Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Entre trajetórias formativas e profissionais: constituição da docência no ensino superior

Autor(es):
SANTOS, MARIA TERLA SILVA CARNEIRO DOS

Palavras Chaves:
docência no ensino superior; trajetórias formativas e profissionais; saberes e práticas docentes

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A presente tese, desenvolvida com o amparo da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), faz parte dos estudos que se interessam pela docência no ensino superior. Nesse sentido, objetivou compreender o processo de constituição da docência no ensino superior de professores que atuam em cursos de licenciatura no IFCE campus Canindé. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever o campus investigado; b) Apresentar o perfil formativo e profissional dos sujeitos da pesquisa; c) Problematizar aspectos das trajetórias formativas e profissionais dos professores; c) Refletir sobre as falas dos professores acerca de seus saberes e práticas. Os argumentos de sustentação da tese, fundamentados na Epistemologia da Prática Docente, pautaram-se em dois eixos norteadores: 1) Trajetórias formativas e profissionais; 2) Saberes e práticas docentes. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, esta investigação está fundamentada no paradigma Interpretativo e foi influenciada pela postura cartográfica. Seu desenvolvimento se deu a partir da realização de pesquisa bibliográfica e documental associada à pesquisa de campo, com suporte no Estudo de Caso. A pesquisa empírica materializou-se por meio de entrevistas semiestruturada, com oito professores que atuaram em cursos de licenciatura no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Canindé, entre os semestres 2019.1 e 2020.1 (definido como recorte temporal). A Análise Textual Discursiva foi utilizada para organizar e analisar o material coletado. Os resultados confirmaram a tese de que os interesses e engajamentos pessoais somados às experiências vivenciadas ao longo de trajetórias formativas e profissionais são fundantes na constituição da docência no ensino superior de professores do IFCE campus Canindé que atuam em cursos de licenciatura. Além disso, ressalta-se a intenção de que essa pesquisa possa contribuir para ampliar as discussões acerca da docência no ensino superior em espaços formativos não-universitários e que possa instigar reflexões e ações no interior dos próprios institutos federais de modo a auxiliar a qualificação dos cursos de formação de professores.

Abstract:
This thesis, developed with the support of the Ceará Foundation for Support to Scientific and Technological Development (FUNCAP), is part of the studies that are interested in teaching in higher education. In this sense, it aimed to understand the constitution process of teaching in higher education among professors who work in undergraduate courses at the IFCE campus Canindé. To this end, the following specific objectives were outlined: a) Describe the investigated campus; b) Present the educational and professional profile of the research subjects; c) Discuss the aspects of the formative and professional trajectory of teachers; d) Reflect on the speeches of the professors about their knowledge and practices. The arguments supporting the thesis were based on the Epistemology of Teaching Practice, and established by two guiding axes: 1) Formative and professional trajectories; 2) Teaching knowledge and practices. Based on the theoretical-methodological assumptions of qualitative research, this investigation is based on the Interpretive paradigm, and it was influenced by the cartographic posture. Its development was established on the realization of bibliographic and documentary research associated with field research, supported by the Case Study. The empirical research was materialized through semi-structured interviews, with eight professors who worked in undergraduate courses at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Ceará (IFCE), Canindé campus, between the semesters 2019.1 and 2020.1 (defined as temporal cut). Discursive Textual Analysis was used to organize and analyze the collected material. The results confirmed the thesis that interests and personal commitments added to the experiences lived along training and professional trajectories are fundamental in the constitution of teaching in higher education among professors at the IFCE campus Canindé. Furthermore, we emphasize the intention that this research can contribute to broadening the discussions about teaching in higher education in non-university training spaces and that it can instigate reflections and actions within the federal institutes themselves to help qualify the courses of professor's formation.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SANTOS, MARIA TERLA SILVA CARNEIRO DOS. Entre trajetórias formativas e profissionais: constituição da docência no ensino superior. 2023. 133 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1