Construção de um vídeo educativo no processo de identificação do paciente em uma unidade de pronto atendimento
Autor(es):
Ibiapaba, Cleide Maria Carneiro Da
Palavras Chaves:
Unidade de Pronto Atendimento; Identificação segura; Tecnologia em saúde.
Ano de Publicação:
2023
Resumo:
A pesquisa trata de um estudo de desenvolvimento de tecnologia em saúde que tem como objetivo desenvolver um vídeo educativo para a estratégia de educação em saúde em uma Unidade de Pronto Atendimento. Esse considera o serviço de emergência muito desafiante para a equipe multiprofissional, pois a cada momento, o cenário pode apresentar mudanças radicais. Fatores como: superlotação, ambiente estressante e dificuldade de comunicação não favorecem a criação de um ambiente seguro, pois criam uma visão de assistência de saúde sem qualidade, que põem em risco a integridade do paciente e do profissional. As boas práticas referentes aos protocolos de segurança, tal como a redução de falhas relacionadas ao processo de identificação do paciente pela equipe multiprofissional, têm o intuito de prevenir situações que possam colocar em risco o processo da assistência. A construção de um vídeo educativo com base na ferramenta de qualidade FMEA, teve como objetivo explicar a respeito da identificação segura, desde a entrada do paciente até sua saída, com a criação de um locutor virtual com diálogo direto com o espectador. O vídeo educativo expôs o conteúdo de forma única e personalizada, com alcance do público de forma assertiva, atraindo a atenção com textos e imagens e abordando a identificação correta do paciente durante sua permanência na UPA. O vídeo foi elaborado em três fases: pré-produção, produção e pós-produção. Na pré-produção foi aplicada, através da FMEA, uma matriz de risco, na qual alguns colaboradores abordaram sobre perigo e risco ao paciente que procura um atendimento na UPA. Na produção, foi disponibilizada a exibição do vídeo e um questionário para uma junta de especialistas, que trabalham na UPA e que têm a vivência dos desafios de um serviço de emergência, alcançando um índice de validação de conteúdo (IVC) de 1, que é um índice de concordância excelente. Na pós-produção foram realizadas todas as considerações feitas pelos juízes participantes. Conclui-se que esse produto tecnológico, torna-se relevante para educação em saúde na organização, apontando conhecimentos acerca do processo de identificação segura.
Palavras-chave: Unidade de Pronto Atendimento. Identificação segura. Tecnologia em saúde.
Abstract:
The research deals with a health technology development study that aims to develop an educational video for the health education strategy in an Emergency Care Unit. This considers the emergency service very challenging for the multidisciplinary team, as the scenario can present radical changes at every moment. Factors such as: overcrowding, stressful environment and difficulty in communication do not favor the creation of a safe environment, as they create a vision of poor quality health care, which puts the integrity of the patient and the professional at risk. Good practices regarding safety protocols, such as the reduction of failures related to the patient identification process by the multidisciplinary team, are intended to prevent situations that could endanger the care process. The construction of an educational video based on the FMEA quality tool, aimed to explain about safe identification, from patient entry to exit, with the creation of a virtual announcer with direct dialogue with the viewer. The educational video exposed the content in a unique and personalized way, assertively reaching the public, attracting attention with texts and images and addressing the correct identification of the patient during their stay in the UPA. The video was elaborated in three phases: pre-production, production and post-production. In pre-production, a risk matrix was applied through FMEA, in which some collaborators addressed danger and risk to patients seeking care at the UPA. During the production, the video was shown and a questionnaire was made available to a group of specialists, who work in the UPA and who have experienced the challenges of an emergency service, reaching a content validation index (CVI) of 1, which is a excellent concordance index. In post-production, all the considerations made by the participating judges were carried out. It is concluded that this technological product becomes relevant for health education in the organization, pointing out knowledge about the safe identification process.
Keywords: Emergency Care Unit. Secure identification. Health technology
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Ibiapaba, Cleide Maria Carneiro Da. Construção de um vídeo educativo no processo de identificação do paciente em uma unidade de pronto atendimento. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 20 de abril de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
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