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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Elaboração e validação de uma tecnologia educacional para cuidadores de crianças com paralisia cerebral

Autor(es):
Vasconcelos, Ligia Rodrigues Carneiro

Palavras Chaves:
Crianças; Paralisia cerebral; Pneumonia aspirativa; Educação em saúde; Tecnologia educacional

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
As crianças portadoras de paralisia cerebral necessitam de assistência, bem como de ações que visem a prevenção de doenças. Os recursos de educação em saúde oferecem estratégias eficazes no processo de ensino-aprendizagem, sendo o vídeo educativo uma ferramenta capaz de levar informação e conhecimento para comunidades carentes e de difícil acesso. Objetivou-se elaborar e validar um vídeo educativo para orientação de cuidadores de crianças portadoras de paralisia cerebral visando a prevenção de pneumonias aspirativas. Tratou-se de um estudo multi-métodos: descritivo (aplicação de formulário com cuidadores) e metodológico (elaboração do vídeo educativo). Na elaboração do vídeo foram seguidas três etapas: pré-produção (sinopse, argumento, roteiro e storyboard), produção e pós-produção. Para a validação do roteiro do vídeo, contou-se com sete juízes especialistas em conteúdo e três juízes especialistas técnicos. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH sob parecer 4.723.617. Utilizou-se o Coeficiente de Validade de Conteúdo – CVC para analisar a validação feita pelos juízes especialistas, onde julgaram o material quanto a sua clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. Acerca da avaliação geral do vídeo, o mesmo foi considerado válido quanto aos seus objetivos, clareza de linguagem (CVCt = 0,90), pertinência prática (CVCt = 0,92) e relevância teórica (CVCt = 0,92). Quanto às considerações dos juízes especialistas, cinco juízes de conteúdo e três juízes técnicos sugeriram adequações. Todas as sugestões foram analisadas e acatadas as que foram viáveis. Após as modificações, elaborou-se a segunda e última versão do roteiro, o qual foi enviado para empresa especializada em processos audiovisuais que executou a produção e pós-produção do vídeo educativo, juntamente com a pesquisadora que acompanhou todo o processo de construção do material. O vídeo foi finalizado em seis minutos e nove segundos, incluindo os créditos, tempo apropriado para vídeos educativos. Acredita-se que esta tecnologia educativa em forma de vídeo contribua para o entendimento do público-alvo a respeito da temática, tendo como implicação a prevenção de pneumonias aspirativas em crianças portadoras de paralisia cerebral.

Abstract:
Children with cerebral palsy need assistance, as well as actions aimed towards the prevention of diseases. Health education resources offer effective strategies in the teaching-learning process, and educational videos are a tool capable of conveying information and knowledge to poor communities that are difficult to access. The objective was to develop and validate an educational video to guide caregivers of children with cerebral palsy in order to prevent aspiration pneumonia. This was a multi-method study: descriptive (application of a form for caregivers) and methodological (development of an educational video). While preparing the video, three stages were followed: pre-production (synopsis, idea, script, and storyboard), production and post-production. To validate the video script, seven expert content judges and three technical expert judges were used. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH under opinion no. 4,723,617. The Content Validity Coefficient - CVC was used to analyze the validation made by the expert judges, who judged the material as to its language clarity, practical and theoretical relevance. Regarding the general evaluation of the video, it was considered valid regarding its objectives, language clarity (CVCt = 0.90), practical relevance (CVCt = 0.92), and theoretical relevance (CVCt = 0.92). As for the expert judges' considerations, five content judges and three technical judges suggested adjustments. All suggestions were analyzed and those that were feasible were accepted. After the changes, the second and final version of the script was prepared, which was sent to a company specialized in audiovisual processes, which carried out the production and post-production of the educational video, together with the researcher that followed the entire process of construction of the material. The video was completed in six minutes and nine seconds, including credits, an appropriate time for educational videos. We believe that this educational technology in video format will contribute to the understanding of the subject by the target audience, implying in the prevention of aspiration pneumonia in children with cerebral palsy.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Vasconcelos, Ligia Rodrigues Carneiro. Elaboração e validação de uma tecnologia educacional para cuidadores de crianças com paralisia cerebral. 2022. 139 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 29 de maio de 2024

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