Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O acesso ao ensino superior dos egressos das escolas estaduais de educação profissional do estado do ceará: um estudo onto-crítico

Autor(es):
Guerra, Agercicleiton Coelho

Palavras Chaves:
EEEP’s; Educação Profissional; Acesso ao Ensino Superior; Crise Estrutural do capital; Teoria do Capital Humano.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional está em consonância com a proposta de integrar o currículo das escolas aos interesses empresariais de unir economia e educação pública do Estado do Ceará. O ponto inicial de expansão das escolas profissionalizantes em âmbito nacional é marcado pela criação do Programa Brasil Profissionalizado (PBP) no ano de 2008. O programa tinha como proposta desenvolver um currículo de tempo integral articulando a Educação Profissional com o Ensino Médio. As mudanças na educação são realizadas, com o objetivo de atender a formação de um novo perfil de trabalhador mais flexível às demandas do capital. Nos documentos oficiais verifica-se mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) n° 9.394/96 referentes ao Ensino Médio e a Educação Profissionalizante. O alicerce que sustenta o capitalismo está entrando em conflito e as possibilidades de reforma estão se esgotando. A causa do aparecimento da crise estrutural do capital se expressa no fato de que o sistema de produção se desenvolve em larga escala, enquanto as condições de apropriação por parte da classe trabalhadora não acompanham esse desenvolvimento, ocorrendo a queda da taxa de lucro. Essa contradição ocorre de maneira cíclica levando ao esgotamento do capital para que a produção seja retomada como uma forma de sair da crise. É calçado nesse sucinto quadro que a presente pesquisa pretende analisar, a entrada dos egressos das EEEP’s ao ES. Especificamente, a pesquisa procura examinar os dados quantitativos de inserção desses jovens-trabalhadores no ES. Em seguida, procurar-se-á determinar quais cursos e quais instituições – se públicas ou privadas –, os egressos da EEEPs adentram. Naturalmente, para responder adequadamente aos objetivos levantados, analisar-se-á os principais traços do capitalismo no século XXI, pois, dessa forma, compreende-se qual papel as instituições de ES desempenham na sociedade e quais as suas limitações. A partir da abordagem metodológica com fundamento no materialismo histórico-dialético teremos uma maior compreensão das partes que compõem a pesquisa, os seus contextos históricos, as determinações socioeconômicas, as relações de produção e os seus sujeitos sociais. Compreendendo essas determinações e suas contradições a pesquisa será vista como um todo em suas dimensões. O mercado busca sempre sua máxima expansão com o objetivo de expandir seus lucros e ao ampliar seus negócios forma de maneira cada vez mais precária a classe trabalhadora, que produz toda a riqueza. Os jovens que adentram ao ensino superior têm maior inserção nas IES privadas e com o crescimento do EAD essa formação acaba por ser mais atrativa pelo baixo custo, mas de formação científica duvidosa, além de, não proporcionar o acesso a pesquisa e extensão universitária. Dentre os anos de 2017 a 2019, em torno de 60% dos cursos com maiores aprovações estavam ligados as IES privadas, fato decorrente da sua expansão e consolidação no ensino superior brasileiro. Palavras-chave: EEEP’s. Educação Profissional. Acesso ao Ensino Superior. Crise Estrutural do capital. Teoria do Capital Humano.

Abstract:
The implementation of the State Vocational Education Schools [Escolas Estaduais de Educação Profissional] is in line with the proposal to integrate the schools' curriculum with the business interests of uniting the economy and public education in the State of Ceará. The starting point for the expansion of vocational schools nationwide is marked by the creation of the “Professionalized Brazil [Brasil Profissionalizado]” Program in 2008. The program's proposal was to develop a full-time curriculum linking Vocational Education with High School. Changes in education are carried out, with the objective of meeting the formation of a new worker profile that is more flexible to the demands of capital. In the official documents there are changes in the Law of Directives and Bases of Education [Lei de Diretrizes e Bases da Educação] n° 9.394/96 referring to Secondary Education and Vocational Education. The foundation that sustains capitalism is coming into conflict and the possibilities for reform are running out. The cause of the appearance of the structural crisis of capital is expressed in the fact that the production system develops on a large scale, while the conditions of appropriation by the working class do not accompany this development, with a fall in the rate of profit. This contradiction occurs cyclically, leading to the depletion of capital so that production can be resumed as a way out of the crisis. It is based on this succinct framework that this research intends to analyze, the entrance of State Vocational Education Schools graduates to Higher Education. Specifically, the research seeks to examine the quantitative insertion data of these young workers in Higher Education. Next, an effort will be made to determine which courses and which institutions – whether public or private – the State Vocational Education Schools graduates enter. Naturally, in order to respond adequately to the objectives raised, the main features of capitalism in the 21st century will be analyzed, since, in this way, it is understood what role Higher Education institutes play in society and what their limitations are. From the methodological approach based on historical-dialectical materialism, we will have a greater understanding of the parts that make up the research, its historical contexts, socioeconomic determinations, production relations and its social subjects. Understanding these determinations and their contradictions, the research will be seen as a whole in its dimensions. The market always seeks its maximum expansion in order to expand its profits and, by expanding its businesses, it forms the working class, which produces all the wealth, in an increasingly precarious way. Young people who enter Higher Education have a greater insertion in private Higher Education Institutes and with the growth of Distance Learning, this training turns out to be more attractive due to its low cost, but of dubious scientific training, in addition to not providing access to research and continued education. Between 2017 and 2019, around 60% of the courses with the highest approvals were linked to private Higher Education Institutes, a fact due to their expansion and consolidation in Brazilian higher education. Keywords: State Vocational Education Schools. Vocational education. Access to Higher Education. Structural crisis of capital. Human Capital Theory.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Guerra, Agercicleiton Coelho. O acesso ao ensino superior dos egressos das escolas estaduais de educação profissional do estado do ceará: um estudo onto-crítico. 2023. 152 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1