Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Estudos sobre as Implicações das Formações Desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nas Práticas Pedagógicas dos professores no contexto do Ensino Remoto.

Autor(es):
Souza, Maria Neurismar Araujo De

Palavras Chaves:
Formação de Professores; Prática Pedagógica; Ensino Remoto

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Este estudo versa sobre a formação docente de professores dos componentes de Educação Física e Arte no período da pandemia da Covid19. Os objetos da pesquisa abordam sobre a Formação Docente, as Práticas Pedagógicas e o Ensino Remoto. Utilizamos como referencial teórico, principalmente, Veiga, Nóvoa, Garcia e Sacristán. As principais questões que nortearam o estudo foram: Quais as implicações das formações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nas práticas pedagógicas dos professores da educação básica no contexto do ensino remoto? Quais os desafios enfrentados pelos participantes durante o período de ensino remoto? Quais as aprendizagens fomentadas durante o ensino remoto? O objetivo geral foi analisar as implicações das formações desenvolvidas pela SME nas práticas pedagógicas dos professores da educação básica no contexto do ensino remoto. Quanto aos aspectos metodológicos assumimos o conceito da pesquisa de campo, a abordagem qualitativa, o paradigma interpretativo e, como método de investigação, o estudo de caso múltiplos; o cenário foram escolas públicas municipais de Fortaleza - Ceará; os participantes foram sete professores dos componentes Educação Física e Arte atuantes no período do ensino remoto. As fases da coleta da pesquisa se deram em três momentos: a primeira foi a aplicação do questionário para identificar o perfil sociodemográfico dos participantes, a segunda foi o mapeamento das formações ofertadas aos professores durante a pandemia, e a terceira fase foi a realização da entrevista semiestruturada, cujo fechamento possibilitou definir as categorias para a análise e discussão dos achados. Os dados foram analisados através da análise temática de Minayo. Os principais resultados apontam que as formações ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação no período do ensino remoto não subsidiaram de forma significativa os professores das áreas pesquisadas; as práticas pedagógicas dos professores sofreram impactos diante das condições sociais de seus alunos, aliadas aos aspectos institucionais, organizacionais e estruturais da escola; a empatia e a afetividade foram fatores de destaque e necessários para atuação docente frente aos condicionantes sociais dos alunos. Concluímos que as formações ofertadas pela SME não foram satisfatórias para os professores de Educação Física e Arte no período do ensino remoto, e que esse fato não tem relação exclusiva com o período pandêmico e que as ações formativas deveriam ser planejadas levando-se em consideração as especificidades de cada realidade escolar.

Abstract:
Fights are manifestations that have a historical and cultural expression with relevance in the social context. Standing out in Brazilian territory in the light of the Base Nacional Comum Curricular, the genuinely Brazilian modalities are capoeira, huka-huka, marajoara and Brazilian Jiu-Jitsu, due to their development in the country. The general objective of this study was to analyze the implications of a continuing education about the Teaching of Brazilian Fights in Physical Education in the pedagogical practice of basic education teachers. This research is classified indirectly, based on a qualitative approach, with a methodological design of the action research type. For this purpose, the study was developed with four Physical Education teachers from the municipal education network in the city of Fortaleza. Data collection could be divided into three stages: a) application of a diagnostic questionnaire in order to get to know the participant and their proximity to the fights, b) follow-up during continuing education characterized by the action and c) an individual interview to in order to assess the implications provided for the professional practice of the teacher. Data were treated by content analysis as proposed by Minayo, evaluating the existing categories and using simple descriptive statistics. The results showed an advance in the teaching of fights at school based on continued education and awareness of teachers. Thus, it was possible to conclude that there are changes in this context and that professionals are using fights as pedagogical content in their classes, and with the enactment of the BNCC this adherence has become increasingly common. It is noticed that the continuing education in fights becomes resolute for the insertion of fights in school and, thus, provide changes in such unpredictable times and that reflect in practice an essential way to deconstruct paradigms and denials

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Souza, Maria Neurismar Araujo De. Estudos sobre as Implicações das Formações Desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nas Práticas Pedagógicas dos professores no contexto do Ensino Remoto.. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1