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Repositório Institucional - UECE
Título:
Trabalho, educação e saberes docentes: elementos para uma epistemologia da práxis numa perspectiva crítico-emancipadora

Autor(es):
Silva, Alexandre Felix

Palavras Chaves:
Trabalho; Educação; Práxis; Trajetória de Socialização

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Procede uma análise da trajetória de socialização narrada por professores e professoras municipais de Quixadá (CE), buscando conhecer a compreensão dos pesquisados acerca das situações-limite de trabalho, educação e saberes docentes, revelando, pois, atitudes-limite (FREIRE, 2005) na percepção e transformação dos elementos de vida para uma epistemologia da práxis numa perspectiva crítico-emancipadora. O objetivo geral da dissertação é: analisar os sentidos e significados da prática pedagógica docente, ao conhecer a trajetória de vida de professores(as) do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Quixadá (CE) em suas concepções de mundo, de educação e de trabalho, visando a verificar a construção da identidade docente numa perspectiva crítica e emancipadora na identificação de uma pedagogia da práxis. Os objetivos específicos estabelecidos commpreendem: observar narrativas dos (as) participantes que permitem identificar os processos de tornar-se professor(a), identificando repertórios de conhecimento para o ensino mobilizados nos diversos contextos do trabalho docente; possibilitar ao(à) professor(a) a escuta de si mesmo(a), quando da narração da sua história de vida – trajetórias de socialização escolar –, buscando revelar nisso as vivências como um(a) professor(a) reflexivo e compreender, por meio de narrativas autobiográficas, os significados das aprendizagens da profissão, buscando apreender os sentidos atribuídos pelos(as) professores(as) aos aspectos concernentes à práxis pedagógica no cotidiano de suas vidas, profissão e escola, buscando evidenciar os saberes docentes da experiência, ou seja, da práxis. Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando-se de instrumentais e procedimentos como a pesquisa biográfica, aliado ao conjunto bibliográfico nas contribuições dos estudos de Alencar (2022), Souza (2004), Tardif (2002) e Freire (2013). A técnica utilizada foi a entrevista narrativa, realizada de forma online, devido ao contexto da Pandemia do Coronavírus. Dessa forma, considera-se que a experiência de vida e trabalho do(a) professor(a) é indispensável para a vivência da práxis pedagógica, sendo pensada a partir do momento em que se começa a estabelecer a relação ação-reflexão-ação/prática-teoria-prática, que acontece a partir do momento em que se analisa aquilo que faz à luz de uma teroria, à luz de outros saberes e de outras experiências compartilhadas na trajetória educativa.

Abstract:
An analysis of the trajectory of socialization narrated by municipal teachers from Quixadá (CE) is carried out, seeking to know the understanding of those surveyed about limit situations of work, education and teaching knowledge, revealing, therefore, limit attitudes (FREIRE, 2005) in the perception and transformation of life elements for an epistemology of praxis in a critical-emancipating perspective. The general objective of the dissertation is: to analyze the senses and meanings of the teaching pedagogical practice, by knowing the life trajectory of Elementary School teachers of the Municipal Teaching Network of Quixadá (CE) in their conceptions of the world, of education and of work, aiming to verify the construction of the teaching identity in a critical and emancipatory perspective in the identification of a pedagogy of praxis. The specific objectives established include: observing participants' narratives that allow identifying the processes of becoming a teacher, identifying repertoires of knowledge for teaching mobilized in the different contexts of teaching work; enable the teacher to listen to himself/herself when narrating his/her life story – trajectories of school socialization –, seeking to reveal in this the experiences as a reflective teacher and to understand , through autobiographical narratives, the meanings of professional learning, seeking to apprehend the meanings attributed by teachers to aspects concerning pedagogical praxis in their daily lives, profession and school, seeking to highlight the teaching knowledge of the experience , that is, of praxis. A qualitative approach was adopted, using instruments and procedures such as biographical research, combined with the bibliographical set in the contributions of the studies of Alencar (2022), Souza (2004), Tardif (2002) and Freire (2013). The technique used was the narrative interview, carried out online, due to the context of the Coronavirus Pandemic. In this way, it is considered that the teacher's life and work experience is essential for the experience of pedagogical praxis, being thought of from the moment in which the relationship action-reflection-action/ practice-theory-practice, which happens from the moment you analyze what you do in the light of a theory, in the light of other knowledge and other experiences shared in the educational trajectory.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Alexandre Felix. Trabalho, educação e saberes docentes: elementos para uma epistemologia da práxis numa perspectiva crítico-emancipadora. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2022. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

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