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Repositório Institucional - UECE
Título:
O movimento da política de currículo na Rede Municipal de Fortaleza: o componente de Ciências da Base Nacional Comum Curricular

Autor(es):
Veras, Kleyane Morais

Palavras Chaves:
Política curricular; Currículo de Ciências; Documento Curricular Referencial do Ceará; Abordagem do Ciclo de Políticas

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Pesquisa arrimada no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) para o Ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, tomando como aporte teórico-metodológico a Abordagem do Ciclo de Políticas, de Stephen Ball e colaboradores. Dessa maneira, o objetivo geral conforma-se em compreender como se deu o movimento de implementação do componente curricular de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental do DCRC na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Relativamente ao caminho metodológico, nesta Tese, recorreu-se um exame documental e a entrevistas semiestruturadas para produzir os dados. Os sujeitos participantes foram: quatro representantes da Equipe Estadual do ProBNCC/CE, dois formadores da área das Ciências da Natureza da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, oito professores de Ciências dos anos Finais do Ensino Fundamental desse mesmo sistema. Os dados revelaram que o DCRC não exprime diferenças relevantes quando comparado à BNCC, uma vez que ocorreu, em meio à polarização político-ideológica brasileira, segundo os moldes de governança e prazos estabelecidos pelo MEC, que impediram maior participação e mais debate da comunidade, produzindo um documento local sem identidade, quando comparado ao BNCC. No concernente à atuação, esta foi parcialmente interrompida, em virtude das alterações escolares decorrentes da pandemia do covid-19. Com efeito, a formação continuada para esse fim foi interrompida e os docentes assumiram a responsabilidade para atender as expectativas da política educacional estadual em meio às dificuldades de acesso e manipulação das tecnologias digitais de comunicação e informação. Nestas circunstâncias, entretanto, conclui-se que os professores lograram, em certa medida, inserir em suas aulas alguns pontos do DCRC, como a promoção do pensamento crítico-reflexivo, essencial ao letramento científico, de acordo com a disposição dos objetos de conhecimento dispostos no material didático.

Abstract:
The focus of this research was the implementation of the Referential Curricular Document of Ceará (DCRC) for the Teaching of Science in the final years of Elementary School, taking as its theoretical and methodological contribution the Policy Cycle Approach by Stephen Ball and collaborators. Thus, the general objective was to understand how the implementation movement of the Science curriculum component for the final years of elementary school of the DCRC in the Fortaleza Municipal Education Network took place. In the methodological path, this work used a documentary review and semi-structured interviews to produce the data. The participating subjects were: four representatives of the State Team of ProBNCC/CE, two educators of the area of Nature Sciences of the Municipal Teaching Network of Fortaleza, eight science teachers of the final years of elementary school of the same network. The data revealed that the DCRC does not present relevant differences when compared to the BNCC, since it occurred in the midst of Brazilian political-ideological polarization, according to the governance and deadlines set by the MEC that prevented greater participation and community debate, generating a local document without identity when compared to the BNCC. As for the implementation process, it was partially interrupted due to school changes resulting from the Covid-19 pandemic. So much so, that the continuing education process for this purpose was interrupted and teachers took the responsibility to meet the expectations of the state educational policy amid the difficulties of access and manipulation of digital technologies of communication and information. However, it is possible to conclude that, in this scenario, teachers managed, to some extent, to insert in their classes some points of the DCRC as the promotion of critical-reflective thinking essential to scientific literacy according to the disposition of the objects of knowledge arranged in the didactic material.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Veras, Kleyane Morais. O movimento da política de currículo na Rede Municipal de Fortaleza: o componente de Ciências da Base Nacional Comum Curricular. 2022. 192 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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