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Repositório Institucional - UECE
Título:
Epistemologia da prática docente: a constituição de saberes situados na experiência profissional de docentes universitários

Autor(es):
Rodrigues, Camila Maria

Palavras Chaves:
Docência universitária; Saberes docentes; Reflexividade crítica; Práxis.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Neste trabalho investigativo defende-se a tese de que a epistemologia da prática docente é campo legítimo de constituição de saberes quando a docência se ancora numa racionalidade pedagógica, capaz de impulsionar práticas reflexivas e transformadoras movendo as ações do chão da sala de aula em permanente elaboração de práxis. Diversos são os saberes que circundam a docência. Os estudos acerca da composição desses saberes na profissionalização docente reafirmam a exigência de que ser professor requer um aprimoramento constante da sua formação e consequentemente da sua prática. As condições que circundam o trabalho docente precisam ser constantemente avaliadas e renovadas em função das demandas e transformações sociais. Tendo em vista a complexidade da ação docente, dos dilemas e necessidades atuais enfrentadas na sala de aula, buscamos compreender os aspectos essenciais que contribuem para uma formação pautada no ensino emancipador, justificando o espeço universitário como campo de formação profissional que age na compreensão do mundo que lhe cerca e dos sujeitos que nele circundam. Compreendemos, portanto, que a prática de ensino é inseparável da busca de sentido, pela razão de ser de suas ações. Para além de um pragmatismo que cerca o ser numa teia que comprime, essa prática deve ter como pano de fundo um ser aberto à totalidade, que se experimenta a si mesmo. A pesquisa compreendeu que aprendizagens contínuas da docência, laboradas na e para a prática, que promovem diálogo com os sujeitos aprendizes e se consideram protagonistas da sua profissionalidade, geram um repertório de saberes, explicitando-se em práxis pedagógica. O estudo, de abordagem qualitativa, buscou compreender como se efetivam os saberes constituídos na experiência profissional da docência universitária através da aproximação dos resultados de dois programas institucionais, os quais promoveram formação para a docência universitária. A pesquisa de campo foi estruturada através do estudo dos documentos e produções científicas acerca dos projetos investigados e entrevistas com os professores coordenadores que estiveram a frente da consolidação da experiência. Ancoramo-nos na bricolagem científica como postura e como abordagem investigativa, sabendo que a perspectiva de investigação proposta pela bricolagem nos impulsiona à uma postura investigativa, uma pesquisa com diálogo, capaz de compreender a multiplicidade de vozes, analisando suas convergências e divergências e, com o olhar crítico de pesquisador, realizar proposições que trazem nossa postura diante do diálogo tecido. A investigação dessa tese trouxe a compreensão. O percurso investigativo da pesquisa evidenciou a necessidade do reconhecimento do chão da sala de aula, em contexto de prática docente, como lócus potente e revelador de novos saberes profissionais. Assim, legitimar a epistemologia da prática docente é assumir-se produtor de conhecimento acerca da sua profissionalidade. Essa função requer compreensão e olhar crítico sobre o seu fazer e onde você quer chegar com o ato educativo. Por isso, a constituição de saberes docentes na epistemologia da prática é também uma postura política assumida pelo professor. Palavras-chave: Docência universitária. Saberes docentes. Reflexividade crítica. Práxis.

Abstract:
This research supports the thesis that epistemology of teaching practice is a legitimate field for the constitution of knowledge when teaching is anchored in a pedagogical rationality. Thereby capable of boosting reflective and transforming attitudes and, therefore, contributing to the classroom become a permanent elaboration of praxis. There are several types of knowledge that surround teaching. Studies about their composition in teacher training endorse that being a teacher requires constant improvement of one's training and, consequently, of one's experience. The conditions that surround teaching need to be constantly evaluated and renewed in light of social demands and transformations. Bearing in mind the complexity of teaching itself, dilemmas and current needs facing the classroom, the research sought to understand the essential aspects that contribute to training based on emancipatory teaching; thus, the university is justified as the field of professional training which considers the understanding of the world and the people that surround it. It is understood that teaching is inseparable from meaning. In order to overcome mere pragmatism that might confine one’s actions, the experiences must have as a background an open-minded being capable of opening up to totality and even experiment themselves. The research showed that continuous teaching learning, carried out in and for actions that promote dialogue with the learning subjects and consider themselves protagonists of their professionality, generates a repertoire of knowledge made explicit in pedagogical praxis. The qualitative approach research aimed at understanding how the knowledge constituted in the professional experience of university teaching is implemented through the approximation of the results of two institutional programs which promoted training for higher education teaching. Field research was supported by documents and scientific productions about the studied projects and interviews with the head professor responsible for the sessions. The methodology is based on scientific bricolage as an investigative approach, considering that the research perspective proposed by bricolage drives us to an investigative posture. In other words, dialogic research, capable of understanding the multiplicity of voices and analyzing different opinions by the critical look of the researcher who, in turn, makes propositions that contribute to the final product. The investigation process of this dissertation highlighted the need to recognize the classroom space as a powerful locus that reveals new professional knowledge. Thus, in order to legitimize the epistemology of teaching practice it is necessary to assume oneself as a producer of knowledge about one's own professional experiences. This position requires understanding and a critical perspective of what you do and where you want to get through teaching. Therefore, the constitution of teaching knowledge in the epistemology of practice is also a political statement made by the teacher. Keywords: University teaching. Teaching knowledge. Critical reflexivity. Praxis.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Rodrigues, Camila Maria. Epistemologia da prática docente: a constituição de saberes situados na experiência profissional de docentes universitários. 2023. 154 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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