Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Fortaleza/CE

Autor(es):
Cruz, Brasiliana Diniz Da Silva

Palavras Chaves:
Formação Continuada; Ensino da Matemática; Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Diante da complexidade da formação docente e dos desafios das práticas pedagógicas no ensino da Matemática, este estudo objetivou analisar as inferências da formação continuada ofertada aos professores da rede municipal de Fortaleza/CE para o desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino daquela disciplina. Para tanto, a pesquisa contou com procedimentos metodológicos de cunho qualitativo, a partir da realização de um estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizamos os seguintes instrumentos e técnicas: análise documental; observação simples das formações continuadas para o ensino de Matemática no município de Fortaleza/CE e de aulas de uma das professoras participantes da pesquisa; entrevistas semiestruturadas e questionários com duas professoras, duas coordenadoras e duas formadoras; análises de documentos fornecidos pela rede municipal de ensino referentes às formações do município de Fortaleza/CE; e anotações no diário de campo da pesquisadora. Como aporte teórico da pesquisa, no que diz respeito à Formação Continuada, apresentando os aspectos, conceitos e contribuições para o desenvolvimento profissional do professor, são utilizados os estudos de Imbernón (2010, 2011, 2016), Nóvoa (2002, 2019), Serrazina (2010, 2012, 2014); para fundamentar o ensino da Matemática nos anos iniciais, consideramos a contribuição de Nacarato, Mengali e Passos (2019), Lorenzato (2011) e Mendes (2009); para contribuir com a discussão sobre os saberes docentes para o ensino da Matemática, partimos da perspectiva de Tardif (2010). No embasamento teórico-metodológico da pesquisa, utilizamos Bogdan e Biklen (1994), Lüdke e André (2018), Minayo (2015) e Yin (2015); e para tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo de Bardin (2016). A pesquisa permitiu constatar que a formação continuada da rede municipal de Fortaleza/CE para o ensino da Matemática promove aos professores acesso a materiais de estudo e espaço para discutir Matemática, metodologias no ensino da Matemática, materiais didáticos, avaliações, entre outros. Percebemos o maior envolvimento das professoras durante as atividades práticas das formações, quando participam, expõem dúvidas, acrescentam ideias, relatam vivências em sala de aula e notam a aprendizagem das crianças na disciplina. Observamos que a quantidade de textos é extensa e que é reduzido o número de professores que demonstram fazer a leitura, pois, no momento das discussões sobre os temas, poucos se reportam aos textos. Em falas de diferentes participantes, evidenciamos que a escola é usada apenas como espaço onde se configura a formação em contexto, contudo, a formação chega à escola já planejada e organizada, e, segundo as professoras, não atende ao pressuposto da contextualização. Observamos, nos relatos da P1 sobre as aulas presenciais, a realização de atividades expositivas, mas também atividades dinamizadas. Por outro lado, verificamos, no ensino remoto, atividades para serem resolvidas de maneira mecânica, com pouca interação, e supomos que esse fato se deva aos desafios do contexto da aula remota usando como recurso o WhatsApp.

Abstract:
Given the complexity of teacher training and the challenges of pedagogical practices in Mathematics teaching, this study aimed to analyze the inferences of continuing formation offered to teachers in the municipal network of Fortaleza/CE for the development of pedagogical practices in the teaching of that subject. To this end, the research relied on methodological procedures of a qualitative nature, based on a case study. For data collection, we used the following instruments and techniques: document analysis; simple observation of continuing formation for the teaching of Mathematics in the city of Fortaleza/CE and of classes by one of the teachers participating in the research; semi-structured interviews and questionnaires applied to two teachers, two coordinators and two trainers; analysis of documents provided by the municipal education network referring to formations in the city of Fortaleza/CE; and notes in the researcher’s field diary. As a theoretical contribution to the research, with regard to Continuing Formation, presenting the aspects, concepts and contributions to the professional development of the teacher, the studies of Imbernón (2010, 2011, 2016), Nóvoa (2002, 2019), Serrazina (2010, 2012, 2014) are used; to support the teaching of mathematics in the early years, we consider the contribution of Nacarato, Mengali and Passos (2019), Lorenzato (2011) and Mendes (2009); to contribute to the discussion about teaching knowledge for the teaching of Mathematics, we start from the perspective of Tardif (2010). In the theoretical-methodological basis of the research, we used Bogdan and Biklen (1994), Lüdke and André (2018), Minayo (2015) and Yin (2015); and for data processing, we used Bardin’s content analysis (2016). The research showed that the continuing formation of the municipal network of Fortaleza/CE for the teaching of Mathematics provides teachers with access to study materials and space to discuss Mathematics, methodologies in Mathematics teaching, teaching materials, assessments, among others. We noticed the greater involvement of the teachers during the practical activities of the training, when they participate, expose doubts, add ideas, report experiences in the classroom and note the children’s learning in the subject. We observed that the amount of texts is extensive and that the number of teachers who demonstrate reading is reduced, because, at the time of discussions on the themes, few refer to the texts. In the speeches of different participants, we evidence that the school is used only as a space where the formation in context is configured; however, training arrives at the school already planned and organized, and, according to the teachers, it does not meet the assumption of contextualization. We observed, in P1’s reports about the face-to-face classes, the performance of expository activities, but also dynamic activities. On the other hand, we found, in remote teaching, activities to be solved mechanically, with little interaction, and we suppose that this fact is due to the challenges of the remote classroom context using WhatsApp as a resource.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Cruz, Brasiliana Diniz Da Silva. Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Fortaleza/CE. 2022. 182 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1