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Repositório Institucional - UECE
Título:
Interfaces entre a avaliação diagnóstica de rede e a formação continuada de professores em Fortaleza/CE

Autor(es):
Noronha, Arimate Alves

Palavras Chaves:
Avaliação diagnóstica de rede; Avaliação interna em larga escala; Formação continuada de professores; Sistema municipal de avaliação.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Este estudo dissertativo intitulado Interfaces entre a Avaliação Diagnóstica de Rede e a formação continuada de professores em Fortaleza/CE teve como objetivo geral analisar a formação continuada e o uso dos resultados das ADRs pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na sua prática pedagógica. A fundamentação teórica foi dividida em quatro subtópicos. O primeiro, sobre a Educação Básica e a emergência das avaliações em larga escala, tendo como principais teóricos Gatti (2002, 2006, 2013, 2014); Bauer (2008, 2011, 2012, 2019); Bonamino e Sousa (2012); Pacheco (1998, 2002, 2009); Freitas (2007, 2012); Vianna (2009, 2014) e Zeichner (2008). O segundo, relacionado à formação continuada: o caráter polissêmico do termo e a formação na escola de acordo com os estudos de Formosinho e Araújo (2011); Pacheco (2009); Canário (2000, 2018); Alarcão (1996); Candau (2016) e o Decreto nº 8752/2016. O terceiro, no tocante ao Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental de Fortaleza: características, finalidades e implementação nas escolas com referência a Fortaleza (2007, 2019, 2022); Costa, Vidal e Vieira (2021, 2022). E o quarto, diz respeito ao contexto pandêmico da Covid-19: origem, expansão e Ensino Emergencial Remoto em Fortaleza com base em OPAS (2020); Ceará (2020); Fortaleza (2020) e HODGES et al. (2020). A pesquisa interpretativa, de abordagem qualitativa e do tipo descritiva foi realizada na cidade de Fortaleza, Distrito Educacional V, com professores dos 2º e 5º ano do Ensino Fundamental por meio de entrevista semiestruturada com análise dos dados embasado na temática de conteúdo de acordo com Bardin (1979) e Minayo (2007). Os principais resultados constatados foram: a importância da formação continuada de professores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como a relação interpessoal e o acompanhamento dos formadores de Polo; há o conhecimento massivo sobre Avaliação Diagnóstica de Rede (ADR) pelos professores, sendo que os resultados da avaliação municipal são mais focados nos alunos com dificuldades de aprendizagem, todavia, há um suporte dos formadores no planejamento docente como forma auxiliar na melhoria educacional, e a falta de uma análise crítica da ADR na formação em contexto no âmbito escolar.

Abstract:
This dissertation study entitled Interfaces between Network Diagnostic Assessment and continuing teacher education in Fortaleza/CE the general objective was to analyze the continuing education and the use of the results of ADR by teachers in the early years of elementary school in their pedagogical practice. The theoretical basis was divided into four subtopics. The first, on Basic Education and the emergence of large-scale evaluations, having as main theorists Gatti (2002, 2006, 2013, 2014); Bauer (2008, 2011, 2012, 2019); Bonamino and Sousa (2012); Pacheco (1998, 2002, 2009); Freitas (2007, 2012); Vianna (2009, 2014) and Zeichner (2008). The second, related to continuing education: the polysemic character of the term and the formation in school according to the studies of Formosinho and Araújo (2011); Pacheco (2009); Canário (2000, 2018); Alarcão (1996); Candau (2016) and Decree No. 8752/2016. The third, with regard to the Evaluation System of Elementary School of Fortaleza: characteristics, purposes and implementation in schools with reference to Fortaleza (2007, 2019, 2022); Costa, Vidal and Vieira (2021, 2022). And the fourth concerns the pandemic context of Covid-19: origin, expansion and Remote Emergency Education in Fortaleza based on OPAS (2020); Ceará (2020); Fortaleza (2020) and HODGES et al. (2020). The interpretative research, qualitative and descriptive type was carried out in the city of Fortaleza, Educational District V, with teachers of the 2nd and 5th grade of elementary school through semi-structured interviews with data analysis based on the theme of content according to Bardin (1979) and Minayo (2007). The main results found were: the importance of continuing teacher training in the teaching and learning process of pupils, as well as the interpersonal relationship and the monitoring of Polo; trainers there is massive knowledge about Diagnostic Network Assessment (ADR) by teachers, and the results of the municipal evaluation are more focused on students with learning difficulties, however, there is support from trainers in teacher planning as an auxiliary way in the educational improvement, and the lack of a critical analysis of ADR in school-based training.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Noronha, Arimate Alves. Interfaces entre a avaliação diagnóstica de rede e a formação continuada de professores em Fortaleza/CE. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

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