Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação docente para o ensino de Arte na Educação Infantil: Pistas produzidas em uma pesquisa-formação no curso de Pedagogia (UECE/FACEDI)

Autor(es):
, CAMILA OLIVEIRA DA SILVA

Palavras Chaves:
Arte-Educação; Educação Infantil; Formação de professores; Pesquisa-formação.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Ao reconhecer a relevância da Arte enquanto campo de conhecimento capaz de potencializar o desenvolvimento dos sujeitos por meio das diferentes linguagens artísticas, apresentamos, como objetivo geral desse projeto de pesquisa, discutir a formação inicial docente no curso de Pedagogia, por meio de uma pesquisa-formação, com foco no repertório cultural e nas experiências em Arte voltadas para a Educação Infantil. Para atender ao objetivo proposto, optamos pela pesquisa com a abordagem qualitativa (MINAYO, 2009), utilizando-se da pesquisa-formação (JOSSO, 2010), enquanto tipo de estudo. Como referencial teórico, usufruímos dos escritos de Passegi e Souza (2014), sobre autobiografia; Josso (2010), sobre pesquisa-formação; Spink; Menegon e Medrado (2014), sobre aulas-oficinas e Duarte Jr (1998) acerca da Arte-Educação. Ensejamos, por meio dessa proposta, colaborar com as reflexões acerca da Educação Infantil, assim como das experiências em Artes na formação de pedagogos e pedagogas, possibilitando o estímulo à criatividade dos estudantes e almejando experiências estéticas significativas na formação inicial de professores.

Abstract:
Recognizing the relevance of Art as a field of knowledge capable of enhancing the development of subjects through different artistic languages, we present, as a general objective of this research project, to discuss the initial teacher training in the Pedagogy course, through a research- training, focusing on the cultural repertoire and experiences in Art aimed at Early Childhood Education. To meet the proposed objective, we opted for research with a qualitative approach (MINAYO, 2009), using training research (JOSSO, 2010), as a type of study. As a theoretical framework, we take advantage of the writings of Passegi and Souza (2014) on autobiography; Josso (2010), on training research; Spink; Menegon and Medrado (2014) on workshop classes and Duarte Jr (1998) on Art Education. Through this proposal, we aim to collaborate with reflections on Early Childhood Education, as well as experiences in Arts in the training of pedagogues and pedagogues, enabling the stimulation of students' creativity and aiming for significant aesthetic experiences in the initial teacher education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
, CAMILA OLIVEIRA DA SILVA . Formação docente para o ensino de Arte na Educação Infantil: Pistas produzidas em uma pesquisa-formação no curso de Pedagogia (UECE/FACEDI) . 2022. 66 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1