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Repositório Institucional - UECE
Título:
“Não Posso Ser Professora da Aldeia, Mas Posso Ser Prefeita da Cidade”: Biografia de Iraci Cassiano Soares

Autor(es):
Mendes, Marcia Cristiane Ferreira

Palavras Chaves:
Professora Leiga; Baía da Traição; Biografia; História Oral; Mulher Indígena Potiguara; Política Indígena.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A pesquisa está inserida no campo da História da Educação e trata da educação e da profissionalização de mulheres e tem por objetivo biografar a professora Leiga Iraci Cassiano Soares, dando ênfase a sua formação educacional, profissional e política. Diante de sua trajetória de vida e percebendo sua importância para o povo indígena definimos o objetivo geral: Compreender o contexto educacional e social que possibilitou a professora Iraci se tornar a primeira prefeita indígena mulher a ocupar o cargo político na Paraíba. Para compreender e desenvolver o estudo partimos do seguinte questionamento: como a Indígena Iraci Cassiano Soares galgou letramento para atuar como professora leiga em sua comunidade e se tornar a primeira prefeita indígena do estado da Paraíba? Como norte inicial adentraremos aos escritos de Burke (2005; 2010), Pesavento (2004) Hobsbawm (2013), Certeau (2002) Chartier (2002), por compreender que estes discutem o movimento da História Cultural como também a trajetória histórica do Movimento dos Annales, mencionando seus principais idealizadores e pesquisadores, sendo estes influenciados pelas ideias de renovação da história, contribuindo para a consolidação desta nova fase historiográfica, o que nos oportunizou traçar um estudo biográfico da professora leiga Iraci Cassiano Soares, utilizando a metodologia da História oral (ALBERTI, 2015), tendo as entrevistas como técnica de coleta das narrativas dos entrevistados, entrecruzada com fontes documentais. A Potiguara Iraci destaca-se por ter atuado como parteira, professora leiga ocupando o cargo de auxiliar de ensino, auxiliar de enfermagem no Posto da FUNAI, e por fim, sendo eleita no ano de 1992 como prefeita da cidade que reside, a Baia da Traição – PB. A pesquisa empreendida possibilitou interpretar a história educacional da Baia da Traição – PB e participação singular da potiguara em vários âmbitos da sociedade, como na educação, na saúde e na política.

Abstract:
The research is inserted in the field of History of Education and deals with education and professionalization of women, which aims to biograph the lay teacher Iraci Cassiano Soares, emphasizing her educational, professional and political formation. Facing her life trajectory and realizing her importance to the indigenous people, we defined the general objective: To understand the educational and social context that made it possible for Professor Iraci to become the first indigenous woman mayor in Paraíba. In order to understand and develop the study we started with the following question: How did Iraci Cassiano Soares become a lay teacher in her community and become the first indigenous woman mayor in the state of Paraíba? As an initial north, we will enter the writings of Burke (2005; 2010), Pesavento (2004) Hobsbawm (2013), Certeau (2002) and Chartier (2002), because we understand that they discuss the Cultural History movement as well as the historical trajectory of the Annales Movement, mentioning its main creators and researchers, being these influenced by the ideas of history renewal, contributing to the consolidation of this new historiographical phase, which gave us the opportunity to trace a biographical study of the lay teacher Iraci Cassiano Soares, using the methodology of oral history (ALBERTI, 2015), with interviews as a technique for collecting narratives from interviewees, cross-referenced with documentary sources. The Potiguara Iraci stands out for having acted as a midwife, lay teacher occupying the position of teaching assistant, nursing assistant at FUNAI, and finally, being elected in 1992 as mayor of the city where she lives, Baia da Traição - PB. The research undertaken made it possible to interpret the educational history of Baia da Traição - PB and the unique participation of the Potiguara in various areas of society, such as education, health and politics.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Mendes, Marcia Cristiane Ferreira. “Não Posso Ser Professora da Aldeia, Mas Posso Ser Prefeita da Cidade”: Biografia de Iraci Cassiano Soares. 2022. 254 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 3 de novembro de 2024

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