Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Gestão e liderança escolar: resultados educacionais nas escolas da rede pública municipal de Fortaleza

Autor(es):
Pereira, Ocelio Fernandes

Palavras Chaves:
Políticas Educacionais; Gestão Escolar; Liderança Escolar.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O estudo aqui apresentado buscou aprofundar os conhecimentos sobre como os fatores ligados à liderança do diretor das escolas da rede municipal de Fortaleza contribuíram para a melhoria da aprendizagem dos alunos. De forma específica, nosso intento foi: I. Descrever os perfis de liderança escolar apresentados por gestores das escolas municipais de Fortaleza consideradas eficazes e compreender o que faz uma escola eficaz; II. Caracterizar a gestão dessas escolas; III. Identificar as possíveis relações entre a liderança do diretor e os resultados apresentados por essas instituições. Optou-se, metodologicamente, pela pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso para o desenvolvimento deste estudo. Como instrumentos para a coleta de dados, foram utilizados questionários, entrevistas semiestruturadas, observação e análise documental. Para este estudo, seis diretores escolares da rede municipal de Fortaleza das escolas destaque do Prêmio Gestão Escolar 2020. Os resultados apontaram que essas unidades demonstram aspectos comuns em relação à liderança do diretor, na utilização das avaliações externas como ferramentas de gestão e o foco na dimensão pedagógica para superação das dificuldades, inclusive as de estrutura física. Após o acompanhamento e o estudo desses dados, foram consolidados e analisados de modo a dialogarem com as fontes e o debate sobre gestão de qualidade e desenvolvimento de políticas públicas educacionais eficazes. Palavras-chave: Políticas Educacionais. Gestão Escolar. Liderança Escolar.

Abstract:
The study presented here climbed to deepen the knowledge in the factors linked to the leadership of the director of the schools of the municipal network of Fortaleza contributed to the improvement of the students' learning. Specifically, our intention was: I. To describe the school leadership profiles presented by managers of municipal schools in Fortaleza and to understand what makes an effective school; and II. To characterize the management of these schools, identifying the possible relationships between the director's leadership and the results presented by these institutions. Methodologically, a qualitative research of the case study type was chosen for the development of this study. As instruments for data collection, questionnaires, semi-structured interviews, observation and document analysis were used. For this study, six school principals from the municipal network of Fortaleza from the schools featured in the 2020 School Management Award. The results show that these units demonstrate common aspects in relation to the leadership of the principal, in the use of external evaluations as management tools and the focus on the dimension pedagogical approach to overcome difficulties, including those related to physical structure. After monitoring and studying these data, they were consolidated and analyzed in order to dialogue with the sources and the debate on quality management and the development of effective educational public policies. Keywords: Educational Policies. School Management. School Leadership.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Pereira, Ocelio Fernandes. Gestão e liderança escolar: resultados educacionais nas escolas da rede pública municipal de Fortaleza. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1