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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Prática docente entre as grades: a dimensão experiencial da aprendizagem da profissão professor em espaços de privação de liberdade

Autor(es):
Cordeiro, Andria Magalhaes

Palavras Chaves:
Educação de Jovens e Adultos; Formação de professores; Educação em espaços de privação de liberdade

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O objetivo desta pesquisa é compreender as inter-relações construídas entre a dimensão experiencial presente nas práticas educativas desenvolvidas pelos professores que atuam no sistema prisional e os processos formativos por eles vivenciados. A investigação parte da compreensão de que a construção e a apropriação de nossa humanidade são atravessadas pelos processos educativos, em que os indivíduos aprendem uns com os outros, num sistema que articula humanização, socialização e singularização. Assim, o ser humano aprende muitas coisas importantes fora da escola e coisas fundamentais dentro dela. Nesse sentido, é oportuna a reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos - EJA, modalidade de ensino da educação básica que tenta reparar uma dívida histórica e restaurar o direito à educação a milhares de estudantes que não puderam acessar e permanecer na escola em condições de igualdade e liberdade. Os estudantes da EJA foram submetidos a processos de exclusão que os colocaram à margem de diferentes espaços presentes na sociedade. Essa situação é agravada quando os alunos da EJA são pessoas privadas de liberdade. Portanto, é necessário direcionar esforços investigativos que colaborem para a compreensão da qualidade da oferta de educação nas prisões, sem esquecer as relações indissociáveis que devem ser estabelecidas entre todos os direitos sociais e outra discussão igualmente vital, que é a formação dos professores que atuam no ambiente prisional. Para tanto, foi necessária a definição dos percursos metodológicos a partir da abordagem qualitativa, com uma perspectiva dialética de leitura da realidade. O estudo de caso foi definido como metodologia de pesquisa, pois permite compreender as singularidades do contexto em que se dá a aprendizagem da profissão de professor na Escola de Ensino Fundamental e Médio Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, a primeira escola a atender exclusivamente a demanda de alunos privados de liberdade da região metropolitana de Fortaleza e lócus de nossa investigação. Os sujeitos da pesquisa são os professores da referida escola. Como estratégias de aproximação com a realidade, foram utilizadas a revisão de literatura, o levantamento e análise documental, questionários e entrevistas narrativas. O referencial teórico desta pesquisa se fundamenta nos contributos de António Nóvoa (1992, 2001, 2017), Freire (1995, 1996, 2005, 2019), Ghedin (2009, 2011), Pimenta (1996, 2020), Pimenta e Lima (2017) e Larrosa (2019) para formação de professores; em Freire (2019), Machado (2008) e Arroyo (2017) para os elementos relacionados à EJA; e nos estudos de Silva (2018), Lourenço (2011), Leme (2007) e Onofre (2002, 2007, 2016), entre outros, para a discussão sobre a educação no contexto prisional. Os resultados apontam que o papel formativo não deve estar restrito apenas ao coletivo da Escola de Ensino Fundamental e Médio Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, mas chamar para as universidades e para o sistema de ensino essa responsabilidade; que o contexto coletivo de trabalho se configura como dimensão experiencial da aprendizagem da profissão de professor; e que a aprendizagem da profissão de professor no espaço prisional é atravessada por limites de natureza pedagógica, física e psicológica.

Abstract:
The purpose of this research is to understand the interrelationships built between the experiential dimension present in the educational practices developed by the teachers acting in the prison system and the formative processes they commonly experience. Research starts from the understanding that the construction and appropriation of our humanity are crossed by educational processes, in which individuals learn with each other, in a system that articulates humanization, socialization and singularization. Thus, the human being learns many important things outside the school and fundamental things within it. In this sense, it is opportune to reflect on Youth and Adult Education - EJA, a teaching form of basic education that tries to repair a historical debt and restore the right to education to thousands of students who could not access and remain in school in conditions of equality and freedom. EJA students were subjected to exclusion processes that placed them on the fringes of different spaces present in society. This situation gets worse when EJA students are people deprived of liberty. Therefore, it is necessary to direct investigative efforts that collaborate to understand the quality of the offer of education in prisons, without forgetting the inseparable relationships that should be established between all social rights and another equally vital discussion, which is the formation of teachers who work in the prison environment. To reach that goal, it was necessary to define the methodological paths from the qualitative approach, with a dialectical perspective of reading reality. The case study was defined as research methodology, as it allows us to understand the singularities of the context in which the profession of teacher at the Elementary and High School Aloísio Leo Arlindo Lorscheider is given, the first school to meet the demand of students exclusively deprived of liberty of the metropolitan region of Fortaleza which is the locus of our investigation. As strategies of approximation with reality, the literature review, the survey and documentary analysis, questionnaires and narrative interviews were used. The theoretical framework of this research is based on the contributions of António Nóvoa (1992, 2001, 2017), Freire (1995, 1996, 2005, 2019), Ghedin (2009, 2011), Pimenta (1996, 2020), Pimenta and Lima (2017 ) and Larrosa (2019) for teacher education; in Freire (2019), Machado (2008) and Arroyo (2017) for EJA related elements; and in the studies of Silva (2018), Lourenço (2011), Leme (2007) and Onofre (2002, 2007, 2016), among others, for the discussion on education in the prison context. The results indicate that the formative role should not be restricted only to the group of the Elementary School and High School Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, but to role the universities and the education system with that responsibility; that the group context of work is configured as an experiential dimension of learning the profession of teacher; and that learning the profession of teacher in prison is crossed by limits of a pedagogical, physical, and psychological nature.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Cordeiro, Andria Magalhaes. Prática docente entre as grades: a dimensão experiencial da aprendizagem da profissão professor em espaços de privação de liberdade . 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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