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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A integração ensino e pesquisa na graduação em medicina: lugar e implicações na educação médica

Autor(es):
Souza, Sarlene Gomes De

Palavras Chaves:
Pesquisa Educacional; Ensino com Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso – TCC; Educação de Graduação em Medicina; Discentes de Medicina.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Historicamente, a seara da Medicina é arrimada em teorias tradicionais. Sua constituição-formação assente numa racionalidade técnica, de tal modo que iniciativas não tradicionais possuem lugar secundário na formação de profissionais da Ciência Médica. Uma estratégia educacional que aufere bom número de pesquisadores nas últimas décadas no Brasil é a integração da pesquisa ao ensino - sobretudo de maneira curricular, não apenas destinada a ambientes de Iniciação Científica – entretanto, esta integração ainda se mostra como um desafio a ser enfrentado pelos docentes nas mais distintas áreas do saber. Assim, este estudo tenciona identificar o lugar da pesquisa na formação médica no curso de graduação em Medicina da Universidade Estadual do Ceará (MEDUECE), e, ainda, especificar quais as implicações deste lugar no preparo profissional como um todo. Com tal desiderato, desenhou-se uma pesquisa de Métodos Mistos pensada à luz da teoria crítica, posicionando-se as lentes investigativas em três frentes, ora indicadas. 1 A normatização que rege a educação médica - por meio de uma pesquisa documental, foi analisada uma realidade macro, afunilando-se até a microrrealidade. 2 Docentes que ensinam/ensinaram disciplinas de pesquisa no curso sob exame - foram efetivadas entrevistas semiestruturadas e seus dados analisados com o auxílio da Hermenêutica Crítica. 3. Discentes e ex-discentes do curso, por meio de questionários em Escala Likert de pontos - solicitou-se que eles avaliassem seus índices de concordância sobre sentenças predeterminadas, e, ainda, subjetivamente, opinassem acerca destas. Como resultado, foi identificado o fato de que, embora não haja, na senda científica da Medicina, a obrigatoriedade de produzir pesquisas no contexto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a Universidade Estadual do Ceará entende que tal atividade educativa é indispensável à formação no contexto de graduação. Em sendo assim, a MEDUECE precisou elaborar uma série de iniciativas para tal atividade, havendo estas sido constantemente aperfeiçoadas no decorrer dos anos. Ao se examinar uma parcela de docentes do curso, foi identificado o fato de que todos desenvolveram uma concepção educativa da pesquisa, e a integração da demanda científica ao ensino é realizada, seja em disciplinas de ensino da pesquisa, seja transversalmente, nos demais conteúdos ministrados. De efeito, ao se analisar os discentes, restou expresso que a maioria deles reconhece a pesquisa como indispensável à formação universitária, de modo curricular, e que profissionais médicos devem utilizar a procura científica na sua atuação profissional. Escolares egressos do curso, entretanto, não relacionaram a formação recebida nas disciplinas e a produção de TCC como potencialmente formativa, além de constituírem o grupo de estudantes que mais mostraram receios em produzir atividades de pesquisa. Conclui-se que as constantes reformulações estabelecidas no correr dos anos na MEDUECE – sobretudo, a criação de mais uma disciplina obrigatória de ensino da pesquisa e a organização docente para normatização e organização do TCC no curso - decorreram da compreensão educativa da pesquisa que mobilizava os professores a pensarem em melhores estratégias formativas. Estas modificações foram responsáveis por mais percepções positivas relativamente ao preparo acadêmico em pesquisa e menos receios para sua produção no corpo discente. Palavras-chave: Pesquisa Educacional. Ensino com Pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Educação de Graduação em Medicina. Discentes de Medicina.

Abstract:
Históricamente, el campo de la medicina se basa en teorías tradicionales, su constitución y formación se basa en la racionalidad técnica, por lo que las iniciativas no tradicionales tienen un lugar secundario en la formación de médicos. Una estrategia educativa que viene conquistando un cuerpo de investigadores en las últimas décadas en Brasil es la integración de la investigación a la enseñanza - especialmente en forma curricular, no sólo destinada a ambientes de Iniciación Científica - sin embargo, esa integración aún se muestra como un desafío que enfrentan los estudiantes y docentes en las más diversas áreas del conocimiento. Así, este estudio buscó identificar el lugar de la investigación en la formación médica en el curso de graduación en Medicina de la Universidad Estatal de Ceará (MEDUECE), y también, cuáles son las implicaciones de ese lugar en la formación del médico. Para ello, diseñamos una investigación de Métodos Mixtos pensada a la luz de la teoría crítica, posicionamos nuestros lentes investigativos en tres frentes: 1. La normalización que rige la educación médica, a través de la investigación documental donde se analizó una macro realidad hasta a la micro realidad; 2. A los profesores que enseñan/enseñaron temas de investigación en el curso en cuestión, se les realizaron entrevistas semiestructuradas y sus datos se analizaron con la ayuda de la hermenéutica crítica. 3. A los estudiantes y ex-alumnos de la carrera, a través de cuestionarios en una escala de puntos de Likert, se les solicitó evaluar sus índices de concordancia sobre oraciones predeterminadas, y también, subjetivamente, dar su opinión sobre dichas oraciones. Como resultado, se identificó que si bien no existe en el campo de la medicina la obligación de producir investigación en el contexto del Trabajo de Finalización de Grado (TFD), la UECE entiende que tal actividad educativa es fundamental para la formación en el contexto de la graduación, en este sentido, la MEDUECE necesitaba elaborar una serie de iniciativas para tal actividad, las cuales fueron mejorando constantemente a lo largo de los años. Al analizar una parte de los profesores de la carrera, se identificó que todos desarrollan una concepción educativa de la investigación y se realiza la integración de la investigación a la docencia, ya sea en las asignaturas de enseñanza investigativa, o transversalmente en las demás que se imparten. Y finalmente, al analizar a los estudiantes, identificamos que la mayoría reconoce que la investigación es indispensable para la formación universitaria en forma curricular y que los profesionales médicos deben utilizar la investigación en sus actividades profesionales. Sin embargo, los estudiantes que egresaron del curso no relacionaron la formación recibida en las disciplinas y la producción de TCC como potencialmente formativas, además de ser el grupo de estudiantes que más temía producir actividades de investigación. Concluimos que las constantes reformulaciones construidas a lo largo de los años en el MEDUECE -sobre todo la creación de una asignatura obligatoria para la investigación docente y la organización de los docentes para estandarizar y ordenar el TCC en la carrera- se debió a la comprensión pedagógica de la investigación que movilizó profesores a pensar en mejores estrategias de formación, estas modificaciones fueron responsables de percepciones más positivas sobre la formación en investigación y menos temores por su producción en el estudiantado. Palabras clave: Investigación educativa. Docencia con investigación. TFG. Educación de pregrado em medicina. Estudiantes de medicina.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Souza, Sarlene Gomes De. A integração ensino e pesquisa na graduação em medicina: lugar e implicações na educação médica. 2023. 226 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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