Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Da síntese precária à visão sintética: a catarse como categoria ético-política na Pedagogia Histórico-Crítica

Autor(es):
Rodrigues, Bruno Alysson Soares

Palavras Chaves:
Formação de professores; Catarse; Pedagogia Histórico-Crítica

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Este texto é o resultado de uma pesquisa que propõe a realização de uma contribuição para o estudo do processo catártico na educação, especificamente na teoria pedagógica da Pedagogia Histórico-Crítica. Para tanto, a categoria catarse será estudada a partir dos fundamentos do universo teórico da Pedagogia Histórico-Crítica e, consequentemente, do marxismo. Ainda, tecemos considerações a respeito das contribuições do legado de Vigotski para a Pedagogia Histórico-Crítica. Os objetivos da pesquisa se delimitam rastrear as contribuições teóricas em torno da categoria catarse na Pedagogia Histórico-Crítica, elencando um grau de concretude do material encontrado no intuito de levantar questões, problemas e rastrear o estado atual mais desenvolvido desta categoria. Como metodologia de pesquisa, buscamos por artigos, teses e dissertações que continham as palavras-chave Catarse e Pedagogia Histórico-Crítica para constituir um escopo que fosse o mais próximo possível aos nossos objetivos gerais. Após esta primeira etapa da metodologia, foi feita uma revisão sistemática a partir do levantamento bibliográfico no intuito de elencar prioridades de leitura, rastreando assim os trabalhos que efetivamente se delimitavam ao objeto de estudo, o processo catártico na Pedagogia Histórico-Crítica. Como resultado de pesquisa, verificamos não apenas a dificuldade de se encontrar um desenvolvimento teórico da categoria catarse nesta teoria pedagógica, mas a baixa quantidade de contribuições que apontavam para o entendimento específico das questões de pesquisa que envolviam a catarse na Pedagogia Histórico-Crítica, evidenciando, desta forma, a pouca quantidade de informações capazes de delimitar esta categoria, o que representa um nível ainda preliminar de concretude teórica do estudo da catarse na Pedagogia Histórico-Crítica. Por fim, evidenciamos a necessidade de desenvolvê-la e de buscar apoio teórico em três autores que permeiam este universo teórico, seriam eles György Lukács, em sua grande Estética, e Antonio Gramsci, em seus Cadernos do Cárcere e Vigotski no legado teórico da Psicologia Histórico-Cultural. Entendemos que, a partir do legado teórico acumulado pelos três autores outrora citados, é possível apontar caminhos para uma justa compreensão dos problemas que circundam o processo catártico nesta teoria pedagógica, contribuindo, em alguma medida, para a construção de uma Pedagogia efetivamente contra-hegemônica e que forneça aos professores e professoras um instrumento de luta contra o capitalismo no contexto da educação.

Abstract:
This text is the result of a research that proposes a contribution to the study of the cathartic process in education, specifically in the pedagogical theory of Historical-Critical Pedagogy. Therefore, the catharsis category will be studied from the foundations of the theoretical universe of Historical-Critical Pedagogy and, consequently, of Marxism. Still, we make considerations about the contributions of Vygotsky's legacy to Historical-Critical Pedagogy. The research objectives are limited to tracking the theoretical contributions around the catharsis category in Historical-Critical Pedagogy, listing a concreteness degree of the material found to raise questions, problems and track the current state of development of this category. As a research methodology, we searched for articles, theses and dissertations that contained the keywords Catharsis and Historical-Critical Pedagogy to constitute a scope that was as close as possible to our general objectives. After this first stage of the methodology, a systematic review was carried out based on the bibliographic survey to list reading priorities, thus tracking the works that effectively delimited the object of study, the cathartic process in Historical-Critical Pedagogy. As a result of the research, we verified not only the difficulty of finding a theoretical development of the catharsis category in this pedagogical theory, but the low number of contributions that pointed to the specific understanding of the research questions that involved catharsis in Historical-Critical Pedagogy, evidencing, then, the small amount of information capable of delimiting this category, which represents a still preliminary level of theoretical concreteness of the study of catharsis in Historical-Critical Pedagogy. Finally, we highlight the need to develop it and seek theoretical support from three authors who permeate this theoretical universe, György Lukács, in his great Aesthetics, and Antonio Gramsci, in his Cadernos do Cárcere and Vigotski in the theoretical legacy of Psychology Historical-Cultural. We understand that, based on the theoretical legacy accumulated by the three authors mentioned above, it is possible to point out ways for a fair understanding of the problems that surround the cathartic process in this pedagogical theory, contributing, to some extent, to the construction of an effectively counter-hegemonic Pedagogy and that it provides teachers with an instrument to fight against capitalism in the context of education.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Rodrigues, Bruno Alysson Soares. Da síntese precária à visão sintética: a catarse como categoria ético-política na Pedagogia Histórico-Crítica. 2023. 126 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1