O uso das mídias digitais na educação configura-se uma realidade na
sociedade contemporânea. Esse fato provocou o surgimento de recursos de
ensino, como os Objetos de Aprendizagem, que são materiais didáticos digitais
em diferentes mídias (áudio, vídeo, software, simulação, entre outros) que
podem ser usados como material complementar ao ensino em diversas
disciplinas. Nesta pesquisa, tratamos justamente Objetos de Aprendizagem em
forma de vídeo destinados ao ensino da Língua Portuguesa. Nosso objetivo
primeiro constitui-se em discutir, sob a perspectiva teórica sociointeracionista, a
adequação desses recursos didáticos ao ensino de Língua Portuguesa, a partir
das concepções de língua(gem) e tipo de ensino subjacentes a eles. Além
disso, analisamos também se há convergência entre a proposta didática dos
OAs e o que determinam diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa, como
os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O corpus da pesquisa é
composto de dois objetos em forma de vídeo, que apresentam como conteúdo
principal um dos conteúdos presentes nas propostas curriculares da educação
básica: a variação linguística. Os dois vídeos destinam-se ao ensino da Língua
Portuguesa, no Ensino Médio, e estão depositados no Banco Internacional de
Objetos Educacionais - BIOE. A análise feita foi descritiva de caráter
exploratório e os resultados encontrados revelaram que há diferentes
concepções de língua(gem) e tipos de ensino nos Objetos de Aprendizagem
depositados no mesmo repositório e que há divergência entre o que
preconizam os PCNs e o que é proposto nos objetos. Da análise dos dados,
também surgiram outros resultados que, embora não pensados nos objetivos,
são relevantes para a pesquisa: o repositório analisado, o BIOE – que é um
repositório coordenado pelo Ministério da Educação - MEC e com apoio de
várias instituições de ensino superior federais –, permite que perspectivas
inadequadas de ensino de língua e o preconceito linguístico sejam veiculados
nos Objetos nele depositados. Constata-se, assim, um paradoxo entre as
diretrizes de ensino e os recursos didáticos digitais disponibilizados pelo
próprio MEC para os docentes.