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Repositório Institucional - UECE
Título:
Metamorfoses do ser-professor de Química: entre a vida, a formação e o trabalho

Autor(es):
Leite, Luciana Rodrigues

Palavras Chaves:
Narrativas (auto)biográficas; Docência em Química; Formação experiencial; Identidade docente

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esse estudo tem o objetivo de compreender, a partir das narrativas autobiográficas de professores de Química que atuam na Educação Básica, as relações dialéticas de aproximação/distanciamento entre formação, vida e trabalho. A formação é apreendida mediante seu caráter permanente, a partir dos pressupostos freirianos de inacabamento e vocação ontológica do homem de vir a ‘ser mais’; a abordagem (auto)biográfica é adotada enquanto instrumento de pesquisa e formação, a partir dos pressupostos jossonianos da pesquisa-formação com histórias de vida; e a práxis se insere como eixo teórico balizador do estudo. Quatro professores de Química da Educação Básica cearense – Cassim, Harry, Hélio e Madalena – participaram deste trabalho reflexivo-dialogado, em que foi constituído um espaço-tempo de narração individual (por meio de Cartas Pedagógicas) e coletivo (no Grupo Reflexivo de Mediação Biográfica - GRMB), no qual recordações-referência constituíram-se como mote para o professor analisar/refletir sobre as nuanças que se estabelecem entre seu contexto pessoal-formativo-profissional, com vistas a auto orientação. As narrativas foram elaboradas e problematizadas no decorrer de cinco sessões do GRMB, a partir das dimensões iniciática, maiêutica e hermenêutica, e a adoção de Quadros de Escuta. A Compreensão Cênica, fundamentado em Marinas (2007) e Abrahão (2014) foi adotada como metodologia de análise das narrativas, de modo que um conjunto de cenas foi construído a partir de recordações-referência de cada docente e com suporte em anotações dispostas em um Diário de Itinerâncias, elaborado pela pesquisadora (BARBIER, 2007). Nesse percurso de “caminhar para si” as individualidades foram decisivas, haja vista que cada professor tem histórias singulares que foram/são formadoras, por conseguinte, é afetado de modos distintos pela mesma experiência, seja ela de ordem pessoal, acadêmica e/ou profissional. Ficou perceptível que formação, vida e trabalho estão intrinsecamente relacionados, no contexto de cada um dos professores em questão, ratificando a compreensão de que é impossível separar pessoalidade e profissionalidade docente. Esse conjunto de referências fundamenta a tese defendida, de que “O trabalho com histórias de vida é um movimento investigativo-formativo potencialmente emancipatório, cujas bases epistemológicas, pautadas no diálogo e na reflexão, nos permitem compreender criticamente o movimento dialético de aproximação e distanciamento entre formação, vida e trabalho a partir do qual se constroem a pessoalidade e profissionalidade docente”.

Abstract:
This study aims to understand, from the autobiographical narratives of Chemistry teachers who work in Basic Education, the dialectical relations of approximation/distance between education, life and work. Formation is apprehended through its permanent character, based on Freire's assumptions of incompleteness and man's ontological vocation to 'be more'; the (auto)biographical approach is adopted as an instrument for research and training, based on the Jossonian assumptions of research-education with life stories; and the praxis is inserted as a theoretical axis that guides the study. Four Chemistry teachers from Ceará Basic Education – Cassim, Harry, Hélio and Madalena – participated in this reflexive-dialogued work, in which a space-time of individual narration (through Pedagogical Letters) and collective (in the Reflexive Biographical Mediation Group - GRMB) was created, in which memories-reference constituted a motto for the teacher to analyze and reflect on the nuances that are established between his personal-training-professional context, with a view to self-orientation. The narratives were elaborated and problematized during five sessions of the GRMB, from the initiatory, maieutic and hermeneutic dimensions, and the adoption of Listening Boards. The Scenic Comprehension, based on Marinas (2007) and Abrahão (2014) was adopted as a methodology for analyzing the narratives, so that a set of scenes was built from the reference memories of each teacher and supported by notes arranged in a Travel Diary, prepared by the researcher (BARBIER, 2007). In this path of “walking towards oneself”, the teacher’s individualities were decisive, given that each one has unique histories that were/are formative, therefore, they are affected in different ways by the same experience, whether personal, academic and/or professional. It was noticeable that training, life and work are intrinsically related, in the context of each of the teachers in question, confirming the understanding that it is impossible to separate teaching personality and professionality. This set of references supports the thesis defended, that “Working with life stories is a potentially emancipatory investigative-formative movement, whose epistemological basis, based on dialogue and reflection, allow us to critically understand the dialectical movement of approximation and distancing between formation, life and work from which the teaching personality and professionalism are built”.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Leite, Luciana Rodrigues. Metamorfoses do ser-professor de Química: entre a vida, a formação e o trabalho. 2022. 226 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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