Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação intercultural de professores(as): estudo de caso na licenciatura em ciências sociais da uece

Autor(es):
Fernandes, Beatriz Perote

Palavras Chaves:
Interculturalidade; Descolonização; Formação de professores(as); Licenciatura em Ciências Sociais

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta Dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de Mestrado Acadêmico, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Teve como objetivo geral compreender a formação de professores(as) realizada no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UECE, numa perspectiva Intercultural, tendo como objetivos específicos: problematizar, a partir dos estudos desenvolvidos na área de Ciências Sociais, os elementos epistemológicos, políticos e pedagógicos que contribuem para a inserção da abordagem intercultural na formação inicial de professores(as); identificar, a partir de análise documental, as mudanças ocorridas para inserção da abordagem intercultural na formação de professores do curso de Ciências Sociais da UECE; e analisar como a abordagem intercultural contribui, no curso de licenciatura em Ciências Sociais da UECE, para que os(as) professores(as) nele formados(as) lidem com as Relações Étnico-raciais no contexto da educação básica. Nosso objeto de investigação foi o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UECE, numa perspectiva intercultural. A pesquisa fundamentou-se nas categorias de Colonialismo, Colonialidade, Descolonização e Decolonialidade, no âmbito das Ciências Sociais, e Interculturalidade e práticas descolonizadoras para compreender as possíveis mudanças na formação de professores(as) para as Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico. Propôs como procedimentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada. Como resultado de pesquisa, evidencia-se na produção bibliográfica, documental e in loco, através das entrevistas, a importância de se estreitar as relações entre a universidade e a sociedade (a comunidade, a escola, movimentos sociais), de se equiparar a importância, na formação de professores(as), entre conhecimentos didádico-pedagógicos e conhecimentos específicos da área, no que diz respeito à valorização dos conhecimentos africanos, indígenas e afrodiaspóricos, apresentando-se como necessidade e desafio à formação dos(as) próprios(as) professores(as) universitários(as) saber sobre a história e conhecimentos subalternizados para incorporação na estrutura do curso por meio das disciplinas obrigatórias à formação de professores(as) de Sociologia para o ensino médio (EM).

Abstract:
Esta disertación presenta el desarrollo de una investigación de Máster Académico, llevada a cabo en el ámbito del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Estatal de Ceará (PPGE/UECE). Tuvo como objetivo general comprender la formación de profesores(as) llevada a cabo en el curso de Licenciatura en Ciencias Sociales de UECE, en una perspectiva Intercultural, teniendo como objetivos específicos: problematizar, desde los estudios desarrollados en el área de Ciencias Sociales, los elementos epistemológicos, políticos y pedagógicos que aportan hacia la inserción del abordaje intercultural en la formación inicial docente; identificar, desde el análisis documental, los cambios ocurridos para la inserción del abordaje intercultural en la formación docente del curso de Ciencias Sociales de UECE; y analizar cómo el abordaje intercultural aporta, en el curso de Licenciatura en Ciencias Sociales de UECE, para que los(las) profesores(as) salidos de él lidien con las Relaciones Étnico-Raciales en el contexto de la educación básica. Nuestro objeto de investigación ha sido el Curso de Licenciatura en Ciencias Sociales de UECE, en una perspectiva intercultural. La investigación se ha fundamentado en las categorías de Colonialismo, Colonialidad, Descolonización y Decolonialidad, en el ámbito de las Ciencias Sociales, e Interculturalidad y prácticas descolonizadoras para comprender los posibles cambios en la formación docente para las Relaciones Étnico-Raciales en la Enseñanza Básica. Propuso como procedimientos de recolecta de datos la investigación bibliográfica, documental y entrevista semiestructurada. Como resultado de investigación, se evidencia en la producción bibliográfica, documental e in loco, a través de las entrevistas, la importancia de estrecharse las relaciones entre universidad y sociedad (la comunidad, la escuela, movimientos sociales), de igualarse la importancia, en cuanto a la valoración de los conocimientos africanos, indígenas y afrodiaspóricos, presentándose como necesidad y reto a la formación de los(las) propios(as) docentes universitarios saber acerca de la historia y conocimientos hechos subalternos para la incorporación en la estructura del curso por medio de las asignaturas obligatorias a la formación de profesores(as) de Sociología para la enseñanza secundaria.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Fernandes, Beatriz Perote. Formação intercultural de professores(as): estudo de caso na licenciatura em ciências sociais da uece. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1