Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Metodologia para a produção de imagens estáticas acessíveis no ensino superior: a formação docente em audiodescrição

Autor(es):
Farias Junior, Lindolfo Ramalho

Palavras Chaves:
Educação a distância; E-books Acessíveis; Formação Docente; Pesquisa-ação; Audiodescrição.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A proposta investigativa envolve o tema da formação de professores no desenvolvimento de uma metodologia para a produção de e-books acessíveis na modalidade de educação a distância no ensino superior. Uma problemática imediata e urgente no contexto educacional atual, devido a necessidade de fortalecimento da sintonia entre os processos técnicos e didáticos e a formação dos professores em audiodescrição. A presente investigação tem como objetivo geral analisar a (re)elaboração do conhecimento técnico e didático de professores em formação sobre a construção de imagens estáticas acessíveis no ensino superior, a partir de um processo formativo realizado em ambiente virtual de aprendizagem. Os participantes da pesquisa foram doze professores universitários videntes e quatro professores universitários com limitações visuais todos com experiência no ensino superior. No centro das preocupações que movem o estudo encontram-se questionamentos acerca das limitações do processo formativo e suas implicações teórico-metodológicas para o processo de acessibilização de materiais didático no ensino superior. A investigação teve suporte metodológico na abordagem qualitativa para a construção dos dados. Esses dados foram coletados de forma remota devido ao distanciamento físico e social provocados pela pandemia COVID-19. A pesquisa-ação foi utilizada como método investigativo, sendo o mesmo operacionalizado pela aplicação de questionários, encontros formativos via videoconferência com Google Meet, rodas de conversa e análise documental. A análise qualitativa dos oito encontros formativos com carga horária total de 64 horas construiu-se a partir dos áudios transcritos que juntamente com os roteiros de audiodescrição produzidos pelos participantes foram analisados para oferecer significado aos objetivos e respostas à questão norteadora desta pesquisa. Considerando o processo de investigação e os dados construídos e analisados, é possível afirmar que, ao relacionarmos a experiência de (re)elaboração de AD para fins didáticos utilizando os parâmetros da audiodescrição e o processo de consultoria, comprova-se ser possível discutir o paradigma da produção de imagens acessíveis para fins didáticos confirmando a tese proposta nesta investigação. Assim, é preciso, prioritariamente, que os docentes que atuam na EaD do Ensino Superior passem a utilizar a Audiodescrição para fins didáticos como recurso de tecnologia assistiva na construção/elaboração dos e-books (livros digitais), livros acadêmico-científicos entre outros recursos didáticos para que o acesso integral da PcDV seja contemplado de modo eficaz no processo de aprendizagem desse universitário. Dessa forma, a universidade estará cumprindo a função social e comunicacional de promover acesso ao conhecimento científico-acadêmico de modo atitudinal às pessoas com limitações sensoriais visuais. Palavras-chave: Educação a distância. E-books Acessíveis. Formação Docente. Pesquisa-ação. Audiodescrição.

Abstract:
The objective of this research involves the theme of teacher training in the development of a methodology for the production of accessible e-books in the form of distance education in higher education. An immediate and urgent problem in the current educational context, due to the need to strengthen the harmony between the technical and didactic processes and the training of teachers in audio description. The present investigation has as general objective to analyze the (re)elaboration of the technical and didactic knowledge of teachers in training on the construction of static images accessible in higher education, from a training process carried out in a virtual learning environment. The research participants were twelve sighted university professors and four visually impaired university professors, all with experience in higher education. At the center of the concerns that drive the study are questions about the limitations of the training process and its theoretical-methodological implications for the process of making teaching materials accessible in higher education. The investigation had methodological support in the qualitative approach for the construction of the data. This data was collected remotely due to the physical and social distancing caused by the COVID-19 pandemic. Action research was used as an investigative method, which was operationalized through the application of questionnaires, training meetings via videoconference with Google Meet, conversation circles and document analysis. The qualitative analysis of the eight training meetings with a total workload of 64 hours was built from the transcribed audios that together with the audio description scripts produced by the participants were analyzed to provide meaning to the objectives and answers to the guiding question of this research. Considering the investigation process and the data constructed and analyzed, it is possible to affirm that, when we relate the experience of (re)elaboration of AD for didactic purposes using the parameters of audio description and the consulting process, it is proved that it is possible to discuss the paradigm production of accessible images for didactic purposes, confirming the thesis proposed in this investigation. Thus, it is necessary, as a priority, that teachers who work in distance education in Higher Education start to use Audiodescription for didactic purposes as an assistive technology resource in the construction/preparation of e-books (digital books), academic-scientific books, among other resources didactics so that the full access of PwDV is effectively contemplated in the learning process of this university student. In this way, the university will be fulfilling the social and communicational function of promoting access to scientific-academic knowledge in an attitudinal way for people with visual sensory limitations. Keywords: Distance education. Accessible E-books. Teacher Training. Action research. Audio description.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Farias Junior, Lindolfo Ramalho. Metodologia para a produção de imagens estáticas acessíveis no ensino superior: a formação docente em audiodescrição. 2022. 184 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1