbolic representations, with the organization of themes between the language and the lived experience of the identified narratives. Research approved by the Research Ethics Committee and Council. The Potyguara in contemporary times seek to assert themselves through the resumption of traditions and, among them, healing practices. Several symbols used by traditional caregivers are identified, which, associated with prayers and respect, signal the strengthening of these practices. It points to the process of re-elaboration of culture as a dynamic and dialectical mechanism for claiming the indigenous being in its constant struggle for rights and social conquests and per se, the (re)elaboration of knowledge and ethnomedic practices of the Potyguara of Mundo Novo and Jacinto.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Dantas, Maria Do Socorro Litaiff Rodrigues. Os Potyguara da serra das matas: desfazendo os nós das práticas tradicionais de saúde. 2023. 310 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 14 de maio de 2024

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