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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Portal informativo como subsídio à implantação da política nacional de humanização na atenção secundária odontológica: construção e evidências de validade

Autor(es):
Alcantara, Haroldo Castro De

Palavras Chaves:
Saúde Bucal; Política Nacional de humanização; Atenção secundária à saúde.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Tratou-se de um pesquisa metodológica que constou de quatro etapas. Inicialmente, a primeira, uma revisão integrativa, a segunda etapa foi uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas.Na terceira etapa, as falas das entrevistas, foram transcritas e seu corpus textual foi inserido no software IRAMUTEQ, e a quarta etapa foi a validação de conteúdo e aparência pelos juízes.A revisão integrativa foi para fundamentar a discussão sobre o papel do Cirurgião Dentista dentre os princípios de humanização na rede de atenção em saúde, através dessa revisão se buscou o embasamento teórico, foram pesquisadas seis bases de dados: BVS; Pubmed; Scielo; Web of Science; Scopus e Cinahl, nos idiomas português e Inglês; ademais, foram feitas buscas manuais por meio de Google Scholar e de portarias e publicações do ministério da Saúde e selecionaram-se dez artigos. Estes foram incluídos na seleção final no fluxograma prisma. Ratifica-se que cinco foram identificados por meio de equação de busca e cinco por busca manual em artigos, documentos do ministério da saúde ou portarias, Google Scholar.Na “pesquisa de campo” foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os diretores dos CEOs regionais administrados por consórcios nas cinco superintendências do estado do Ceará.Esta foi respondida por dez dos 22 diretores.E versava sobre a implementação da PNH nas unidades das quais estes são administradores.Foi realizada ainda a análise através do Software Iramuteq, e feitas várias análises tais como: análise hierárquica descendente e nuvem de palavras. A ideação do protótipo do portal foi construído com base nas etapas de revisão e pesquisa qualitativa, onde contou-se com o trabalho de um técnico de informação e designer. Após a construção, o portal foi enviado para um grupo de seis juízes para validação de conteúdo e aparência, bem como para análise de usabilidade, com base nos instrumentos: Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) e Instrumento para Validação de Aparência de Tecnologias Educacionais em Saúde (IVATES) e System Usability Scale (SUS).Os dados foram tabulados no excel e analisados no programa SPSS. A partir dos dados obtidos na revisão, verificou-se que há ainda um pequeno número de estudos que tratam do tema na atenção secundária, sendo focados no acolhimento. Na pesquisa com os diretores, duas categorias foram observadas: 1) estratégias de implementação da PNH; 2) rede de atenção à saúde e articulação com PNH. Evidenciou-se que alguns CEOs tinham a PH implantada, porém não era a maioria. Identificou-se ainda que parte do desconhecimento de alguns diretores das diretrizes da política era referente a função deles ser apenas gestores, não tem governança para discutir as metas impostas em contrato de programa, que buscam um atendimento do maior número de pessoas e outras prioridades acabam por sobrepor as diretrizes da PH. Pelas falas dos participantes, observou-se que a política por não ter metas e nem tampouco incentivos financeiros, tende a ser menos utilizada notadamente em unidades em que se faz bastante uso de tecnologias-duras no caso as unidades odontológicas, sejam elas ou não de referência, onde foram sugeridas tecnologias leve, leve-duras e duras para implementação da PNH. Enquanto a política de gestão por consórcios não tiver o apoio e for concebida a relevância de se tratar o indivíduo como o ator principal do processo de promoção em saúde, ou que os profissionais de saúde levem em consideração o contexto em que cada usuário do sistema vive em sua comunidade, que precisamos de projetos terapêuticos singulares nas nossas unidades, ou ainda de respeitar os direitos dos pacientes, enfim que a saúde trate de forma mais humana a todos, a implementação da PNH será dificultada. Com base nessas questões, foi construído como produto tecnológico um portal na web, para que esse trabalho possa ser difundido entre os gestores e sirva como fonte de pesquisa, para docentes, discentes, simples consulta de pesquisadores e ainda a divulgação de uma política tão importante na web. Conclui-se que a identificação da lacuna da literatura permitiu a ideação de um portal cujo conteúdo e aparências foram constituídos de forma sistematizada, sendo válido como subsídio à implementação da PNH por gestores nos CEOS. Palavras-chave: Saúde Bucal. Política Nacional de humanização. Atenção secundária à saúde.

Abstract:
It was a methodological research that consisted of four stages. Initially, the first, an integrative review, the second stage was qualitative research, carried out through interviews. In the third stage, the lines of the interviews were transcribed and their textual corpus was inserted in the IRAMUTEQ software, and the fourth stage was validation of content and appearance by the judges. The integrative review was to support the discussion on the role of the Dental Surgeon among the principles of humanization in the health care network, through this review the theoretical basis was sought, six databases were researched: VHL; Pubmed; Scielo; Web of Science; Scopus and Cinahl, in Portuguese and English; in addition, manual searches were performed using Google Scholar and Ministry of Health ordinances and publications, and ten articles were selected. These were included in the final selection in the prism flowchart. It is confirmed that five were identified by means of a search equation and five by manual search in articles, documents from the Ministry of Health or ordinances, Google Scholar. consortiums in the five superintendencies of the state of Ceará. This was answered by ten of the 22 directors. It was about the implementation of the PNH in the units of which they are administrators. top-down hierarchical analysis and word cloud. The idea of the portal prototype was built based on the stages of review and qualitative research, which involved the work of an information technician and designer. After construction, the portal was sent to a group of six judges for content and appearance validation, as well as for usability analysis, based on the instruments: Health Educational Content Validation Instrument (IVCES) and Appearance Validation Instrument Educational Technologies in Health (IVATES) and System Usability Scale (SUS). Data were tabulated in excel and analyzed in the SPSS program. From the data obtained in the review, it was found that there are still a small number of studies that deal with the subject in secondary care, focusing on user embracement. In the survey with directors, two categories were observed: 1) PNH implementation strategies; 2) health care network and articulation with PNH. It was evident that some CEOs had PH implanted, but it was not the majority. It was also identified that part of the lack of knowledge of some directors of the policy guidelines was related to their function being only managers, they do not have governance to discuss the goals imposed in the program contract, which seek to serve the greatest number of people and other priorities end up for overlapping the PH guidelines. From the speeches of the participants, it was observed that the policy, since it does not have goals or financial incentives, tends to be less used, notably in units where hard technologies are used a lot, in the case of dental units, whether or not they are of reference, where light, light-hard and hard technologies were suggested for the implementation of the PNH. While the consortium management policy does not have support and the relevance of treating the individual as the main actor in the health promotion process is conceived, or that health professionals take into account the context in which each user of the system lives in your community, that we need unique therapeutic projects in our units, or even respecting the rights of patients, in short, that health treats everyone in a more humane way, the implementation of the PNH will be difficult. Based on these questions, a web portal was built as a technological product, so that this work can be disseminated among managers and serve as a source of research, for teachers, students, simple consultation of researchers and also the dissemination of such an important policy on the web. It is concluded that the identification of the gap in the literature allowed the ideation of a portal whose content and appearance were constituted in a systematized way, with the implementation of the PNH by managers in CEOS being valid as a subsidy. Keywords: Oral Health. National Policy de humanization. Secondary health care.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Alcantara, Haroldo Castro De. Portal informativo como subsídio à implantação da política nacional de humanização na atenção secundária odontológica: construção e evidências de validade. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

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