Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação continuada na educação física escolar: a educação para a saúde em uma perspectiva crítico-reflexiva

Autor(es):
Fernandes, Maria Petrilia Rocha

Palavras Chaves:
Educação física; Formação Continuada; Práxis pedagógica; Saúde

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A conjuntura social fluente denota outra ordem que se estabelece, a qual se faz acompanhar por um intenso movimento de transformações nas dimensões econômica, política, social e cultural. Nessas circunstâncias, as instituições de ensino situam-se no âmago das transformações, o que implica a necessidade de se incorporar novas atitudes e ressignificações nas práxis pedagógicas. O objetivo geral desta investigação é compreender as implicações fundantes da formação continuada de Educação para a Saúde na Educação Física, em uma perspectiva crítico-reflexiva. O caminho teórico-metodológico orientou-se pelo paradigma crítico, em uma abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação crítico-colaborativa. O locus da investigação foi a Rede Estadual de Ensino, no Município de Sobral, região norte do Estado do Ceará. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Física do sistema estadual. A coleta dos dados envolveu a aplicação de questionário, análise dos depoimentos dos docentes durante os encontros reflexivos e uma entrevista semiestruturada. O exame dos indicadores ocorreu mediante a análise estatística, adicionada à Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2011). Como resultados, evidencia-se o fato de que os professores reconhecem a relevância da Educação para a Saúde na Educação Física escolar, entretanto, expressam dificuldades de desenvolver essa matéria na práxis pedagógica. Desse modo, a formação continuada, por meio da metodologia da pesquisa-ação, expressou-se como uma oportunidade na ampliação de horizontes e na possibilidade de estabelecer práticas de Educação para a Saúde, com esteio nas experiências e saberes docentes. Ademais, essa formação deu ensejo ao estabelecimento de outros renovados sentidos e significados na produção de conhecimentos, promovendo a ressignificação da práxis pedagógica por meio de processos crítico-reflexivos. Ex-positis, propõe-se uma formação continuada em Educação para a Saúde, vinculada à Secretaria de Educação do Ceará, para todos os professores de Educação Física da rede estadual de ensino, como possibilidade de instalar uma formação emancipatória assente numa práxis pedagógica crítica e reflexiva.

Abstract:
The current social conjuncture presents an established new order that is accompanied by an intense movement of transformations in the economic, political, social and cultural dimensions. In this context, educational institutions are placed at the heart of transformations, implying the need to incorporate new postures and re-significations in our pedagogical praxis. The general objective of this investigation is to understand the fundamental implications of continuing education for health in Physical Education from a critical-reflexive perspective. The theoretical-methodological path was based on the critical paradigm, in a qualitative approach, using the critical-collaborative action research method. The locus of the investigation was the state education network in the municipality of Sobral, in the northern region of the state of Ceará. The research subjects were Physical Education teachers from the state education network. Data collection involved the application of a questionnaire, analysis of the teachers' testimonies during the reflective meetings and a semi-structured interview. Data analysis took place through statistical analysis and content analysis by Bardin (2011). As a result, we emphasize that teachers recognize the importance of health education in school Physical Education; however, they have difficulties in developing this theme in pedagogical praxis. In this way, continuing education, through the methodology of action research, represents an opportunity to expand new horizons and the possibility of building health education practices, based on teachers' experiences and knowledge. Furthermore, this training allowed the construction of new senses and meanings in the production of knowledge, promoting the re-signification of pedagogical praxis through critical-reflexive processes. In view of the above, we suggest the proposal of a continuing education in health education, linked to the state education department, for all Physical Education teachers in the state education network as a possibility of building an emancipatory training from a critical and reflective pedagogical praxis

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Fernandes, Maria Petrilia Rocha. Formação continuada na educação física escolar: a educação para a saúde em uma perspectiva crítico-reflexiva . 2022. 256 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1