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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Tecnologias digitais na gestão escolar: formação de diretores do município de fortaleza (ce)

Autor(es):
Reboucas, Aline De Oliveira

Palavras Chaves:
Formação Docente ;Tecnologias Digitais na Educação ;Gestão Escolar; Políticas de Formação; Diretor Escolar.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Há um número reduzido de pesquisas sobre a formação de gestores escolares para o uso de tecnologias digitais. Por outro lado, a pandemia da COVID-19 fez avançar o uso dessas tecnologias no ensino presencial e o debate sobre sua integração no ensino. Diante desse contexto, definimos como problema de pesquisa: qual a formação continuada e a prática profissional de gestores escolares da rede pública municipal de Fortaleza (CE) quanto ao uso de tecnologias digitais, do ano de 2013 até o presente? Em função desse interrogante, elaboramos o seguinte objetivo geral: analisar a formação continuada e a prática profissional de gestores escolares quanto ao uso de tecnologias digitais, a partir de 2013. Estabeleceram-se, como decorrência, os objetivos específicos: mapear as ações da política educacional adotada pela SME para a apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) por gestores das escolas; analisar a formação continuada de gestores escolares para o uso de tecnologias digitais; e conhecer a prática profissional dos gestores escolares com tecnologias digitais, a partir de 2013. A metodologia foi baseada no paradigma pragmático e na abordagem mista, utilizando pesquisa documental e survey como métodos de pesquisa. O instrumento empregado foi um questionário online, via Google Forms, com perguntas objetivas e discursivas. Selecionamos uma amostra aleatória simples, constituída de 33 diretores escolares da rede pública municipal de ensino de Fortaleza, extraída de uma população de 304 profissionais. A análise dos dados consistiu em análise de conteúdo para os dados qualitativos e análise estatística para os quantitativos. Dentre os resultados obtidos, identificamos inexistência de uma política efetiva de formação do diretor escolar para o uso das TDICs, que aconteça de maneira sistemática. As ações de formação continuada dos gestores escolares para o uso de tecnologias digitais, promovidas pela SME desde 2013, são pontuais e abrangeram apenas 63,6% (21) dos participantes da pesquisa. Por outro lado, todos eles utilizam essas tecnologias diariamente em seus trabalhos e, com o advento da pandemia de COVID-19, o uso aumentou em suas atividades como diretor escolar. Há necessidade, por conseguinte, de política pública municipal efetiva de formação de gestores escolares voltada ao uso de tecnologias digitais, com base em suas necessidades formativas e prática profissional.

Abstract:
There is a small number of research studies on the education of school directors for the use of digital technologies. On the other hand, the COVID-19 pandemic has advanced the use of these technologies in physical classrooms as well as the debate of their integration into the education system. Given this context, it was defined as a research problem: what is the continuing education and professional practice of school directors in the municipal public education system of Fortaleza (CE) regarding the use of digital technologies, from 2013 to the present? Based on this question, the following general objective was determined: analyzing the continuing education and professional practice of school directors regarding the use of digital technologies, from 2013. As a result, the specific objectives were established: mapping the actions of the education policy adopted by the SME for the appropriation of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) by school directors; analyzing the continuing education of school directors for the use of digital technologies; and to know the professional practice of school directors with digital technologies, as of 2013. The methodology was based on the pragmatic paradigm and a mixed approach, using documentary research and a survey as research methods. The instrument used was an online questionnaire, via Google Forms, with objective and discursive questions. A simple random sample was selected, consisting of 33 school directors from the municipal public education system of Fortaleza, drawn from a population sampling of 304 professionals. Data analysis consisted of content analysis for qualitative data and statistical analysis for quantitative data. Among the results obtained, we identified the inexistence of an effective policy on the education of school directors for the use of TDICs, which happens in a systematic way. The continuing education actions aimed at training school directors for the use of digital technologies, promoted by the SME since 2013, are punctual and covered only 63.6% (21) of the research participants. On the other hand, they all use these technologies daily in their work and, with the advent of the COVID-19 pandemic, the use has increased in their activities as school directors. There is a need, therefore, for an effective municipal public policy focused on the use of digital technologies to educate school directors, based on their training needs and professional practice.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Reboucas, Aline De Oliveira. Tecnologias digitais na gestão escolar: formação de diretores do município de fortaleza (ce) . 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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