Repositório Institucional - UECE
Título:
Culturas disciplinares e artigos acadêmicos experimentais: um estudo comparativo da descrição sociorretórica

Autor(es):
Costa, Raquel Leite Saboia da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Nesta pesquisa, a partir da comparação entre exemplares do gênero artigo acadêmico
experimental, investigamos de que modo membros experientes das áreas disciplinares de
Linguística e de Medicina organizam sociorretoricamente seus textos, observando em que
medida as especificidades de cada área interferem nesse processo. Como objetivo principal,
com base na hipótese de que campos disciplinares distintos constroem diferentemente gêneros
acadêmicos, evidenciando em seus textos caracterização sociorretórica peculiar, pesquisamos
como diferentes culturas disciplinares (HYLAND, 2000, 2009) influenciam na elaboração de
artigos experimentais. Como objetivos específicos, descrevemos as culturas disciplinares das
áreas de Linguística e de Medicina, relacionando-as com a prática e o consumo de artigos
experimentais; relacionamos os propósitos comunicativos do gênero artigo experimental às
culturas disciplinares, considerando a compreensão dos pesquisadores das áreas investigadas;
descrevemos a organização retórica do artigo, considerando seus propósitos comunicativos e
as culturas em que estão situados, e analisamos, comparativamente, as descrições
sociorretóricas das referidas áreas disciplinares. Como norte teórico, utilizamos a proposta
teórico-metodológica de Swales (1990, 1992, 1998, 2004) acerca de comunidades discursivas
e de gêneros textuais, as apreciações de Hyland (2000, 2009) sobre culturas disciplinares, as
contribuições de Motta-Roth e Hendges (2010) a respeito do artigo experimental e as
propostas de descrição retórica de Swales (1990) (modelo CARS – Create a Research Space),
de Motta-Roth e Hendges (2010), de Oliveira (2002, 2003), de Yang e Allison (2003) e de
Nwogu (1997) para análise das unidades retóricas, dos movimentos e dos passos que
compõem o gênero em destaque. Compusemos o corpus com 20 exemplares de artigos
experimentais, sendo dez de cada área, selecionados de periódicos Qualis A e B e de anais de
congressos. Para o reconhecimento das unidades informacionais dos exemplares do gênero,
identificamos as pistas léxico-gramaticais, o conteúdo propriamente dito e a disposição de
blocos textuais, como títulos e parágrafos. Para a caracterização das culturas disciplinares das
áreas de Linguística e de Medicina, coletamos dados em relatórios de área da Capes, em
periódicos especializados e em respostas de pesquisadores obtidas por meio de um
questionário. Os resultados apontaram para a influência dos elementos inerentes às culturas
disciplinares na distribuição das informações nos textos, bem como revelaram descrições
sociorretóricas distintas para artigos das duas áreas, evidenciando que cada comunidade
acadêmico-científica possui convenções, normas, nomenclaturas, objetos de estudo e
metodologias particulares para a composição de seus gêneros.

Abstract:
In this research, from the comparison of different examples of the genre experimental articles,
we investigated how expert members in the Linguistic and Medicine areas organize their texts
socio-rhetorically, observing the extent to which each area’s specificities interfere in that
process. As a main purpose, based on the assumption that different disciplinary fields
construct academic genres differently, showing in their texts peculiar socio-rhetorical
characterization, we examined how differently disciplinary cultures (HYLAND, 2000, 2009)
influence the elaboration of experimental articles. As specific objectives, we described the
disciplinary cultures of Linguistic and Medicine areas, relating them to the practice and
consumption of experimental articles; we related the genre experimental articles’
communicative purposes to disciplinary cultures, considering the researchers’ understanding
of the investigated areas; we described the rhetorical organization of the academic article,
considering its communicative purposes and the culture to which it belonged, and we
analyzed, comparatively, the articles’ socio-rhetorical descriptions of the previously
mentioned areas. As a theoretical north, we used Swales’s (1990, 1992, 1998, 2004)
theoretical-methodological framework about discursive communities and textual genres,
Hyland’s (2000, 2009) concept of disciplinary cultures, Motta-Roth & Hendges’s (2010)
premises about experimental articles and the rhetorical descriptions by Swales (1990) (CARS
model – Create a Research Space), by Motta-Roth & Hendges (2010), by Oliveira (2002,
2003), by Yang & Allison (2003) and by Nwogu (1997) for the anlysis of rhetorical units,
moves and steps that comprise the genre in evidence. We composed a corpus of 20 examples
of the experimental articles, ten articles of each area, selected from A and B Qualis journals
and from annals of congress. In order to recognize examples of genre’s informational units,
we identified lexical traces, the content itself and the arrangement of textual blocks, like titles
and paragraphs. For disciplinary cultures’ characterization of Linguistic and Medicine areas,
we collected data in Capes’ reports of areas, specialized journals and researchers’ answers
obtained through a questionnaire. Our results indicated that the disciplinary culture elements
have influence on distribution of information in the texts and revealed different sociorhetorical
descriptions for articles of the two areas, showing that each academic and scientific
community has particular conventions, norms, nomenclatures, objects of study and
methodologies for the composition of their genres.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Costa, Raquel Leite Saboia da. Culturas disciplinares e artigos acadêmicos experimentais: um estudo comparativo da descrição sociorretórica. 2015. 242 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 19 de março de 2025

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1