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Repositório Institucional - UECE
Título:
A cultura do silêncio e a cultura do diálogo na identidade profissional do pedagogo à luz do pensamento freiriano

Autor(es):
Silva, Daniele Cariolano Da

Palavras Chaves:
Silêncio; Diálogo; Prática profissional; Identidade; Pedagogo

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta pesquisa objetivou desvelar como se configuram a cultura do silêncio e a cultura do diálogo na identidade profissional do pedagogo integrado ao corpo Técnico Administrativo em Educação (TAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) à luz do pensamento freiriano. Após delinear o contexto geral de ação pedagógica desse profissional de educação foram investigadas as implicações subjacentes à compreensão da temática abordada, considerando os objetivos específicos: traçar o perfil profissional do referido ‘pedagogo-TAE’; analisar os sentidos atribuídos à cultura do silêncio e à cultura do diálogo por esse sujeito; caracterizar a prática profissional desse pedagogo na instituição; identificar as dimensões da cultura do silêncio e da cultura do diálogo vivenciadas na prática desse profissional de pedagogia; discutir sobre as marcas identitárias do referido profissional. Partiu-se da tese: no entrelaçamento entre as relações, saberes e racionalidades na prática profissional, a cultura do silêncio se configura institucionalmente ideologizante, silenciadora e preponderante sob as dimensões da cultura do diálogo, expressa em superficiais formas organizadoras e unificadoras. O caminho teórico-metodológico adotado considerou os pressupostos qualitativos de investigação, o paradigma da teoria crítica e o estudo de caso coletivo como método de pesquisa. Implicou recorrer ao questionário semiaberto (via Google Forms) e à entrevista reflexiva (via Google Meet) como procedimentos de produção de dados. Os participantes foram pedagogos integrantes do quadro Técnico Administrativos em Educação (TAE) do IFCE. Contemplou-se 14 sujeitos, cada um representou um campus diferente. No processo de análise de dados utilizou-se o software Nvivo e a análise de discurso. Os resultados evidenciaram: I - a cultura do silêncio, como processo e produto, configura-se mediante ações e relações de deslegitimação, desvalorização e invisibilidade do pedagogo-TAE; de ausência de incentivo às práticas formais de ensino, extensão e pesquisa; de divisão, segregação e diferenciação entre quadros profissionais; de insuficiente apoio institucional ao desenvolvimento e à qualificação profissional. Descortinaram-se também contextos propícios à coação e violência psicológica, incluindo representações e manifestações de caráter próximo a discursos sexistas e racistas; II - a cultura do diálogo, também como processo e produto, expressa por meio de ações e relações nas quais se vislumbram contextos gerais dialógicos, do dizer e da escuta para tomada de decisão; de específicas situações de comunicação entre coordenador de curso, diretor e pedagogo-TAE, com vistas a entendimentos possíveis; existência de conselhos escolares; processos de organização e união entre os pedagogos-TAEs, demonstrando um ambiente setorial de partilha, organização e colaboração; situados discursos e contextos formativos. Têm-se nuances identitárias de ofício, de continuidade do tipo organizacional, em que se tem uma progressão visada, mas não reconhecida, sob a base de um sistema de meritocracia, hierarquização e poder. Em síntese, vislumbra-se a necessidade da construção de espaços legítimos de diálogo, participação e democratização de discussões e decisões; processos de colaboração, organização e união entre os quadros profissionais da instituição; um autêntico diálogo, de caráter estrutural e cultural, inerente à dinâmica institucional. Importe desideologizar e desmitificar os contextos institucionais por relações dialógicas ‘eu-tu’, necessárias e expressas em ações culturais de libertação.

Abstract:
This research intended to reveal how the culture of silence and the culture of dialogue configure themselves in the professional identify of pedagogues who integrate the administrative staff of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) in light of Freire’s thought. After outlining the general context of this education professional’s pedagogical action, the implications subjacent to the theme addressed were investigated considering the specific goals: outlining the said pedagogue’s professional profile; analyzing the meanings given to the culture of silence and culture of dialogue by this subject; characterizing this pedagogue’s professional practice in the institution; identifying the dimensions of culture of silence and culture of dialogue experienced in this pedagogy professional’s practice; discuss on this professional’s identity marks. The study started from the thesis: in the entanglement between relationships, knowledge and rationality in the professional practice, the culture of silence configures itself as institutionally idealizing, silencing and preponderant over the dimensions of the culture of dialogue, expressed in superficial organizing and unifying forms. The theoretical-methodological path adopted considered the qualitative investigation assumptions, the paradigm of critic theory and the collective case study as a research method. It implied in resorting to semi-open questionnaires (via Google Forms) and reflexive interviewing (via Google Meet) as data production procedures. The participants were pedagogues integrating the administrative staff of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará. 14 subjects were contemplated, each one representing a different campus. In the process of data analysis, the software Nvivo and discourse analysis were used. The results evinced: I – the culture of silence, as a process and a product, configuring itself through actions and relations of delegitimization, belittling and invisibility of the pedagogue; the absence of fostering to teaching, outreach and research formal teaching practices; division, segregation and differentiation between professional staffs; insufficient institutional support to professional development and training. Contexts propitious to coercion and psychological violence, including representations and manifestations analogous to sexist and racist discourses were also revealed; II – the culture of dialogue, also as a process and a product, expressed through actions and relations in which general dialogic contexts are envisioned, from saying and listening to decision making; of specific communication situations between program coordinator, head of department and pedagogue with a view to possible understanding; the existence of academic advising; organization and uniting processes between the pedagogues, demonstrating a sectorial environment of sharing, organization and collaboration; formative discourses and contexts were located. There are role identity nuances of organizational continuity in which there is a viewed progression, but unrecognized, under the basis of a meritocracy, hierarchization and power system. In sum, the need of building legitimate spaces for dialogue, participation and democratization of discussions and decisions is envisioned; collaboration processes, organization and uniting between the institution’s professional staffs; an authentic dialogue, of structural and cultural character, inherent to the institutional dynamics. It is important to de-idealize and demystify the institutional contexts by means of ‘me-you’ dialogic relations, which are necessary and expressed in cultural actions for liberation.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Silva, Daniele Cariolano Da. A cultura do silêncio e a cultura do diálogo na identidade profissional do pedagogo à luz do pensamento freiriano. 2022. 389 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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