Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Navegando pelos mares do estágio curricular supervisionado: ações formativas do professor supervisor para o exercício da docência

Autor(es):
Maciel, Alessandra De Oliveira

Palavras Chaves:
Estágio Curricular Supervisionado; Formação inicial de professores; Saberes docentes; Professor supervisor da escola; Licenciatura em Educação Física.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é compreendido como espaço de mobilização de saberes para o exercício da docência. Com efeito, optou-se por desenvolver este estudo na área da Formação de Professores, supondo-se, de saída, que o ECS favorece a aquisição dos saberes para o exercício docente dos futuros professores e, por conseguinte, seu desenvolvimento profissional. A pergunta central do experimento está assim configurada: de que modo a disciplina Estágio Curricular Supervisionado favorece a aquisição dos saberes necessários ao exercício docente mediante a ação do professor supervisor da escola? Assim, o objeto de pesquisa se concentrou no Estágio Curricular Supervisionado (ECS), especificamente na ação formativa do professor supervisor da escola, com base na tese de que este é “co-formador”, dos estudantes, no período de ECS, e que as estratégias utilizadas por eles devem ressaltar a relação entre teoria e prática na formação docente. Como locis de pesquisa, foram designados os cursos de Licenciatura em Educação Física de três universidades: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (URCA). Em face do objetivo geral deste ensaio - de compreender a ação formativa do professor supervisor da escola, como elemento que enseja a aquisição de saberes para o exercício da docência de estudantes do Estágio Curricular Supervisionado no curso de Educação Física, optou-se por uma abordagem qualitativa e pelo estudo de caso múltiplo como metodologias de investigação. Foram utilizados como técnicas de coleta de informações entrevistas e questionários com docentes que ministram/ministraram a disciplina Estágio Supervisionado na Licenciatura em Educação Física UECE, URCA e UVA, professores supervisores da escola e estudantes de estágio. Como fundamentação teórica, recorreu-se aos estudos de Nóvoa (1992, 2003, 2009); Imbernon (2010; 2011); Gatti (1992, 2010; 2011); Gauthier et al (2013); Tardif (2014); Pimenta (1977; 2012; 2018); Pimenta e Anastasiou (2014); Pimenta e Lima (2018; 2019); Bardin (2011), dentre outras. Os documentos utilizados foram as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Licenciatura, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação de professores da educação básica, os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Educação Física das três universidades. Como resultados, obteve-se a confirmação da tese, aqui sustentada, de que o professor supervisor da escola (PS) é “co-formador” dos estudantes no período de ECS; que as estratégias utilizadas por eles devem ressaltar a relação entre teoria e prática na formação docente; e que sua ação como PS também guarda conexão com a maneira como o estágio está estruturado no projeto pedagógico do curso, com a formação que o supervisor possui e/ou recebe, e as suas experiências docentes. Ressalta-se que os achados desta investigação foram registrados no Relatório Técnico Científico, produto da tese, e será encaminhado às instituições participantes. Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Formação inicial de professores. Saberes docentes. Professor supervisor da escola. Licenciatura em Educação Física.

Abstract:
The Supervised Curricular Internship (SCS) is understood as a space of mobilization of knowledge for the exercise of teaching. In fact, we chose to develop this study in the area of Teacher Education, assuming that the ECS favors the acquisition of knowledge for the teaching practice of future teachers and, consequently, their professional development. The central question of the experiment is thus: in what way does the subject Supervised Curricular Internship favor the acquisition of knowledge necessary for the teaching practice through the action of the school's supervising teacher? Thus, the object of the research focused on the Supervised Curricular Internship (SCS), specifically on the formative action of the school's supervising teacher, based on the thesis that he/she is the "co-trainer" of the students during the SCS period, and that the strategies used by them should emphasize the relationship between theory and practice in teacher education. As research loci, the Physical Education undergraduate courses at three universities were designated: Ceará State University (UECE), Vale do Acaraú State University (UVA) and Cariri Regional University (URCA). In view of the general objective of this essay - to understand the formative action of the school's supervising teacher, as an element that encourages the acquisition of knowledge for the exercise of teaching by students of the Supervised Curricular Internship in the Physical Education course, we chose a qualitative approach and the multiple case study as research methodologies. The techniques used to collect information were interviews and questionnaires with teachers who teach/teach the subject Supervised Internship in Physical Education at UECE, URCA and UVA, school supervisors and internship students. As a theoretical foundation, we resorted to the studies of Nóvoa (1992, 2003, 2009); Imbernon (2010; 2011); Gatti (1992, 2010; 2011); Gauthier et al (2013); Tardif (2014); Pimenta (1977; 2012; 2018); Pimenta and Anastasiou (2014); Pimenta and Lima (2018; 2019); Bardin (2011), among others. The documents used were the National Curriculum Guidelines (DCN) of the Undergraduate Course, the National Curriculum Guidelines (DCN) for the training of teachers of basic education, the pedagogical projects of the Physical Education Undergraduate courses of the three universities. As a result, the thesis supported here was confirmed, that the school supervisor (PS) is a "co-trainer" of the students during the ECS period; that the strategies used by them should emphasize the relationship between theory and practice in teacher training; and that their action as PS also keeps a connection with the way the internship is structured in the pedagogical project of the course, with the training that the supervisor has and/or receives, and their teaching experiences. It is worth mentioning that the findings of this research were recorded in the Technical Scientific Report, product of the thesis, and will be forwarded to the participating institutions. Keywords: Supervised Curricular Internship. Initial teacher education. Teaching knowledge. Supervising teacher at school. Graduation in Physical Education.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Maciel, Alessandra De Oliveira. Navegando pelos mares do estágio curricular supervisionado: ações formativas do professor supervisor para o exercício da docência . 2022. 190 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1