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Repositório Institucional - UECE
Título:
Referentes de ação e o desenvolvimento da profissionalidade de professores de Matemática iniciantes, egressos do Pibid, nos sertões de Canindé-CE.

Autor(es):
MENDONÇA, LUCIANA DE OLIVEIRA SOUZA

Palavras Chaves:
Professores iniciantes; Referentes de ação docente; Pibid Matemática; Profissionalidade docente; Grupo de Discussão Operativo.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta é uma investigação sobre a constituição de referentes de ação e o desenvolvimento da profissionalidade de professores iniciantes de Matemática egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do IFCE - Campus Canindé-CE. Teve como objetivo analisar como os referentes de ação docente foram constituídos por esses docentes e como eles orientam, fundamentam e vêm tecendo o desenvolvimento de sua profissionalidade nos primeiros anos na profissão. Foi movida pelas seguintes questões: que experiências marcam a atuação dos professores iniciantes de Matemática na constituição de referentes de ação? Quais são os referentes de ação constituídos por professores iniciantes de Matemática egressos do Pibid? Como os referentes de ação docente se manifestam na profissionalidade dos professores iniciantes de Matemática, egressos do Pibid? O aporte teórico da pesquisa foi constituído em torno de três categorias: Professores iniciantes – tematizado com suporte em Garcia (1999), Avalos (2012), Vaillant e Garcia (2012), André (2012, 2018), Papi e Martins (2010), Corrêa e Portella (2012), Nono (2001, 2005 e 2011), Mizukami (2007); Profissionalidade docente – abordada com apoio nas formulações de Contreras (2002), Shulman (2014), Imbernón (2011), Nóvoa (1995, 2017), Cunha (2013), Chakur (2000, 2002), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003); e, Referentes de ação – discutida com arrimo nas formulações de Silva, Almeida e Gatti (2016), Leal e Reali (2015), entre outros. Pesquisa que se desenvolveu ancorada na perspectiva do interpretativismo, na abordagem qualitativa e no estudo de caso pela via da narrativa, com suporte em três procedimentos: exame do memorial de formação, grupo de discussão operativo e rodas de conversa. A análise dos dados foi realizada a partir da triangulação das narrativas obtidas mediante os procedimentos adotados e com arrimo na análise textual discursiva (ATD). O exame da literatura evidenciou que não há linearidade, homogeneidade e hierarquização da profissionalidade, mas diferentes níveis e diferentes ritmos e movimentos que oscilam entre erro, sucesso e refinamento. A análise dos dados empíricos, por sua vez, reforça essa sinalização teórica ao evidenciar que os referentes de ação docente que fundamentam e orientam a atuação profissional dos professores iniciantes de Matemática colaboradores dessa pesquisa vêm sendo constituídos com esteio em diversificadas e significativas experiências vivenciadas em suas trajetórias formativas, principalmente em sua formação inicial, com destaque para o Pibid. Além disso, ficou evidenciado que, ante os desafios do início da carreira, esses docentes mobilizam os referentes de ação docente constituídos, ressignificando-os e, a partir deles, vão tecendo sua profissionalidade movidos, sobretudo, pelo compromisso social com seus alunos e com seu desenvolvimento profissional.

Abstract:
This is an investigation on the constitution of action referents and the development of the professionality of novice Mathematics teachers graduated from the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Pibid, from its Portuguese abbreviation) of IFCE - Campus Canindé-CE. It aimed to analyze how the referents of teaching action were constituted by these teachers and how they guide, support and have been weaving the development of their professionalism in the first years in the profession. It was driven by the following questions: what experiences mark the performance of novice Mathematics teachers in the constitution of action referents? What are the action referents constituted by novice Mathematics teachers graduated from Pibid? How do the referents of teaching action manifest themselves in the professionalism of novice Mathematics teachers, graduated from Pibid? The theoretical contribution of the research was constituted around three categories: Novice teachers - thematized with support in Garcia (1999), Avalos (2012), Vaillant e Garcia (2012), André (2012, 2018), Papi e Martins (2010) , Corrêa and Portella (2012), Nono (2001, 2005 and 2011), Mizukami (2007); Teaching professionalism – approached with support in the formulations of Contreras (2002), Shulman (2014), Imbernón (2011), Nóvoa (1995, 2017), Cunha (2013), Chakur (2000, 2002), Ramalho, Nuñez and Gauthier (2003); and, Referents of action – discussed with support in the formulations of Silva, Almeida and Gatti (2016), Leal and Reali (2015), among others. Research that was developed anchored in the perspective of interpretivism, in the qualitative approach and in the case study through the narrative, supported by three procedures: examination of the training memorial, operative discussion group and conversation circles. Data analysis was performed based on the triangulation of the narratives obtained through the adopted procedures and supported by the discursive textual analysis (DTA). The literature review showed that there is no linearity, homogeneity and hierarchy of professionalism, but different levels and different rhythms and movements that oscillate between error, success and refinement. The analysis of empirical data, in turn, reinforces this theoretical signal by showing that the references of teaching action that underlie and guide the professional performance of novice Mathematics teachers who collaborated in this research have been constituted based on diversified and significant experiences lived in their formative trajectories, mainly in their initial formation, with emphasis on the Pibid. In addition, it was evident that, in the face of the challenges of the beginning of their careers, these teachers mobilize the established teaching action referents, giving them a new meaning and, from them, they weave their professionalism driven, above all, by the social commitment to their students and with their professional development.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
MENDONÇA, LUCIANA DE OLIVEIRA SOUZA. Referentes de ação e o desenvolvimento da profissionalidade de professores de Matemática iniciantes, egressos do Pibid, nos sertões de Canindé-CE.. 2022. 371 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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