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Repositório Institucional - UECE
Título:
A relação entre movimento estudantil, formação política e consciência de classe na formação de professores: uma análise a partir dos egressos do curso de pedagogia da UVA

Autor(es):
Sousa, Eliomar Araujo De

Palavras Chaves:
Movimento Estudantil; História da Formação de Professores; Formação Política; Consciência de Classe; UVA

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o papel do movimento estudantil (ME) na formação de futuros pedagogos, na perspectiva da organização social, da formação da consciência de classe trabalhadora e docente. Tal proposta é importante para que futuros professores pedagogos possam conhecer a história do movimento estudantil, sua atuação, formas de organização e luta. Entendemos o Movimento Estudantil como um espaço que possibilita a organização e formação de consciência de classe. Temos como base teórica para nossas análises os pressupostos da filosofia marxiana, portanto uma concepção dialética da história, A pesquisa partiu da perspectiva de análise qualitativa, cujo enfoque dialético objetiva contextualizar o problema a partir de sua base material e histórica. Os dados que serão analisados dizem respeito ao processo de conscientização de classe a partir do movimento estudantil com enfoque em entender como o movimento estudantil influencia na formação dos futuros professores. A pesquisa caracteriza-se ser do tipo também documental devido ao uso de documentos relacionado ao ME, além da aplicação de questionários com o uso do google forms para a realização das entrevistas com os egressos do curso de Pedagogia da UVA. Para realizar o presente estudo nos fundamentamos, sobretudo ao tratarmos da categoria Formação de Professores nos estudos de Bosi (1992), Gondra e Schueler (2008), Vicentini e Lugli (2009), Saviani (2010; 2012), Guedes (2020), Brandt et al (2021), Santos (2021), e no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UVA. Com relação à categoria Movimento Estudantil contamos com Poerner (2004), Codato (2004), Araújo (2006), Montaño e Duriguetto (2011), Braga (2013), Leher (2014) Grappo (2017) Antunes e Antunes (2018), além dos documentos do movimento estudantil da UVA e do movimento Nacional. Para tratarmos sobre Consciência de Classe trazemos Marx e Engels (1848) e (1999); Lukács (1981), Marx (2008; 2013), Lessa (1983; 2012) Netto e Braz (2011) Montaño e Duriguetto (2011) Maia Filho (2014). Sobre Formação Política contamos com Gramsci (2004), Oliveira (2007) e Lênin (2015). Nos resultados das entrevistas observamos que duas categorias centrais nortearam as análises, formação política e consciência de classe, notamos que foi a partir da participação e atuação no movimento estudantil que os egressos do curso de pedagogia, em sua maioria, conseguiram ter uma formação mais ampla para além dos currículos. Concluímos que a participação no movimento estudantil de Pedagogia da UVA conseguiu alcançar conquistas significativas, principalmente para a conscientização de classe, e também avanços, como por exemplo, o aumento do investimento nas universidades estaduais cearenses, que desdobraram, por exemplo na UVA, na ampliação da assistência estudantil, construção do restaurante universitário e a residência universitária.

Abstract:
The present research aimed to investigate the role of the student movement (ME) in the formation of future pedagogues, in the perspective of social organization, of the formation of the conscience of the working class and teachers. Such a proposal is important so that future pedagogues can get to know the history of the student movement, its performance, forms of organization and struggle. We understand the Student Movement as a space that enables the organization and formation of class consciousness. We have as theoretical basis for our analysis the assumptions of Marxian philosophy, therefore a dialectical conception of history. The research started from the perspective of qualitative analysis, whose dialectical approach aims to contextualize the problem from its material and historical basis. The data that will be analyzed concern the process of class awareness from the student movement with a focus on understanding how the student movement influences the training of future teachers. The research is characterized as being of the documentary type due to the use of documents related to the ME, in addition to the application of questionnaires with the use of google forms to carry out the interviews with the graduates of the Pedagogy course at UVA. To carry out the present study, we are based, above all, when dealing with the category Teacher Training in the studies of Bosi (1992), Gondra and Schueler (2008), Vicentini and Lugli (2009), Saviani (2010; 2012), Guedes (2020), Brandt et al (2021), Santos (2021), and in the Pedagogical Project of the UVA Pedagogy Course. Regarding the Student Movement category, we have Poerner (2004), Codato (2004), Araújo (2006), Montaño and Duriguetto (2011), Braga (2013), Leher (2014) Grappo (2017) Antunes and Antunes (2018), in addition to documents from the UVA student movement and the National movement. To discuss Class Consciousness we bring Marx and Engels (1848) and (1999); Lukács (1981), Marx (2008; 2013), Lessa (1983; 2012) Netto and Braz (2011) Montaño and Duriguetto (2011) Maia Filho (2014). On Political Formation we have Gramsci (2004), Oliveira (2007) and Lênin (2015). In the results of the interviews, we observed that two central categories guided the analyses, political formation and class consciousness, we noticed that it was from the participation and action in the student movement that most of the graduates of the pedagogy course managed to have a broader formation. beyond CVs. We conclude that participation in the UVA Pedagogy student movement managed to achieve significant achievements, mainly for class awareness, and also advances, such as increased investment in Ceará state universities, which unfolded, for example in UVA, in the expansion of student assistance, construction of the university restaurant and the university residence.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sousa, Eliomar Araujo De. A relação entre movimento estudantil, formação política e consciência de classe na formação de professores: uma análise a partir dos egressos do curso de pedagogia da UVA. 2022. 208 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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