Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Estágio supervisionado e a dimensão experiencial da aprendizagem da profissão: o olhar dos professores da educação básica que recebem estagiários

Autor(es):
Castro, Mariana Cunha

Palavras Chaves:
Formação de Professores; Pedagogia; Estágio Supervisionado; Professor da Educação Básica; Experiência.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O estágio supervisionado para a formação de professores representa um importante espaço-tempo de aproximação crítica e refletida com a futura profissão dos licenciandos. Nele, os docentes da educação básica desempenham um importante papel, que é mediar a inserção dos licenciandos na vida e na cultura da escola, através do acompanhamento das diferentes atividades desenvolvidas ao longo dos estágios supervisionados, da partilha de suas experiências e conhecimentos. A partir desse contexto, nasce a grande pergunta desta pesquisa: de que modo as experiências de formação, vida e trabalho do professor da educação básica que recebe estagiários colaboram para a formação dos futuros professores? Partindo dessa indagação, elaborou-se a presente dissertação que tem como objetivo geral “Compreender, a partir da perspectiva autobiográfica, como as experiências de formação, vida e trabalho do professor da educação básica que recebe estagiários colaboram para a formação dos futuros professores”. Para alcançá-lo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: Identificar as bases conceituais que configuram as políticas educacionais para formação de professores na atualidade, de forma ampla, e dos pedagogos de forma específica; discutir a concepção de Estágio Curricular Supervisionado no contexto da Universidade Estadual do Ceará e as relações estabelecidas entre escola e universidade, entre professores e estudantes das licenciaturas e os professores da escola-campo; e, por fim, Analisar, a partir de narrativas autobiográficas dos professores regentes, sobre o potencial pedagógico da dimensão experiencial presente no processo formativo que desenvolvem junto aos estagiários do curso de licenciatura em Pedagogia da UECE. A metodologia parte da abordagem qualitativa (ALVES- MAZZOTTI, 2002), com o olhar atento ao sujeito pesquisado, sua história de vida e experiências, respeitando em sua inteireza. As estratégias de aproximação com a realidade utilizadas são entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002) e a análise dos dados ocorrerá a partir da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZI, 2006). O lócus da pesquisa é uma escola-campo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, com convênio firmado junto à UECE para recebimento dos estagiários do curso de Pedagogia, considerando o maior quantitativo de licenciandos já recebidos e o aceite para o desenvolvimento desta parceria. As participantes são professoras que atuam na referida escola, considerando os critérios de formação na área, experiência no recebimento de estagiários e concordância em participar do estudo. As referências teóricas utilizadas abrangem, principalmente, os estudos desenvolvidos por Gatti et al (2011, 2019); Ghedin (2009); Libâneo (2010) e Nóvoa (2019) sobre formação de professores; Ghedin, Oliveira e Almeida (2015); Lima (2001, 2012); Pimenta; Lima (2017) e Pimenta (2012), sobre Estágio Supervisionado; por fim, Larrosa (2017) sobre experiência. Os resultados que emergiram da revisão de literatura e do estado da questão apontam que apesar do reconhecimento da importância do professor da educação básica que atua como co-formadoras de futuros professores participantes do estágio supervisionado, poucas são as pesquisas que se dedicam de forma direta a esta temática, justificando, portanto, a relevância da nossa investigação no meio educacional. Ouvimos essas profissionais para assim compreender de forma mais abrangente as relações que se tecem entre o papel que desempenham junto aos licenciandos, mediados pela dimensão experiencial que se expressa através das reflexões sobre sua vida, formação e trabalho. A análise dos achados nos mostram pontos importantes mediante as experiências vivenciadas desde a infância até ao mercado de trabalho, mostrando uma relação na prática das sujeitas com sua vida e trabalho.

Abstract:
La pasantía tutelada de docentes representa un importante espacio-tiempo de acercamiento crítico y reflexivo a la futura profesión de los estudiantes de pregrado. En ella, los docentes de educación básica juegan un papel importante, que es el de mediar en la inserción de los estudiantes de grado en la vida y cultura de la escuela, mediante el seguimiento de las diferentes actividades desarrolladas durante las prácticas supervisadas, compartiendo sus experiencias y conocimientos. De este contexto nace la gran pregunta de esta investigación: ¿de qué manera las experiencias de formación, vida y obra del docente de educación básica que recibe pasantes colaboran para la formación de los futuros docentes? A partir de esta interrogante se elaboró la presente disertación con el objetivo general de “Comprender, desde una perspectiva autobiográfica, cómo las experiencias formativas, vitales y laborales del docente de educación básica que recibe pasantes colaboran para la formación de los futuros docentes”. Para lograrlo, se trazaron los siguientes objetivos específicos: Identificar las bases conceptuales que configuran las políticas educativas para la formación de los docentes hoy, de manera amplia, y de los pedagogos de manera específica; discutir el concepto de Práctica Curricular Supervisada en el contexto de la Universidad Estatal de Ceará y las relaciones que se establecen entre escuela y universidad, entre profesores y alumnos de las carreras y los profesores de la escuela-campo; y, finalmente, Analizar, a partir de las narrativas autobiográficas de los docentes regentes, sobre las potencialidades pedagógicas de la dimensión vivencial presente en el proceso formativo que desarrollan con los pasantes de la licenciatura en Pedagogía de la UECE. La metodología propuesta se basa en el enfoque cualitativo (ALVES-MAZZOTTI, 2002), con una mirada atenta al sujeto investigado, su historia de vida y experiencias, respetando su totalidad. Las estrategias de acercamiento a la realidad a utilizar son la entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002), y el análisis de datos se realizará a partir del Análisis Textual Discursivo (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZI, 2006). El locus de investigación es una de las escuelas de campo del Municipio de Fortaleza, con convenio firmado con la UECE para recibir a los pasantes del curso de Pedagogía, considerando el mayor número de graduados ya recibidos y la aceptación para el desarrollo de esta sociedad. Los participantes son docentes que actúan en esa escuela, considerando los criterios de formación en el área, experiencia en la recepción de pasantes y acuerdo para participar en el estudio. Los referentes teóricos utilizados abarcan principalmente los estudios desarrollados por Gatti et al (2011, 2019); Ghedin (2009); Libâneo (2010) y Nóvoa (2019) sobre formación docente; Ghedin, Oliveira y Almeida (2015); Lima (2001, 2012); Pimienta; Lima (2017) y Pimenta (2012), sobre Prácticas Supervisadas; finalmente, Larrosa (2017) sobre la experiencia. Los resultados que surgieron de la revisión bibliográfica y del estado de la cuestión indican que a pesar del reconocimiento de la importancia del docente de educación básica que actúa como co-formador de los futuros docentes que participan en la pasantía supervisada, son pocas las investigaciones que se dedican directamente a esta temática, justificando, por tanto, la pertinencia de nuestra investigación en el ámbito educativo. Escuchamos a estos profesionales para comprender de manera más integral las relaciones que se tejen entre el rol que desempeñan con los estudiantes, mediada por la dimensión experiencial que se expresa a través de reflexiones sobre su vida, formación y trabajo. El análisis de los hallazgos nos muestra puntos importantes a través de las vivencias desde la infancia hasta el mercado laboral, mostrando una relación en la práctica de los sujetos con su vida y obra.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Castro, Mariana Cunha. Estágio supervisionado e a dimensão experiencial da aprendizagem da profissão: o olhar dos professores da educação básica que recebem estagiários. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1