Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A formação continuada de professores da rede municipal de Fortaleza para o uso de tecnologias digitais

Autor(es):
Duarte, Patricia Felix

Palavras Chaves:
Formação de Professores; Formação Continuada; Tecnologias Digitais na Educação

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O debate sobre o tema das tecnologias digitais no contexto escolar esteve ainda mais presente nos últimos dois anos por causa do cenário pandêmico, o qual evidenciou a necessidade de uso dessas ferramentas pela comunidade escolar. Diante desse contexto, definimos como problema de pesquisa: qual a formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais na rede municipal de ensino de Fortaleza? Dele decorre o objetivo geral desta investigação: analisar a formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais na rede municipal de ensino de Fortaleza, a partir de 2013. Estabeleceu-se, por conseguinte, como objetivos específicos: identificar a formação para o uso de tecnologias digitais dos professores, resultante de cursos acadêmicos; conhecer as ações de formação de professores para o uso das tecnologias digitais desenvolvidas na rede municipal de ensino de Fortaleza; e propor diretrizes para a formação dos professores da rede municipal de Fortaleza que contemplem o desenvolvimento de competências para uso de tecnologias digitais na sua prática profissional. A metodologia adotada é baseada no paradigma pragmático, com abordagem mista e tem, como método de pesquisa, o survey. O instrumento aplicado, após aceitação do TCLE pelos participantes da investigação, foi um questionário online, via Google Forms, com questões fechadas e abertas. A amostra de participantes foi constituída de 64 professores com atuação no ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de Fortaleza. Entre os resultados obtidos, identificamos deficiência na formação para o uso de tecnologias digitais nos cursos de graduação e pós-graduação realizados pelos docentes. Ao investigarmos as ações de formação de professores para o uso das tecnologias digitais desenvolvidas na rede municipal de ensino de Fortaleza, compreendemos que os professores consideram relevante uma formação específica para o uso pedagógico das TICs. A maioria afirmou, contudo, que não recebeu formação para esse fim, considerando o período de 2013 até abril de 2022. A respeito da proposição de diretrizes, sugerimos que a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) implante uma formação específica para o uso de tecnologias digitais para toda a rede de ensino, levando em consideração, sobretudo, o aspecto prático, além de prover as escolas de infraestrutura adequada e abrir canais de diálogo para melhor compreensão das necessidades formativas dos docentes, com o objetivo comum de proporcionar uma formação com qualidade e que auxilie diretamente na promoção da aprendizagem dos estudantes.

Abstract:
The debate around digital technologies in the school context has been even more present in the last two years because of the pandemic settings, which made evident the need of using those tools by the school community. In the face of such circumstances, we set as our research problem this question: is there continuing education to use digital technologies for teachers at Fortaleza's education municipal network? From that question comes the main object of this investigation, which is to analyse the continuing education to use digital technologies for teachers at Fortaleza's education municipal network since 2013. Thus, the specific objects of this research were established to identify the education to use digital technologies for teachers as an outcome of academic courses; to learn of teachers’ training for the use of digital technologies developed at Fortaleza's education municipal network; and to propose guidelines to be adopted in that training which include developing skills to use digital technologies in their professional practice. The followed methodology is based on the pragmatic paradigm with a mixed approach and the survey as research method. After the research participants accepted and signed a document to register THEIR free and informed consent, an online questionnaire was applied via Google Forms, with closed and open questions. The sample of participants consisted of 64 teachers working in elementary education in the public school system of the city of Fortaleza. Among the results obtained, we identified a deficiency in the training for the use of digital technologies in the undergraduate and graduate courses taken by the teachers. When we examined teachers’ trainings for the use of digital technologies developed at Fortaleza's education municipal network, we learned that teachers consider relevant to undergo some specific training for pedagogical use of ICTs. Most said, however, that they did not receive any training in this function, concerning the period from 2013 to April 2022. Regarding the proposition of guidelines, we suggest that Fortaleza’s Municipal Secretariat of Education (SME) carry out specific training for the use of digital technologies for the whole education network, taking into account, above all, the practical dimension, in addition to providing schools with adequate infrastructure and creating channels of dialogue for a better understanding of the teachers' training needs, with the common goal of supplying high quality training that directly assists in promoting students’ learning.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Duarte, Patricia Felix. A formação continuada de professores da rede municipal de Fortaleza para o uso de tecnologias digitais. 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1