Mudanças climáticas na percepção dos professores e professoras das escolas públicas do semiárido cearense nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Pentecoste
Autor(es):
Pinto, Maria Eubenia De Sousa
Palavras Chaves:
Mudanças Climáticas, Semiárido, Professores e Professoras, Educação Ambiental
Ano de Publicação:
2023
Resumo:
Dados divulgados por órgãos oficiais como o Intergovenmental Panel on Climate (IPCC) e
por diversas pesquisas científicas afirmam que as mudanças climáticas são um dos principais
problemas deste século. E, que o semiárido brasileiro e o bioma caatinga são extremamente
vulneráveis a essas alterações do clima. Nesse contexto, o desenvolvimento de ações voltadas
à conscientização da população quanto às consequências desse fenômeno são fundamentais
para o êxito nos processos de mitigação e adaptação. Certamente, essa ação perpassa pela
educação. A partir dessa concepção esse estudo objetivou conhecer a percepção sobre as
mudanças climáticas de professores e professoras da educação básica que ensinam nos
municípios de Pentecoste e São Gonçalo do Amarante, estado do Ceará, nas escolas do
semiárido cearense. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas utilizando-se de
livros, artigos, dissertações, dentre outros; pesquisa documental, utilizando como fonte, marco
legal que normatizam a educação brasileira; pesquisa desenvolvida por meio da ferramenta
tecnológica Google Formes realizada nos municípios de Pentecoste e São Gonçalo do
Amarante, através da aplicação de formulários para 29 professores e professoras que atuam na
educação básica desses municípios. Na pesquisa foram considerados docentes de diferentes
áreas do conhecimento e todos os componentes que compõem o currículo da educação básica,
sendo 22% com formação acadêmica em Pedagogia, 17% em Português, 14% em Geografia,
14% em Matemática, 11% em História, 8% em Ciências, 5% em Inglês, 3% em física, 3% em
Química e 3% em Filosofia. As informações coletadas por meio dos formulários foram
analisadas de forma qualitativa e quantitativa. Os dados foram gerados por meio da
ferramenta tecnológica Google Formulários. A partir dos resultados, verificou-se que os
professores e as professoras têm ciência da ocorrência das mudanças climáticas, já conseguem
sentir as alterações do clima no seu dia a dia e acreditam que a educação tem grande potencial
de contribuição para o processo de mitigação e adaptação ao fenômeno climático corrente.
Abstract:
Data released by official bodies such as the Intergovenmental Panel on Climate (IPCC) and
by several scientific researches affirm that climate changes are one of the main problems of this century. And, that the Brazilian semi-arid and the caatinga biome are extremely vulnerable to these climate changes. In this context, the development of actions aimed at public awareness of the consequences of this phenomenon is fundamental for success in mitigation and adaptation processes. Certainly, this action goes through the education. From this conception, this study aimed to know the perception about the climate change of basic education teachers who teach in municipalities of Pentecoste and São Gonçalo do Amarante, state of Ceará, in schools in semi-arid region of Ceará. For this purpose, bibliographic research was carried out using books, articles, dissertations, among others; documentary research, using as a source, framework legal that regulate Brazilian education; research developed through the tool technological Google Forms held in the municipalities of Pentecoste and São Gonçalo do
Amarante, through the application of forms to 29 professors who work in the basic education in these municipalities. In the research, professors from different areas of knowledge and all the components that make up the basic education curriculum, 22% with academic training in Pedagogy, 17% in Portuguese, 14% in Geography,14% in Mathematics, 11% in History, 8% in Science, 5% in English, 3% in Physics, 3% inChemistry and 3% in Philosophy. The information collected through the forms was analyzed qualitatively and quantitatively. The data were generated through the technological tool Google Forms. From the results, it was found that the teachers are aware of the occurrence of climate change, they are already able to feel climate change in their daily lives and believe that education has great potential contribution to the process of mitigation and adaptation to the current climate phenomenon.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Pinto, Maria Eubenia De Sousa. Mudanças climáticas na percepção dos professores e professoras das escolas públicas do semiárido cearense nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Pentecoste. 2023. 317 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1