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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O protagonismo juvenil nas escolas estaduais de ensino profissional do Ceará

Autor(es):
Natalense, Aurinivia Bezerra

Palavras Chaves:
Protagonismo juvenil; Políticas para a juventude; Escolas estaduais de ensino profissional do Ceará

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O projeto de escolas estaduais de ensino médio integrado à educação profissional é uma política adotada pela Secretaria de Educação do estado do Ceará dirigida para capacitação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho de jovens matriculados nessa etapa da educação básica e fomenta o protagonismo juvenil como uma de suas premissas. A pesquisa investigou iniciativas de protagonismo estudantil em dez escolas situadas no município de Fortaleza, por meio de um estudo de casos múltiplos. As escolas foram selecionadas tendo como critério o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019, sendo cinco com os melhores resultados e cinco com os resultados mais baixos. Devido às limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a pesquisa de campo foi realizada on-line, pela aplicação de questionário elaborado no Google Forms e aplicado aos alunos das dez escolas. Toda a pesquisa foi feita com as escolas em ensino remoto e é possível que os registros representem apenas uma abordagem parcial sobre o tema. Logo, constatou-se que os alunos das escolas de ensino médio técnico profissionalizante possuem atitudes de protagonismo juvenil dirigido para o empoderamento individual, e não vislumbram posturas de protagonismo coletivo, sendo escutados e levados em consideração, com vistas a propósitos dirigidos para o empreendedorismo

Abstract:
The project of state high schools integrated to professional education is a policy adopted by the Secretary of Education of the state of Ceará aimed at professional training and referral to the job market of young people enrolled in this stage of basic education and promoting Youth Protagonism as a of its premises. The research investigates student leadership initiatives in ten schools located in the city of Fortaleza, through a multiple case study. The schools were selected based on the result of the Basic Education Development Index (IDEB) 2019, with five with the best results and five with the lowest results. Due to the limitations imposed by the coronavirus pandemic, the survey was carried out online, through the application of a questionnaire prepared in Google Forms and applied to students from the ten schools. All research was done with schools in remote learning. And some information may have been lost, however it has been proven that, currently, technology has been supporting schools and science. According to the research, the EEEP really work on youth protagonism, but they focus on empowerment and not on the collective. Soon students, in fact, are listened to and taken into account, but in an entrepreneurial and voluntary reality.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Natalense, Aurinivia Bezerra. O protagonismo juvenil nas escolas estaduais de ensino profissional do Ceará. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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