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Repositório Institucional - UECE
Título:
Socialização do professor nos primeiros anos de docência em educação física e as implicações no desenvolvimento profissional

Autor(es):
Pessoa, Amanda Raquel Rodrigues

Palavras Chaves:
Socialização docente; Desenvolvimento profissional docente; Professor iniciante; Professor de Educação Física

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Discorre sobre a socialização do professor iniciante em Educação Física. Apoia-se em estudos de autores como Berger e Luckmann (2002), Dubar (2005), Nunes (2001), Tardif e Lessard (2007; 2012), García, (1999), Gariglio (2017, 2016, 2015, 2007) e Bracht (2018, 2014, 2010, 2007, 2001), entre outros. A investigação relatada nesta tese arrima-se na indagação central: - Como a socialização do professor de Educação Física durante os primeiros anos de docência implica o seu desenvolvimento profissional, especificamente, sobre seu desenvolvimento pedagógico, conhecimento e compreensão de si mesmo? Demanda, ainda, compreender as implicações da socialização docente nos primeiros anos de docência para o desenvolvimento profissional do professor de Educação Física da Educação Básica, com ênfase na dimensão pedagógica e de conhecimento e compreensão de si mesmo. De maneira especifica, visou: a) Delinear a socialização antecipatória à entrada na carreira, apontando aprendizagens e valores que subsidiaram a construção de sentido sobre a docência em Educação Física; b) Compreender a construção de sentidos sobre a docência em Educação Física com amparo na socialização vivida no momento da inserção profissional e suas implicações na ação pedagógica, na compreensão de si e na disposição docente em continuar aprendendo; c) Analisar a repercussão da composição de sentidos que perpassa a relação entre a inserção profissional e a socialização docente no desenvolvimento do professor de Educação Física. Metodologicamente, assume-se a hermenêutica-crítica, subsidiada por uma óptica investigativa de cunho qualitativo sob os fundamentos da pesquisa (auto)biográfica. Adota-se a pesquisa-formação como via metodológica, com esteio na proposta de Delory-Momberger (2006), adaptada para a formação denominada de Ateliê (auto)biográfico de desenvolvimento profissional docente, em formato remoto, com cinco professores iniciantes, egressos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE-Campus Juazeiro do Norte. Os textos de campo foram produzidos com base em materiais reflexivos formulados durante a formação (narrativas orais e escritas). A análise do material produzido recorreu à técnica desenvolvida por Souza (2014), denominada de “análise compreensiva-interpretativa”. Os achados indicam que a socialização antecipatória delineou impressões, percepções, juízos sobre a docência em Educação Física, destacando-se aqueles advindos de uma análise ética-política sobre a profissão. A socialização no momento de entrada na profissão revelou o despreparo institucional para o acolhimento do professor iniciante, o que teve implicações relativamente à segurança no trabalho, produziu sentimentos de desvalorização e afetou as relações de pertencimento. Os agentes escolares foram capazes de influenciar nas tomadas de decisões sobre o contexto de ensino e as atitudes profissionais a serem adotadas. Além disso, os iniciantes se veem desafiados a constituir na Educação Física uma pedagogia que legitime o seu papel educativo no âmbito escolar. As narrativas sustentam a proposição de que o universo simbólico, resultante da socialização do professor iniciante de Educação Física, oferece uma apreensão subjetiva do “ser professor”, produz uma compreensão pedagógica e de si, capaz de afetar a disposição em continuar aprendendo, bem como legitima um saber/fazer da prática docente, configurando-se em ponte para o desenvolvimento profissional.

Abstract:
Discusses the socialization of the beginning teacher in Physical Education. It relies on studies by authors such as Berger and Luckmann (2002), Dubar (2005), Nunes (2001), Tardif and Lessard (2007; 2012), García, (1999), Gariglio (2017, 2016, 2015, 2007) and Bracht (2018, 2014, 2010, 2007, 2001), among others. The investigation reported in this thesis is based on the central question: - How does the socialization of the Physical Education teacher during the first years of teaching imply his professional development, specifically, on his pedagogical development, knowledge and understanding of himself? It also demands understanding the implications of teacher socialization in the first years of teaching for the professional development of Physical Education teachers in Basic Education, with emphasis on the pedagogical dimension and knowledge and understanding of oneself. Specifically, it aimed to: a) Outline the anticipatory socialization of career entry, pointing out learning and values that subsidized the construction of meaning about teaching in Physical Education; b) Understand the construction of meanings about teaching in Physical Education based on the socialization experienced at the moment of professional insertion and its implications on the pedagogical action, on self-understanding and on the teacher's willingness to continue learning; c) To analyze the repercussion of the composition of meanings that permeates the relationship between professional insertion and teacher socialization in the development of Physical Education teachers. Methodologically, critical hermeneutics is assumed, subsidized by an investigative perspective of a qualitative nature under the foundations of (auto)biographical research. Research-training is adopted as a methodological route, based on the proposal by Delory-Momberger (2006), adapted for the training called Biographical Workshop for Teaching Professional Development, in remote format, with five beginning teachers, graduates of the Licentiate course in Physical Education at IFCE-Campus Juazeiro do Norte. Field texts were produced based on reflective materials formulated during training (oral and written narratives). The analysis of the material produced resorted to the technique developed by Souza (2014), called “comprehensive-interpretive analysis”. The findings indicate that anticipatory socialization outlined impressions, perceptions, judgments about teaching in Physical Education, highlighting those arising from an ethical-political analysis of the profession. Socialization at the time of entry into the profession revealed institutional unpreparedness for welcoming novice teachers, which had implications for job security, produced feelings of devaluation and affected relationships of belonging. School agents were able to influence decision-making about the teaching context and the professional attitudes to be adopted. In addition, beginners are challenged to create a pedagogy in Physical Education that legitimizes their educational role in the school environment. The narratives support the proposition that the symbolic universe, resulting from the socialization of the beginning Physical Education teacher, offers a subjective apprehension of “being a teacher”, produces a pedagogical understanding and of oneself, capable of affecting the willingness to continue learning, as well as legitimizes a knowledge/doing of teaching practice, configuring itself as a bridge to professional development.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Pessoa, Amanda Raquel Rodrigues. Socialização do professor nos primeiros anos de docência em educação física e as implicações no desenvolvimento profissional. 2023. 218 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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