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Repositório Institucional - UECE
Título:
A pedagogia universitária e a formação didático-pedagógica de docentes de licenciatura em história: um olhar a partir da Universidade Estadual do Ceará

Autor(es):
Matos, Emanuelle Oliveira Da Fonseca

Palavras Chaves:
Pedagógica Universitária; Formação de professores; Licenciatura em História; Didática; Formação didático-pedagógica.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A expansão do número de professores nas faculdades está relacionada diretamente ao aumento do número de instituições superiores, ficando evidente a necessidade de uma formação didático-pedagógica que contribua de forma crítica e reflexiva na condução do conhecimento e na atuação profissional. Todavia, nem todos os docentes universitários têm essa formação, se limitando a práticas tradicionais de ensino. Portanto, o objeto da pesquisa é a formação didático-pedagógica dos professores formadores das disciplinas de práticas de ensino nos cursos de licenciatura em História. Para responder tais questionamentos o objetivo geral é compreender os limites e possibilidades da formação didático-pedagógica de professores dos cursos de licenciatura em História, para a concretização de uma Pedagogia Universitária. A presente pesquisa se caracteriza com uma questão metodológica que visa aproximar a realidade dos sujeitos com as concepções acerca da Pedagogia Universitária, para tanto, foi realizado um Estado da questão que buscou analisar o objeto da pesquisa e os autores que permeiam a discussão acerca do tema proposto. Foi realizada também uma análise documental das matrizes curriculares dos cursos de História e das Diretrizes Curriculares dos cursos de Formação de professores, assim como um estudo bibliográfico acerca das obras dos autores que trabalham Formação de Professores, Pedagogia Universitária, didática e Práxis. A pesquisa se caracterizou como um Estudo de Caso, cujo lócus foi a Universidade Estadual do Ceará - UECE e em três de seus campi, Centro de Humanidades, localizado em Fortaleza; Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM, localizada em Limoeiro do Norte, CE; e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC, situada em Quixadá. Os sujeitos da pesquisa foram 4 (quatro) professores que ministram as disciplinas de prática de ensino no curso de História e/ou Estágio Supervisionado. A pesquisa revelou que existem lacunas na formação docente no que se refere à relação teoria e prática, o que reflete diretamente da condução das disciplinas pedagógicas. Ficou evidente a necessidade de promover uma formação pautada na reflexão que contribua para que os docentes relacionem os saberes teóricos com a prática em sala de aula; outro achado foi a importância da didática no exercício de uma prática transformadora; A práxis e sua relação com a socialização profissional foi outro ponto destacado; Foi apontada ainda a necessidade da dialogicidade em sala de aula para promover uma aprendizagem baseada na vivência do aluno. Já ao abordar a pandemia, foi dito que esse período foi marcado por lacunas na formação docente e aulas que desvinculavam teoria e prática, ocasionadas pela ausência das vivências nas disciplinas de práticas de ensino. Com isso, fica evidente a necessidade de mudança nos currículos voltados para a formação de professores, esses que devem promover uma reflexão sobre a prática docente, baseada na práxis, desde a formação inicial, buscando associar os conteúdos teóricos com a sua prática pedagógica durante todo o curso. Portanto, é possível confirmar a tese de que os professores dos cursos de licenciatura em História apresentam dificuldades com relação às práticas pedagógicas, com base em uma práxis, lacunas na formação na própria Universidade.

Abstract:
The expansion of the number of professors in faculties is directly related to the increase in the number of higher institutions, becoming evident the need for pedagogical-didactic training that contributes critically and reflexively to the conductor knowledge and professional performance. However, not all university professors have this training; they limited themselves to traditional teaching practices. Therefore, the object of the research is the didactic-pedagogical training of teachers’ trainers of the disciplines of teaching practices in undergraduate courses in History. To answer these questions, the general objective is to understand the limits and possibilities of didactic-pedagogical training of teachers of undergraduate courses in History, for the realization of a University Pedagogy. This research is characterized as the methodological question aims to approach the reality of the subjects with the conceptions about University Pedagogy, for this purpose, a State of the question was carried out that sought to analyze the object of the research and the authors who permeate the discussion about the proposed theme. A documentary analysis of the curricular matrices of the History courses and the Curricular Guidelines of teacher training courses was also carried out, as well as a bibliographic study about the works of the authors who work teacher training, university pedagogy, didactics and praxis. The research was characterized as a Case Study, whose locus was the “Universidade Estadual do Ceará – UECE” and on three of its campuses, Humanities Center, located in Fortaleza; “Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM”, located in “Limoeiro do Norte”, “CE”; and “Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC”, located in “Quixadá”. The research subjects were 4 teachers who teach the teaching practice disciplines in the History and/or Supervised Internship course. The research revealed that there are gaps in teacher education with regard to the relationship between theory and practice, which directly reflects the conduction of pedagogical disciplines. It was evident the need to promote a training based on reflection that contributes to teachers relating theoretical knowledge with practice in the classroom; another finding was the importance of didactics in the exercise of a transformative practice; Praxis and its relationship with professional socialization was another highlighted point; It was also pointed out the need for dialogicity in the classroom to promote a learning based on the student's experience. When addressing the pandemic, it was said that this period was marked by gaps in teacher education and classes that disconnected theory and practice caused by the absence of experiences in the disciplines of teaching practices. With this, it is evident the need for change in curriculum aimed at teacher education, which should promote a reflection on teaching practice, based on praxis, since initial training, seeking to associate theoretical content with its pedagogical practice throughout the course. Therefore, it is possible to confirm the thesis that the teachers of the undergraduate courses in History present difficulties in relation to pedagogical practices, based on praxis, gaps in the formation at the University itself.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Matos, Emanuelle Oliveira Da Fonseca. A pedagogia universitária e a formação didático-pedagógica de docentes de licenciatura em história: um olhar a partir da Universidade Estadual do Ceará. 2022. 123 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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