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Repositório Institucional - UECE
Título:
as relações étnico-raciais na formação de professores(as) do Curso de Pedagogia da UECE: entre perspectivas e anúncios

Autor(es):
Pereira, Najla Almeida Marques

Palavras Chaves:
Formação docente; Relações étnico-raciais; Currículo; Diversidade.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Essa pesquisa justifica-se pela minha própria existência conectada ao mundo e à pesquisa, por isso anuncio-me em compasso com ela e permito-me falar sobre minha história e manifesto minhas aproximações com o tema de pesquisa. Como objetivo central a pesquisa busca compreender os (des)caminhos de inclusão das relações étnico-raciais como elemento constituinte da formação de professores(as) no contexto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará –UECE, Campus Itaperi. Os objetivos específicos são: (1) Identificar as articulações políticas, pedagógicas e epistemológicas presentes no conjunto de documentos que darão amparo à inclusão das relações étnico-raciais nos currículos de formação de professores no Brasil; (2) Analisar como o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, Campus Itaperi, dialoga com os documentos nacionais que versam sobre a educação para as relações étnico-raciais e como tal diálogo se expressa no currículo proposto; (3) Refletir, a partir da narrativa de professores que atuam no curso de Pedagogia da UECE, Campus Itaperi, sobre o processo de adesões e resistências que cercam a inclusão da História e Cultura Afro-brasileira e africana no contexto do coletivo institucional. Para atender aos questionamentos e alcançar os objetivos definidos, optamos pelo movimento metodológico a partir da pesquisa de abordagem qualitativa (ALVES-MAZZOTTI, 2002), que foi realizada na Universidade Estadual do Ceará, Campus Itaperi, cuja produção de dados, foi organizada a partir das narrativas de professores(as) lotados(as) no curso de Pedagogia da UECE e para análise de dados utilizamos o método de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). No contexto do curso de Pedagogia da UECE, Campus Itaperi, os (des)caminhos de inclusão das relações étnico-raciais como elemento constituinte da formação de professores(as) apontaram que é preciso reafirmar a necessidade de manutenção de ações que visem os avanços no debate desse tema para que mais conquistas sejam anunciadas, vivenciadas e consolidadas. Como também, é importante uma (re)avaliação de posturas e práticas para cada vez mais promover a valorização da diversidade étnico-racial. Os desafios que surgem demandam que seja articulada uma descolonização dos currículos para ampliar possibilidades outras de produção do novo, ou seja, novas perspectivas, novos conhecimentos e saberes, novos fazeres docentes tanto na educação básica, como no ensino superior e, principalmente na formação docente. Bem como, é necessário ressignificar o sentido de formação docente e apreender uma necessidade histórica de revisão de posturas, práticas e currículo. Diante das perspectivas docentes, o movimento de reformulação curricular foi muito importante para os avanços conquistados e organizados a partir do coletivo, o que, possivelmente, possibilitou múltiplas aprendizagens para além da sala de aula e dos conteúdos. Portanto, reafirmamos que é preciso reconhecer e proporcionar espaço e condições para dispor os interesses dos sujeitos do processo de formação no currículo, compreendendo esse ato como uma ação educativa.

Abstract:
This research is justified by my own existence connected to the world and research, so I announce myself in step with it and allow myself to talk about my history and manifest my approaches to the research topic. As a central objective, the research seeks to understand the (mis)paths of inclusion of ethnic-racial relations as a constituent element of teacher training in the context of the Pedagogy course at the State University of Ceará -UECE, Itaperi Campus. The specific objectives are: (1) To identify the political, pedagogical and epistemological articulations present in the set of documents that will support the inclusion of ethnic-racial relations in the curricula of teacher training in Brazil; (2) Analyze how the Pedagogical Project of the Pedagogy Course of the State University of Ceará, Campus do Itaperi, dialogues with national documents that deal with education for ethnic-racial relations and how such dialogue is expressed in the proposed curriculum; (3) To reflect, based on the narrative of professors who work in the Pedagogy course at UECE, Campus Itaperi, on the process of adhesions and resistance that surround the inclusion of Afro-Brazilian and African History and Culture in the context of the institutional collective. In order to answer the questions and reach the defined objectives, we opted for the methodological movement from the qualitative approach research (ALVES-MAZZOTTI, 2002), which was carried out at the State University of Ceará, Campus Itaperi, whose data production was organized from from the narratives of teachers assigned to the Pedagogy course at UECE and for data analysis we used the content analysis method (BARDIN, 2011). In the context of the Pedagogy course at UECE, Itaperi campus, the (mis)paths of inclusion of ethnic-racial relations as a constituent element of teacher training pointed out that it is necessary to reaffirm the need to maintain actions aimed at advances in debate on this topic so that more achievements can be announced, experienced and consolidated. As well, a (re)evaluation of attitudes and practices is important to increasingly promote the appreciation of ethnic-racial diversity. The challenges that arise demand that a decolonization of curricula be articulated to expand other possibilities for the production of the new, that is, new perspectives, new knowledge and knowledge, new teaching practices both in basic education and in higher education, and especially in teacher training. . As well as, it is necessary to re-signify the meaning of teacher training and apprehend a historical need to review attitudes, practices and curriculum. In view of the teaching perspectives, the curricular reformulation movement was very important for the advances achieved and organized from the collective, which, possibly, made possible multiple learnings beyond the classroom and the contents. Therefore, we reaffirm that it is necessary to recognize and provide space and conditions to dispose the interests of the subjects of the training process in the curriculum, understanding this act as an educational action.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Pereira, Najla Almeida Marques. as relações étnico-raciais na formação de professores(as) do Curso de Pedagogia da UECE: entre perspectivas e anúncios. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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