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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Trajetória formativa de pedagogas/os guineenses: reflexões sobre as contribuições da perspectiva descolonizante para o trabalho docente

Autor(es):
Camara, Ussay Matilde

Palavras Chaves:
Formação de professores. Educação em Guiné-Bissau. Perspectiva descolonizante. Guiné-Bissau. África.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O presente estudo buscou compreender a trajetória formativa de pedagogas/os guineenses e as contribuições da perspectiva descolonizante para o trabalho docente. Para tanto, com inspiração nos Círculos Reflexivos Dialógicos, realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa com dez estudantes guineenses egressos/as do Curso de Licenciatura da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Foram utilizados ainda a aplicação de questionários por meio do Google Forms e a análise documental no Projeto Pedagógico do Curso citado. O enquadramento teórico se estruturou em torno de três categorias, quais sejam: i) Formação dos professores; ii) Educação em Guiné-Bissau; iii) Perspectiva descolonizante. O conjunto de dados revela alguns desafios experienciados pelos sujeitos: marcas da violência escolar sofrida durante a sua trajetória na educação básica; dificuldades de aprendizagem da Língua Portuguesa em virtude da diversidade linguística presente na educação em Guiné-Bissau. Por outro lado, aponto também algumas possibilidades: o curso de Pedagogia da UNILAB favoreceu um olhar para as diversidades, por meio de um processo de descolonização das mentes e valorização multicultural, que contribuirá para a futura atuação como docentes; perspectivas retornar a Guiné-Bissau e ajudar na área da educação e desenvolvimento do país. Espera-se que a formação, a partir de uma perspectiva descolonizante, contribua para o desenvolvimento profissional docente, valorizando os seus conhecimentos, as suas experiências e problematizando futuras práticas pedagógicas que possam construir novas possibilidades por uma educação que inclua e respeite as diferentes culturas nas escolas.

Abstract:
The present study sought to understand the formative trajectory of Guinean pedagogues and the contributions of the decolonizing perspective for the teaching work. Therefore, inspired by the Dialogical Reflective Circles, a qualitative approach was conducted with ten Guinean students graduated from the Undergraduate Course at the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. We also used the application of questionnaires through Google Forms and the documental analysis of the Pedagogical Project of the mentioned course. The theoretical framework was structured around three categories, namely: i) teacher training; ii) education in Guinea-Bissau; iii) decolonizing perspective. The data set reveals some challenges experienced by the subjects: marks of school violence suffered during their trajectory in basic education; difficulties in learning the Portuguese language due to the linguistic diversity present in education in Guinea-Bissau. On the other hand, I also point out some possibilities: the Pedagogy course at UNILAB has favored a look at diversities, through a process of decolonization of minds and multicultural appreciation, which will contribute to the future performance as teachers; prospects of returning to Guinea-Bissau and helping in the area of education and development of the country. It is hoped that the training, from a decolonizing perspective, will contribute to the teachers' professional development, valuing their knowledge, their experiences, and problematizing future pedagogical practices that may build new possibilities for an education that includes and respects different cultures in schools.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Camara, Ussay Matilde. Trajetória formativa de pedagogas/os guineenses: reflexões sobre as contribuições da perspectiva descolonizante para o trabalho docente. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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