Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação continuada de docentes em educação ambiental com foco em mudanças climáticas: a experiência na escola de ensino médio Luiza Bezerra de Farias, em Tururu-ce

Autor(es):
Magalhaes, Luana Mara Meneses Sousa

Palavras Chaves:
Educação ambiental; Formação Continuada; TICs

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Este estudo tem por objetivo contribuir com a qualificação docente por meio da Formação Continuada em Educação Ambiental, Mudanças Climáticas e o uso das Tecnologias de Informação e comunicação (TICs). Este trabalho se desenvolveu através de oficinas direcionadas aos professores e professoras de ensino médio do município do Tururu, ocasião em que se utilizou de Blogs para abordar temas da Educação Ambiental. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, classificada como exploratória de natureza quantitativa / qualitativa, realizada com o grupo de professores (as) e estudantes das turmas de primeira série e uma turma de segunda série. Aplicou-se a docentes e estudantes, questionários em formato de planilha eletrônica e impressos, com o intuito de avaliar a interação de ambos com os recursos tecnológicos, além de analisar seu impacto como ferramenta didática no ensino-aprendizagem. Para atingir os objetivos desta pesquisa foi realizado um levantamento na literatura abordando as principais ferramentas dos meios tecnológicos aplicadas como recurso didático, em específico o blog, os temas da Educação Ambiental, Agenda 21 Escolar, a formação continuada de professoras e professores, além da técnica utilizada nas oficinas de capacitação: mapas mentais. Como produto final deste trabalho, foi desenvolvido um blog, para que docentes e discentes tenham possibilidades de desenvolver ações e materiais didáticos para discutir temas e atitudes da Educação Ambiental. Palavras chave: Educação ambiental. Formação Continuada. TICs

Abstract:
This study aims to contribute to teacher qualification through Continuing Education in Environmental Education, Climate Change and the use of Information and Communication technology (TICs). Blogs were used to address issues of Environmental Education. The research is characterized as applied, classified as exploratory of a quantitative / qualitative nature, carried out with a group of teachers and students from 1st grade classes and a 2nd grade class. Questionnaires in electronic and printed spreadsheet format were applied to teachers and students, with the aim of evaluating their interaction with technological resources, in addition to analyzing their impact as a didactic tool in teaching and learning. In order to achieve the objectives of this research, a survey was carried out in the literature addressing the main tools of technological means applied as a didactic resource, in particular the blog, the themes of Environmental Education, School Agenda 21, the continuing education of teachers, in addition to the technique used in training workshops: mind maps. As a final product of this work, a blog was developed, so that teachers and students have the possibility to develop actions and teaching materials to discuss themes and attitudes of Environmental Education. Keywords: environmental education. continuing education. TICs

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Magalhaes, Luana Mara Meneses Sousa. Formação continuada de docentes em educação ambiental com foco em mudanças climáticas: a experiência na escola de ensino médio Luiza Bezerra de Farias, em Tururu-ce. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1