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Repositório Institucional - UECE
Título:
Entre afetos e emoções: a formação de professores para a mediação docente das atividades de ensino sob a perspectiva histórico-cultural.

Autor(es):
Oliveira, Edjofre Coelho De

Palavras Chaves:
Emoções; Afeto; Docência; Psicologia Histórico-Cultural.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Este trabalho de tese de doutoramento em educação objetiva investigar como as emoções presentes nas relações entre professor e aluno interferem nos processos de constituição da docência e na mediação das atividades de ensino. Partimos do princípio de que o desenvolvimento humano é resultante de uma dupla história que envolve as condições do sujeito e as sucessivas situações nas quais ele se envolve e às quais responde. A atividade da criança só é possível graças aos recursos oferecidos tanto pelos instrumentos materiais quanto pela linguagem, sendo a mediação feita por outras pessoas particularmente fundamental na construção do pensamento e da consciência de si. Desse modo, podemos inferir que, de fato, as emoções exercem papel preponderante no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Com isso, defendemos a tese de que o(a) discente expressa a afetividade e as emoções nas falas, atitudes e resultados a partir das experiências de bem-estar ou mal-estar propiciadas pelas relações com os docentes no ambiente escolar. Nesta tese, nosso objetivo é ir além do tratamento das emoções como fenômenos internos e subjetivos e mostrar que a separação entre os aspectos individuais e sociais das emoções leva a um impasse. Defendemos que as emoções precisam ser entendidas simultaneamente como individuais e sociais, sem lidar com elas como se ambos os aspectos fossem iguais. Nossa pesquisa visa reunir alguns elementos teóricos oferecidos por Vigotski (1896 – 1934) em sua pesquisa psicológica a fim de construir uma abordagem sociocultural para o estudo das emoções. Tal abordagem precisa enquadrar a relação individual-social não como duas entidades separadas, mas como co-construídas. Assim, este estudo procura analisar a interferência das emoções nos processos de ensino tendo como foco de investigação a mediação docente das atividades de ensino realizadas na sala de aula e no ambiente escolar. A abordagem histórico-cultural que nos valemos é, na verdade, informada diretamente pelo trabalho de Vigotski, bem como pelo trabalho desenvolvido nas tradições históricas socioculturais e culturais que se desenvolveram a partir de seu trabalho. Além disso, argumentamos que a ideia de uma abordagem histórico-cultural não está fora do campo da psicologia, embora esteja fora da abordagem dominante na pesquisa psicológica, ou seja, a psicologia cognitiva. Inicialmente apresentamos os aspectos metodológicos que embasaram o planejamento e construção desta tese; destacamos os aportes pelo paradigma do materialismo histórico e dialético e apresentamos os caminhos da pesquisa via procedimentos sob análise qualitativa. Os resultados encontrados direcionam à compreensão de que é possível estabelecer relação entre o processo emocional do professor, suas experiências, com o processo de ensino a ser desenvolvido no espaço escolar. Entretanto, é imprescindível que o educador procure desenvolver um trabalho de autoconhecimento, identificando as próprias emoções – potencialidades, fragilidades – para que seja capaz de lidar, de forma madura com a emoção dos seus alunos, de modo a prepará-los para serem autênticos em suas ações e emoções.

Abstract:
This doctoral thesis in education aims to investigate how the emotions present in the relationships between teacher and student interfere in the processes of constitution of teaching and in the mediation of teaching activities. We start from the principle that human development is the result of a double history that involves the conditions of the subject and the successive situations in which he gets involved and to which he responds. The child's activity is only possible thanks to the resources offered by both material instruments and language, and mediation by other people is particularly fundamental in the construction of thought and self-consciousness. Thus, we can infer that, in fact, emotions play a preponderant role in the development of the teaching and learning process. Thus, we defend the thesis that the students express their affectivity and emotions in their speeches, attitudes, and results based on experiences of well-being or uneasiness caused by their relationships with teachers in the school environment. In this thesis, our goal is to go beyond the treatment of emotions as internal and subjective phenomena and show that the separation between individual and social aspects of emotions leads to an impasse. We argue that emotions need to be understood simultaneously as individual and social, without dealing with them as if both aspects are equal. My research aims to bring together some theoretical elements offered by Vygotsky (1896 - 1934) in his psychological research in order to build a sociocultural approach to the study of emotions. Such an approach needs to frame the individual-social relationship not as two separate entities, but as co-constructed. Thus, this study seeks to analyze the interference of emotions in teaching processes by having as a focus of investigation the teaching mediation of teaching activities carried out in the classroom and in the school environment. The cultural-historical approach we draw upon is, in fact, informed directly by the work of Vygotsky, as well as the work developed in the sociocultural and cultural historical traditions that developed from his work. Furthermore, we argue that the idea of a cultural-historical approach is not outside the field of psychology, although it is outside the dominant approach in psychological research, namely cognitive psychology. Initially, we present the methodological aspects that were the basis for the planning and construction of this thesis; we highlight the contributions of the historical and dialectical materialism paradigm and present the paths of the research via procedures under qualitative analysis. The results found lead to the understanding that it is possible to establish a relationship between the teacher's emotional process, their experiences, with the teaching process to be developed in the school space. However, it is essential that the educator tries to develop a work of self-knowledge, identifying his own emotions - potentialities, weaknesses - so that he is able to deal, in a mature way, with the emotions of his students, in order to prepare them to be authentic in their actions and emotions.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Oliveira, Edjofre Coelho De. Entre afetos e emoções: a formação de professores para a mediação docente das atividades de ensino sob a perspectiva histórico-cultural.. 2022. 153 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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