Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Conferências de educação: formação continuada e o cotidiano docente na voz de professores de Boa Viagem/Ceará

Autor(es):
Alves, Francisco Das Chagas Rodrigues De

Palavras Chaves:
conferências de educação; formação continuada; cotidiano docente.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
O percurso de toda pesquisa é um caminho que traduz a natureza dos girassóis. Assim como a flor busca constantemente a luz do sol, a pesquisa busca a luz de novas ideias, de outros conhecimentos, de mais saberes. Foi assim a produção desta tese de doutorado em Educação. A presente pesquisa teve por objetivo compreender as implicações das conferências municipais de educação de Boa Viagem/Ceará, realizadas de 2017 a 2019, a partir da interrelação entre as políticas de educação voltadas para a formação continuada e o cotidiano do trabalho docente, verificando se tais conferências partem e atendem as necessidades formativas das escolas do município, tendo como pressuposto minha atuação como coordenador pedagógico numa escola da rede municipal. É relevante destacar que as conferências municipais de Educação são espaços estratégicos voltados para discussão dos eixos temáticos e das metas do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei nº 13.005/2014) em âmbito local, e por isso é tão importante que os professores participem desta oportunidade de debate sobre onde vivem e atuam profissionalmente. O Eixo VII do PNE trata da valorização dos profissionais da educação, enfatizando, entre outras coisas, a questão da formação continuada da carreira dos professores. A metodologia se pautou em uma pesquisa qualitativa com o intuito de descobrir, explicar e compreender os fatos que estão inseridos ou que compõem uma determinada realidade do cotidiano educacional de um município do sertão central cearense. As buscas da investigação buscaram aproximar as discussões das políticas de formação continuada dos professores nas conferências municipais de educação e suas respectivas reflexões quanto à prática destas ações formativas no cotidiano docente. Utilizou-se a técnica de questionário digital com os professores e coordenadores pedagógicos efetivos da rede, da entrevista com os técnicos da SME e da pesquisa documental (análise das atas das conferências ocorridas entre 2017 e 2019), para melhor elucidar as respostas que queríamos, buscando assim um resultado fidedigno dos fatos pesquisados. O referencial teórico concentra-se nas categorias política educacional, formação docente e cotidiano, principalmente com base nos autores Nóvoa (1999), Devechi e Trevisan (2011), Imbernón (2010), Hargreaves (2002) e Freire e Frei Betto (1986). O conjunto de achados desta pesquisa revela o quanto é necessário que a escola contribua para com a formação continuada de seus professores, de modo que cada um se torne sujeito reflexivo e que reconheça, também, o diálogo e a interatividade crítica como caminhos para modelar um novo ser pedagógico, capaz de construir sua história por meio do debate, da troca de ideias, da discussão, e que interaja com seus interesses para o pleno exercício profissional. Nesse sentido, a formação do docente é indispensável, uma vez que, conforme defendemos, este processo deve deixar de se concentrar apenas em interesses das políticas educacionais sugeridas como técnica, para adentrar aspectos humanos, que devem ser respaldados no acolhimento das reais necessidades do professor, no cotidiano educacional, uma vez que este profissional é quem lida com a escola, sobretudo, com a rotina da sala de aula.

Abstract:
The course of all research is a path that translates the nature of sunflowers. Just as the flower constantly seeks sunlight, the research seeks the light of new ideas, other understandings, more knowledge. It was the same with the production of this doctoral thesis in Education. The current research aimed to understand the implications of the municipal education conferences in Boa Viagem/Ceará, located in Brazil, from 2017 to 2019, based on the interrelationship between education policies focused on continuing education and the daily teachers work. We verify whether these conferences answer training needs from municipal schools, considering my work as a pedagogical coordinator. It is important to highlight that municipal education conferences are strategic spaces for discussing the themes and goals of the National Education Plan - PNE (Law nº 13.005/2014) at the local level, and that is why it is so important that teachers participate and look at it as an opportunity to debate about where they live and work. The Section VII of PNE deals with the valuation of education professionals, emphasizing, among other things, the issue of continuing education for teachers’ careers. The methodology was based on qualitative research to discover, explain and understand the facts that are inserted or that create a certain reality of the educational routine of a determined town in the hinterland of Ceará. The investigation aimed to bring together the discussions of continuing education policies for teachers in municipal education conferences and their respective reflections on the practice of these training actions in the teaching routine. As a method, we used a digital questionnaire with teachers and pedagogical coordinators, an interview with SME technicians and documentary research (analysis of the minutes of the conferences that took place between 2017 and 2019), to better elucidate the answers we wanted, thus seeking a reliable result of the researched facts. The theoretical framework focuses on categories such as educational policy, teacher training in their daily lives, and discuss the concepts of educational policy based on authors such as Nóvoa (1999), Devechi e Trevisan (2011), Imbernón (2010), Hargreaves (2002) e Freire e Frei Betto (1986), among others. The set of findings of this research reveals how much it is necessary for the school to contribute to the continuing education of its teachers so that each one becomes reflective subjects. And that they also recognize dialogue and critical interactivity as ways to model a new pedagogical being, capable of building one’s history through debate, the exchange of ideas, the discussion that interacts with his/her interests for his/her fullest professional exercise. In this sense, teacher training is essential. Since, as we defend, this process must stop focusing only on the interests of educational policies suggested as a technique, to enter human aspects, which must be supported in the reception of the real needs of the teacher, in the educational routine, since this professional is the one who deals with the school and, above all, with the classroom routine.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Alves, Francisco Das Chagas Rodrigues De. Conferências de educação: formação continuada e o cotidiano docente na voz de professores de Boa Viagem/Ceará. 2022. 172 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1