Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Análise dos itens da prova do Enade em licenciatura em Educação Física

Autor(es):
Silveira, Paulo Edson

Palavras Chaves:
Educação Superior. Formação de professores. Avaliação. Desempenho acadêmico.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Em nossa pesquisa, abordamos os documentos oficiais do INEP que guiam a elaboração da prova, como as DCN da área específica dos cursos de Licenciatura em Educação Física e a portaria n° 481/2017, além do Relatório Síntese de Área do cursos de Licenciatura em Educação Física feito por técnicos do INEP elaborado a partir dos dados gerados pelos alunos que realizaram a prova de 2017 com o intuito de ajudar a aprimorar a qualidade da formação inicial dos professores. Desse modo, a investigação teve como objetivo geral analisar os itens da prova do Enade do curso de Licenciatura em Educação Física (edição de 2017). Esta pesquisa usou uma metodologia de abordagem qualitativa, além de características de natureza exploratória, documental e transversal. Dessa forma, o primeiro e o segundo objetivos específicos deste estudo buscaram identificar os itens da prova do Enade de 2017 para o curso de Licenciatura em Educação Física a respeito dos conteúdos propostos para a realização do Enade e classificar os itens utilizando os níveis de facilidade para cada questão do certame. O terceiro objetivo específico visou a identificar e classificar os itens usando a hierarquia da Taxonomia de Bloom revisada e, assim, comparar os resultados oficiais elaborados pelo INEP. Por fim, ao averiguarmos com base nas demandas do conhecimento e dos processos cognitivos da Taxonomia de Bloom revisada, foi obtido o percentual de 81% de itens considerados de baixa ordem cognitiva e somente 23% de alta ordem cognitiva. Resultado este que demonstra uma contradição em relação aos dados oficiais do INEP.

Abstract:
In our research, we addressed the official INEP documents that guide the preparation of the, such as the DCN of the specific area of the Undergraduate Courses in Physical Education and Ordinance No. 481/2017, in addition to the Synthesis Report of the Area of the Degree courses in Physical Education made by technicians of INEP based on the data generated by the students who took the 2017 test in order to help improve the quality of the initial training of the teachers. Thus, the general objective of the research was to analyze the items of the Enade test of the Physical Education Degree course (2017 edition). This research used a methodology of qualitative approach, in addition to characteristics of exploratory, documentary and cross-sectional nature. Thus, the first and second specific objectives of this study sought to identify the items of the 2017 Enade test for the Degree course in Physical Education regarding the contents proposed for the realization of the Enade and classify the items using the levels of ease for each question of the event. The third specific objective aimed to identify and classify items using the revised Bloom Taxonomy hierarchy and thus compare the official results prepared by INEP. Finally, when we investigate based on the demands of knowledge and cognitive processes of the revised Bloom Taxonomy, the percentage of 81% of items considered low cognitive order and only 23% of high cognitive order was obtained. This result demonstrates a contradiction in relation to the official data of INEP.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silveira, Paulo Edson. Análise dos itens da prova do Enade em licenciatura em Educação Física. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1