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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Programa lisa down: comunicação audiovisual fundamentada no letramento em saúde para adolescentes com Síndrome de Down

Autor(es):
Silva, Maria Da Conceicao Alves

Palavras Chaves:
Síndrome de Down; Letramento em saúde; Vídeos educativos em saúde; Adolescentes

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um programa de comunicação audiovisual (vídeos educativos) fundamentado no letramento em saúde (LS) para adolescentes com Síndrome de Down. O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira foi realizada uma revisão integrativa, a fim de buscar, na literatura, subsídios teórico-operacionais para a construção dos vídeos educativos pretendidos. A questão norteadora definida foi: O que há na literatura científica brasileira e estrangeira, sobre intervenções e estratégias de educação em saúde para adolescentes com Síndrome de Down? Foram consultadas as bases eletrônicas: MEDLINE, PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO, LILACS e Science Direct. Os descritores foram consultados de acordo com a plataforma DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e MeSH (Medical Subject Headings), sendo estes aplicados em português, inglês e espanhol, com busca de publicações nos últimos dez anos. Foram encontradas 190 publicações, sendo selecionados sete artigos. Na segunda etapa foi construído e validado o Programa LISA Down, constituído por cinco vídeos educativos fundamentados no LS para adolescentes com Síndrome de Down. Esta etapa configurou-se como um estudo metodológico, abrigado na marca LISA (Letramento e Inovação em Saúde), criada pelo Laboratório NUTRINDO da Universidade Estadual do Ceará. A construção dos vídeos seguiu as etapas de pré-produção, produção e pós-produção. A pré-produção correspondeu à criação de um storyboard para cada vídeo, ou seja, roteiros e respectivas imagens. Os storyboards foram fundamentados no LS. Os storyboards foram avaliados por juízes especialistas. Estes foram selecionados na Plataforma Lattes e como instrumento de avaliação foi utilizado o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES), estabelecendo-se concordância de ao menos 80% dos juízes para aprovação do material. Após a validação com os juízes especialistas, foram gravados os vídeos (produção). Tanto os storyboards, como os vídeos foram desenvolvidos através de aplicativos gratuitos. Os vídeos foram validados por 13 adolescentes atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sobral, através de um instrumento de tecnologia assistiva para avaliar interatividade; objetivos; relevância e eficácia; e clareza, estabelecendo-se concordância de ao menos 70% dos adolescentes para aprovação do material. A revisão integrativa permitiu selecionar o tema alimentação e fatores associados. Os storyboards totalizaram 248 cenas assim distribuídas: o peso saudável me protege contra doenças (46 cenas); como ter uma alimentação saudável (38 cenas); cuidados de higiene com alimentos – como comprar (67 cenas); cuidados de higiene com os alimentos - o que devo fazer em casa (58 cenas) e meus cuidados de higiene antes de me alimentar (39 cenas). O índice de concordância de aprovação pelos juízes especialistas variou de 0,94 a 1. O público-alvo também aprovou o material, com percentuais variando de 79,17 a 83,33%, sem sugestões de mudança, de forma que a fase de produção também se constituiu em pós-produção. Conclui-se que o Programa LISA Down pode ser utilizado como estratégia educativa na rotina das atividades desenvolvidas pela APAE de Sobral, podendo ainda ser ampliada esta utilização para outros espaços que tenham adolescentes com síndrome de Down como foco de atenção.

Abstract:
The aim of this study was to develop and validate an audiovisual communication program (educational videos) based on health literacy (HL) for adolescents with Down syndrome. The study had two stages. In the first one, an integrative review was carried out, in order to search, in the literature, for theoretical-operational subsidies for the construction of the intended educational videos. The guiding question defined was: What is there in the Brazilian and foreign scientific literature about interventions and education and health promotion strategies for adolescents with Down syndrome? The following electronic databases were consulted: MEDLINE, PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO, LILACS and Science Direct. The descriptors were consulted according to the DeCS (Descriptors in Health Sciences) and MeSH (Medical Subject Headings) platform, which were applied in Portuguese, English and Spanish, with a search for publications in the last 10 years. 190 publications were found, with seven articles being selected. In the second stage, the LISA Down Program was built and validated, consisting of five educational videos based on LS for adolescents with Down Syndrome. This step was configured as a methodological study, housed in the LISA brand (Literacy and Innovation in Health), created by the NUTRINDO Laboratory of the State University of Ceará. The construction of the videos followed the stages of pre-production, production and post-production. Pre-production corresponded to the creation of a storyboard for each video, that is, scripts and respective images. The storyboards were based on LS. The storyboards were evaluated by expert judges. These were selected on the Lattes Platform and the Instrument for Validation of Educational Content in Health (IVCES) was used as an assessment instrument, establishing agreement of at least 80% of the judges for approval of the material. After validation with expert judges, videos were recorded (production). Both the storyboards and the videos were developed using free apps. The videos were validated by 13 adolescents assisted by the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) in Sobral, through an instrument of assistive technology to assess interactivity; goals; relevance and effectiveness; and clarity, establishing agreement of at least 70% of adolescents for approval of the material. The integrative review allowed us to select the theme of nutrition and associated factors. The storyboards totaled 248 scenes distributed as follows: healthy weight protects me from illness (46 scenes); how to have a healthy diet (38 scenes); hygiene care with food – how to buy (67 scenes); hygiene care with food - what should I do at home (58 scenes) and my hygiene care before eating (39 scenes). The agreement rate of approval by the expert judges ranged from 0.94 to 1. The target audience also approved the material, with percentages ranging from 79.17 to 83.33%, with no suggestions for change, so that the production phase also constituted in post-production. It is concluded that the LISA Down Program can be used as an educational strategy in the routine of activities developed by APAE de Sobral, and this use can also be extended to other spaces that have adolescents with Down syndrome as the focus of attention.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Maria Da Conceicao Alves. Programa lisa down: comunicação audiovisual fundamentada no letramento em saúde para adolescentes com Síndrome de Down. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

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