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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Desafios da gestão escolar em Centros de Educação Infantil do município de Fortaleza.

Autor(es):
Matias, Natalia Braga

Palavras Chaves:
Políticas educacionais; Gestão escolar; Educação infantil.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta pesquisa originou-se da observação da pesquisadora na área de gestão escolar na educação infantil e da lacuna bibliográfica sobre a temática abordada. Tem como objetivo analisar a organização do trabalho e os desafios da gestão escolar em Centros de Educação Infantil - CEI do município de Fortaleza para verificar o papel dos coordenadores pedagógicos nesse contexto. A metodologia utilizada consiste numa pesquisa de natureza qualitativa, na perspectiva de estudos de caso, com coleta de dados realizada por meio de questionário e entrevista semiestruturada, numa amostra de sete participantes, sendo três diretores de escolas e quatro coordenadoras de Centros de Educação infantil. Os dados obtidos traçam um perfil dos gestores escolares dessas instituições e dos principais desafios por eles enfrentados. Verificou-se que as atividades realizadas por esses profissionais não estão relacionadas somente aos professores e suas práticas pedagógicas, sendo também direcionadas em grande parte ao trabalho administrativo, caracterizando uma sobrecarga de atribuições para o coordenador pedagógico. Constatou-se a indefinição de atribuições desse profissional, reflexo de problemas na organização da gestão escolar da educação infantil. Foram percebidas diferenças de atribuições entre os coordenadores que atuam na educação infantil e no ensino fundamental. Observou-se que apesar das dificuldades apresentadas, as coordenadoras consideram que seu trabalho contribui para uma educação infantil de qualidade. A pesquisa aponta também que os aspectos administrativos e pedagógicos se complementam, mas precisam ser melhor articulados para que as coordenadoras possam exercer suas atribuições pedagógicas, sem comprometer os processos administrativos e burocráticos. O estudo apresentado desvela os desafios enfrentados pela coordenação pedagógica nos CEIs de Fortaleza. Apesar das limitações, a análise apresentada, aponta caminhos para as discussões em torno da organização da educação infantil na rede municipal e da distribuição de atribuições dos coordenadores dessa etapa.

Abstract:
This research originated from the researcher's observation in the area of school management in early childhood education and from the literature gap on the topic addressed. It aims to analyze the organization of work and the challenges of school management in Early Childhood Education Centers in the city of Fortaleza to verify the role of pedagogical coordinators in this context. The methodology used consists of a qualitative research, from the perspective of case studies, with data collection carried out through a questionnaire and semi-structured interview, in a sample of seven participants, three of which are school directors and four coordinators of Early Childhood Education Centers. The data obtained outline a profile of the school managers of these institutions and the main challenges they face. It was found that the activities carried out by these professionals are not only related to teachers and their pedagogical practices, but are also largely directed to administrative work, characterizing an overload of attributions for the pedagogical coordinator. It was found that the attributions of this professional were not defined, reflecting problems in the organization of school management in early childhood education. Differences in attributions were noticed between coordinators who work in early childhood education and elementary school. It was observed that despite the difficulties presented, the coordinators consider that their work contributes to quality early childhood education. The research also points out that the administrative and pedagogical aspects complement each other, but they need to be better articulated so that the coordinators can exercise their pedagogical attributions, without compromising the administrative and bureaucratic processes. The study presented reveals the challenges faced by pedagogical coordination in Early Childhood Education Centers in Fortaleza. Despite the limitations, the analysis presented points out ways to discuss the organization of early childhood education in the municipal network and the distribution of attributions of the coordinators of this stage.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Matias, Natalia Braga. Desafios da gestão escolar em Centros de Educação Infantil do município de Fortaleza.. 2022. 166 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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