Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Conhecimentos docentes ressignificados por professores em formação colaborativa sobre o Campo Conceitual Aditivo

Autor(es):
Sousa, Karine Kevine Da Rocha

Palavras Chaves:
Conhecimentos docentes; Formação Colaborativa; Campo Conceitual Aditivo

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Este estudo trata de uma investigação que está inserida em uma pesquisa maior, intitulada Formação Colaborativa de Professores que Ensinam Matemática - FORPEM. Ressalta-se aqui que a Pesquisa FORPEM, que possui como base a perspectiva colaborativa (IBIAPINA, 2008), foi reestruturada para adaptar-se ao contexto da pandemia de Covid-19. Desse modo, os encontros formativos passaram a ocorrer de forma online, por meio de vídeoconferências, a partir de maio de 2020. Como objetivo geral desta investigação analisaram-se as contribuições de um processo formativo colaborativo sobre estruturas aditivas para a ressignificação de conhecimentos de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram pesquisados 03 professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes de uma formação colaborativa. A coleta de dados foi realizada a partir dos instrumentos da Pesquisa FORPEM. Um deles é a chamada Atividade Reflexiva, trata-se de um Formulário Google, que ao final de cada encontro formativo mensal, objetivava registrar fundamentalmente a percepção dos participantes acerca das contribuições do encontro para as aprendizagens. O outro instrumento utilizado foram as transcrições de áudios dos encontros formativos via videoconferências realizadas pelo Google Meet no ano de 2020. Para esta investigação, optou-se pela realização de um estudo de caso, em função da finalidade de analisar as reflexões - escritas e dialogadas - dos professores acerca do que (re) aprenderam ao longo das formações. Os resultados foram apresentados por meio de dois enfoques específicos, o primeiro relaciona-se à caracterização dos tipos de conhecimento evidenciados pelos professores; o segundo diz respeito aos indícios de ressignificação desses conhecimentos. Os resultados encontrados acerca dos conhecimentos docentes, apontam cautela dos professores com relação ao efetivo aprendizado de seus estudantes, de observar como o aluno pensou para chegar aquele resultado, e que para poder intervir, é indispensável que planejem estratégias que possam atender as insuficiências de seus educandos. Constatamos na fala dos professores as suas compreensões acerca então dos conceitos desconhecidos da teoria que sustenta as estruturas aditivas. Eles explanam que, ao longo dos encontros, aprenderam sobre esquemas de ação, teoremas em ação, tipos de situações-problema, dentre outros conceitos que constituem o campo conceitual aditivo. Sobre os indícios de ressignificação, constatou-se também que alguns professores associam repetidamente as dificuldades com a resolução de uma situação-problema por parte dos alunos à leitura, interpretação de texto e a quantidade de algarismos dos números envolvidos na situação, não considerando que a dificuldade envolve outros elementos. Entretanto, ao longo dos encontros formativos, apesar de tornarem a repetir o aspecto da dificuldade de interpretação, são evidenciadas outras características que vão além deste, o que podemos considerar como indícios de ressignificação de conhecimentos. Diante destes resultados é importante considerar que as mudanças na formação de professores que ensinam Matemática não acontecem de imediato. Neste sentido, assim como é requerido que o professor faça do aluno protagonista de sua própria aprendizagem, um dos princípios da perspectiva colaborativa é que o professor também torne-se protagonista de sua própria formação e que entre em confronto com sua prática, teorias e faça suas ressignificações, para que assim ele possa lidar com as concepções e práticas alicerçadas ao longo de anos.

Abstract:
This study deals with an investigation that is part of a larger research entitled Collaborative Formation of Teachers who Teach Mathematics - FORPEM. It is noteworthy here that the FORPEM Research, which is based on the collaborative perspective (IBIAPINA, 2008), was restructured to adapt to the context of the Covid-19 pandemic. In this way, training meetings began to take place online, through videoconferences, from May 2020. As a general objective of this investigation, the contributions of a collaborative training process to the resignification of knowledge of teachers who teach Mathematics were analyzed in the early years of elementary school. We surveyed 03 teachers who teach mathematics in the early years of elementary school, participants in a collaborative training. Data collection was performed using the FORPEM Research instruments. One of them is the so-called Reflective Activity, it is a Google Form, which at the end of each monthly training meeting, aimed to fundamentally record the perception of the participants about the contributions of the meeting to learning. The other instrument used was the audio transcripts of the training meetings via videoconferences held by Google Meet in the year 2020. For this investigation, a case study was chosen, due to the purpose of analyzing the reflections - written and dialogued - from teachers about what they (re) learned during training. The results were presented through two specific approaches, the first is related to the characterization of the types of knowledge evidenced by the teachers; the second concerns the signs of resignification of this knowledge. The results found about teaching knowledge point to the caution of teachers regarding the effective learning of their students, to observe how the student thought to reach that result, and that in order to intervene, it is essential that they plan strategies that can meet the insufficiencies of their students. students. We can see in the teachers' speech their understanding of the unknown concepts of the theory that support the additive structures. They explain that, during the meetings, they learned about action schemes, theorems in action, types of problem situations, among other concepts that constitute the additive conceptual field. Regarding the signs of resignification, it was also found that some teachers repeatedly associate difficulties with solving a problem situation by students with reading, text interpretation and the number of digits of the numbers involved in the situation, not considering that the difficulty involves other elements. However, throughout the formative meetings, despite repeating the aspect of the difficulty of interpretation, other characteristics are evidenced that go beyond this one, which we can consider as evidence of resignification of knowledge. Given these results, it is important to consider that changes in the training of teachers who teach Mathematics do not happen immediately. In this sense, just as the teacher is required to make the student the protagonist of his own learning, one of the principles of the collaborative perspective is that the teacher also becomes the protagonist of his own training and that he confronts his practice, theories and makes its resignifications, so that it can deal with the concepts and practices founded over the years.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sousa, Karine Kevine Da Rocha. Conhecimentos docentes ressignificados por professores em formação colaborativa sobre o Campo Conceitual Aditivo. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1