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Repositório Institucional - UECE
Título:
A reflexão crítica e o desenvolvimento dos professores de Educação Física no contexto da reestruturação curricular das licenciaturas do Instituto Federal do Ceará

Autor(es):
Pinto, Cesar Augusto Sadalla

Palavras Chaves:
Educação Física; Desenvolvimento dos professores; Reflexão Crítica; Institutos Federais; Reestruturação curricular.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O trabalho tem como objetivo compreender como a reflexão crítica dos professores no contexto da reestruturação curricular das Licenciaturas em Educação Física do Instituto Federal do Ceará (IFCE) repercutiu no seu desenvolvimento. A pesquisa ancora-se na teoria crítica, na abordagem qualitativa e no estudo de caso. Para a produção de dados recorremos a organização e análise de documentos, registros em arquivo e artefatos físicos ou culturais; além disso, aplicamos questionário e realizamos entrevista com 6 (seis) professores, sujeitos dessa pesquisa, que participaram do processo de reestruturação curricular das Licenciaturas em Educação Física do IFCE entre os anos de 2014 e 2018. Os resultados apontam que a “padronização curricular”, concebida a partir de uma perspectiva gerencialista, foi imposta aos professores por força dos atos de gestão e dos documentos oficiais. Além disso, a gestão institucional os professores desempenharam papéis coadjuvantes nesse processo, apesar de terem constituído “outros espaços” de participação e protagonismo. Constatamos que as reuniões promovidas pelo Departamento de Educação Física e Esporte (DEFE) e pelas Coordenações de Curso foram importantes espaços de participação e mobilização da reflexão crítica dos professores. Além disso, os professores constituíram a Semana de Educação Física (Semef), o Fórum Institucional Docente, a Revista de Educação Física, Saúde e Esporte (Refise), entre outros espaços de participação, protagonismo e reflexão crítica no contexto da reestruturação das licenciaturas em Educação Física do IFCE. Além disso, constatamos a produção de artefatos físicos ou culturais que evidenciam a reflexividade crítica dos professores, tais como os escritos acadêmicos, o material audiovisual e a Carta de Educação Física de Canindé/CE. Dessa forma, concluímos que os professores de Educação Física mobilizaram a sua reflexão crítica sobre a realidade curricular, pedagógica, institucional e social, com aprendizagens que caracterizam o seu desenvolvimento em múltiplas dimensões. Acreditamos que a instituição educacional deve reconhecer o potencial dos processos de mudança curricular para o desenvolvimento docente, fomentando-os a partir de uma perspectiva participativa, democrática, colaborativa e que favoreça a autonomia desse profissional e privilegie os anseios e necessidades dos sujeitos-atores envolvidos com as questões do currículo.

Abstract:
The objective of this work is to understand how the critical reflection of teachers in the context of the curricular restructuring of the Degrees in Physical Education of the Federal Institute of Ceará (IFCE) had an impact on its development. The research is anchored in critical theory, in the qualitative approach and in the case study. For the production of data, we resort to the organization and analysis of documents, archival records and physical or cultural artifacts; in addition, we applied a questionnaire and conducted interviews with 6 (six) teachers, subjects of this research, who participated in the process of curricular restructuring of the Degrees in Physical Education at IFCE between 2014 and 2018. The results indicate that the "curricular standardization", conceived from a managerial perspective, was imposed on teachers by virtue of management acts and official documents. In addition, the institutional management, the teachers played supporting roles in this process, despite having constituted “other spaces” of participation and protagonism. We found that the meetings promoted by the Department of Physical Education and Sport (DEFE) and by the Course Coordinations were important spaces for the participation and mobilization of the teachers' critical reflection. In addition, teachers created the Physical Education Week (Semef), the Institutional Teaching Forum, the Journal of Physical Education, Health and Sport (Refise), among other spaces for participation, protagonism and critical reflection in the context of the restructuring of degrees in Physical Education at IFCE. In addition, we found the production of physical or cultural artifacts that evidence the critical reflexivity of teachers, such as academic writings, audiovisual material and the Letter of Physical Education of Canindé/CE. Thus, we conclude that Physical Education teachers mobilized their critical reflection on the curricular, pedagogical, institutional and social reality, with learning that characterizes their development in multiple dimensions. We believe that the educational institution should recognize the potential of curricular change processes for teacher development, fostering them from a participatory, democratic, collaborative perspective that favors the autonomy of this professional and privileges the desires and needs of the subjects-actors involved. with curriculum issues.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Pinto, Cesar Augusto Sadalla. A reflexão crítica e o desenvolvimento dos professores de Educação Física no contexto da reestruturação curricular das licenciaturas do Instituto Federal do Ceará. 2022. 372 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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