Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Construção e interpretação de gráficos e tabelas na formação de professores sob a perspectiva do letramento estatístico

Autor(es):
Castro, Eliziane Rocha

Palavras Chaves:
Formação de Professores; Tabelas e Gráficos Estatísticos; Letramento Estatístico; Pesquisa-ação.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A proposta investigativa circunda o tema da formação de professores para o desenvolvimento do Letramento Estatístico no 5° ano do ensino fundamental, uma problemática imediata e urgente no momento educacional em que se vive, devido à necessidade premente da sintonia entre a formação dos(as) professores(as) e a operacionalização das propostas curriculares reelaboradas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tem como objetivo geral analisar a (re)elaboração do conhecimento conceitual e didático de professores(as) sobre a construção e a interpretação de tabelas e gráficos, com base em processo formativo ancorado nas premissas do Letramento Estatístico. Os participantes da pesquisa foram sete professoras ocupantes do cargo de provimento efetivo, com carga horária de 40 horas semanais, as quais lecionam na turma do 5° ano do ensino fundamental no município de Raposa/MA. No centro das preocupações que movem o estudo, encontra-se o questionamento acerca das potencialidades e limitações do processo formativo e suas implicações teórico-metodológicas para o ensino de tabelas e gráficos na perspectiva do Letramento Estatístico. A investigação teve suporte metodológico na abordagem qualitativa na qual também foram gerados dados quantitativos. Esses dados foram coletados de forma remota devido ao distanciamento físico e social provocados pela pandemia da COVID-19. A Pesquisa-ação foi utilizada como método investigativo, sendo operacionalizada pela aplicação de questionário e análise documental. Dados complementares foram capturados por videoconferência com o Google Meet. Os dados do questionário foram analisados quantitativamente por meio do cálculo do Ranking Médio – RM. A análise documental foi conduzida em documentos produzidos pelos sujeitos ao longo do processo formativo. Os dados foram categorizados e armazenados em um banco de dados atinentes ao uso do software NVIVO, sendo feita a inspeção do conteúdo simbólico e significativo dos dados brutos por meio da análise de conteúdo, realizada intencionalmente para oferecer significado aos objetivos e respostas à questão norteadora desta pesquisa. Especificamente no que se refere à compreensão tabular, constatou-se que o processo formativo conseguiu proporcionar às professoras a familiaridade com as convenções de criação de tabelas. Constatou-se que houve (re)elaboração do conhecimento conceitual das professoras, especialmente no que se refere às Habilidades de Letramento, de Conhecimento Estatístico e Conhecimento Matemático, requeridos na leitura de tabelas de dupla entrada. No tocante à compreensão gráfica, verificou-se que o processo formativo produziu efeitos positivos nas Habilidades de Letramento, Conhecimento Estatístico, Conhecimento Matemático e Conhecimento Contextual, requeridos para a interpretação de gráfico de linhas e gráfico de colunas agrupadas. Da mesma forma, detectou-se melhora na habilidade de construção de gráficos de colunas agrupadas e gráficos pictóricos. Com base na análise veiculada, pôde-se concluir que o processo formativo ancorado nas premissas do Letramento Estatístico promoveu satisfatoriamente a (re)elaboração do conhecimento das professoras nos aspectos conceituais e didáticos relativos à construção e interpretação de tabelas e gráficos.

Abstract:
The investigative proposal surrounds the theme of teacher training for the development of Statistical Literacy in the 5th year of Elementary School, an immediate and urgent problem in the educational moment in which we live, due to the pressing need for harmony between the training of teachers (the ) and the operationalization of curricular proposals re-elaborated from the National Curricular Common Base. Its general objective is to analyze the (re)elaboration of teachers' conceptual and didactic knowledge about the construction and interpretation of tables and graphs, based on a training process anchored in the premises of Statistical Literacy. The research participants were seven teachers occupying the position of effective provision, with a workload of 40 hours per week who teach in the class of the 5th year of Elementary School in the city of Raposa/MA. At the center of the concerns that drive the study is the questioning of the potential and limitations of the training process and its theoretical-methodological implications for the teaching of tables and graphs from the perspective of Statistical Literacy. The investigation had methodological support in the qualitative approach in which quantitative data were also generated. This data was collected remotely due to the physical and social distancing caused by the COVID-19 pandemic. Action research was used as an investigative method, which was operationalized through the application of a questionnaire and document analysis. Complementary data was captured by videoconferencing with Google Meet. The questionnaire data were analyzed quantitatively by calculating the Average Ranking – RM. Documentary analysis was conducted on documents produced by the subjects throughout the training process. The data were categorized and stored in a database related to the use of the NVIVO software, where the inspection of the symbolic and significant content of the raw data was carried out through content analysis, carried out intentionally to provide meaning to the objectives and answers to the guiding question. of this research. Specifically with regard to tabular understanding, it was found that the training process was able to provide teachers with familiarity with the conventions of creating tables. It was found that there was a (re)elaboration of the teachers' conceptual knowledge, especially with regard to the Literacy Skills, Statistical Knowledge and Mathematical Knowledge required in reading double-entry tables. Regarding graphic comprehension, it was found that the training process produced positive effects on Literacy Skills, Statistical Knowledge, Mathematical Knowledge and Contextual Knowledge required for the interpretation of line graphs and grouped column graphs. Likewise, an improvement in the ability to construct grouped column graphs and pictorial graphs was detected. Based on the analysis, it can be concluded that the training process anchored in the premises of Statistical Literacy has satisfactorily promoted the (re)elaboration of the teachers' knowledge, in the conceptual and didactic aspects related to the construction and interpretation of tables and graphs.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Castro, Eliziane Rocha. Construção e interpretação de gráficos e tabelas na formação de professores sob a perspectiva do letramento estatístico. 2022. 288 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1