Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Trajetórias formativas docentes e seu reflexo na condução do Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Autor(es):
Conde, Ivo Batista

Palavras Chaves:
Trajetórias de formação; Professores orientadores; Estágio Supervisionado; Ciências Biológicas

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Este configura o relatório da tese de doutorado sustentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/ UECE), tendo como objeto de estudo as trajetórias de formação de professores universitários que ministram a disciplina Estágio Supervisionado, na licenciatura em Ciências Biológicas, no âmbito do Campus de Fortaleza. A pesquisa tem por objetivo compreender as repercussões da trajetória formativa e dos processos de formação dos docentes que atuam nas disciplinas Estágio Supervisionado. Conforma-se como estudo de natureza qualitativa, de cunho fenomenológico, e caracteriza-se pelo método estudo de caso, do tipo simples. O locus foi o Curso de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Campus do Itaperi, em Fortaleza-CE. Participaram da pesquisa docentes do quadro efetivo, que atuam ou atuaram nas disciplinas Estágio Supervisionado I, II, III, e IV. Para a coleta de dados, recorreu-se às técnicas de análise documental, questionário e entrevista semiestruturada, tendo como suporte o uso de ferramentas tecnológicas, pois, à época, a incidência de casos de COVID-2019 era alta. Na análise documental, foram considerados o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), de 2007.2 e 2012.2, de Ciências Biológicas, presencial, da unidade de Fortaleza, os currículos Lattes dos docentes incluídos na pesquisa, bem como os relatórios da coordenação contendo a Carga Didática Semanal (CDs) dos docentes que ministraram o Estágio Supervisionado. A aplicação do questionário foi realizada utilizando-se a plataforma do Google Forms®, com perguntas objetivas e subjetivas. As entrevistas foram realizadas por meio da plataforma do Google Meet®. Para a análise de dados, louvou-se na técnica de Análise de Conteúdo, tendo como suporte o software QSR NVivo® versão 12 Plus, que apoiou no tratamento e categorização dos dados resultantes da coleta. Os indicadores apontam que os docentes, ao assumirem disciplinas do estágio, mesmo aqueles que têm uma base de formação no bacharelado, recobram em suas memórias boas experiências vivenciadas em sua trajetória de formação, e apontam para a autoformação com suporte em conteúdos relacionados à formação pedagógica. Outros dados retratam as possíveis articulações do Estágio Supervisionado com pesquisa, concorrendo para se reafirmar que o estágio instrumentaliza docentes e discentes para o fazer docente, ao incorporar a cultura e as relações pessoais e sociais em sua formação para a profissão docente.

Abstract:
This configures the report of the doctoral thesis supported by the Graduate Program in Education at the State University of Ceará (PPGE/ UECE), having as its object of study the training trajectories of university professors who teach the discipline Supervised Internship, in the degree in Biological Sciences, within the scope of the Fortaleza Campus. The research aims to understand the repercussions of the training trajectory and training processes of teachers who work in the disciplines Supervised Internship. It conforms to a qualitative study, of a phenomenological nature, and is characterized by the case study method, of the simple type. The locus was the Biological Sciences Course (CCB) at the State University of Ceará (UECE), at the Itaperi Campus, in Fortaleza-CE. Teachers of the effective staff, who work or worked in the disciplines Supervised Internship I, II, III, and IV, participated in the research. For data collection, techniques of document analysis, questionnaire and semi-structured interview were used, supported by the use of technological tools, since, at the time, the incidence of cases of COVID-2019 was high. In the documental analysis, the Pedagogical Project of the Course (PPC), from 2007.2 and 2012.2, of Biological Sciences, face-to-face, from the Fortaleza unit, the Lattes curricula of the professors included in the research, as well as the reports of the coordination containing the Didactic Workload were considered Weekly (CDs) of the professors who taught the Supervised Internship. The questionnaire was applied using the Google Forms® platform, with objective and subjective questions. The interviews were conducted through the Google Meet® platform. For data analysis, the Content Analysis technique was praised, supported by the QSR NVivo® software version 12 Plus, which supported the treatment and categorization of the data resulting from the collection. The indicators indicate that teachers, when taking on internship disciplines, even those who have a baccalaureate training base, recover in their memories good experiences lived in their training trajectory, and point to self-training supported by content related to pedagogical training. Other data portray the possible articulations of the Supervised Internship with research, concurring to reaffirm that the internship equips teachers and students to do teaching, by incorporating culture and personal and social relationships in their training for the teaching profession.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Conde, Ivo Batista. Trajetórias formativas docentes e seu reflexo na condução do Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2022. 186 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1